tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-apneia-do-sono
8 de janeiro de 2018

Guia CPAP FIT: Tudo o que você precisa saber sobre a apneia do sono

Não conhecer ou saber pouco sobre a apneia obstrutiva do sono ainda é normal. Afinal, estima-se que boa parte dos pacientes que sofrem do distúrbio sequer sabem e apenas tomam ciência quando um familiar ou companheiro alerta sobre roncos durante o sono.

Pensando nisso, criamos o guia “Tudo o que você precisa saber sobre a apneia do sono”, explicando tudo o que você precisa saber antes e depois de iniciar o tratamento.

Confira no artigo abaixo um pouco das perguntas mais frequentes sobre a apneia e baixe nosso guia.

O QUE É A APNEIA DO SONO

Imagine algumas situações comuns do dia a dia: ao chegar em casa após o trabalho, seus filhos te chamaram para brincar ou seu companheiro planejou um jantar romântico, mas você passou o dia com cansaço e sono acumulados, então seu corpo está indisposto e sem energia para um tempo a mais com a família.

Você procura dormir mais cedo para descansar e novamente sua noite não é revigorante. O sono está leve e familiares reclamam de constantes roncos noturnos. Seu dia seguinte, novamente, é cansativo e estressante.

Se identificou? Caso a resposta seja positiva, saiba que esses podem ser identificados como os primeiros sintomas da apneia obstrutiva do sono, um distúrbio identificado por interromper a respiração durante o sono.

OS OUTROS SINTOMAS DA APNEIA

Os sintomas iniciais da apneia obstrutiva do sono são as paradas respiratórias durante o sono.

Em média, cada parada respiratória dura vinte segundos e a longo prazo pode causar complicações cardíacas e neurológicas.

Na rotina, outros sintomas são o estresse, irritabilidade, ganho de peso, dores de cabeça, falta de atenção, entre outros.

Algumas condições também podem surgir ou serem intensificadas em pacientes da apneia:

  • Ansiedade;
  • Arritmia cardíaca;
  • Baixa libido;
  • Depressão;
  • Derrame;
  • Diabetes;
  • Hipertensão;
  • Infarto;
  • Irritabilidade;
  • Problemas de memória.

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DA APNEIA

O primeiro passo para diagnosticar a apneia do sono é fazer a manutenção de seus exames anuais ou sempre que achar necessário investigar um problema.

Na consulta, certifique-se se descrever suas queixas ao médico e responda claramente às perguntas feitas. O médico as fará para investigar melhor sobre possíveis sintomas.

Para a confirmação exata da apneia, é realizada uma polissonografia, um exame que medirá seus batimentos cardíacos, movimentos noturnos e períodos acordado. Geralmente a polissonografia é realizada em clínicas e o paciente precisa dormir no local, embora o mercado já ofereça algumas opções para a realização do exame em casa. Esclareça a dúvida com seu médico ou especialista do sono.

TRATAMENTOS DA APNEIA

É comum que de início o especialista peça para que o paciente mude hábitos de rotina como a redução do consumo de bebidas alcoólicas e a prática de exercícios. Algumas atitudes diárias poderão melhorar significantemente o quadro de apneia do sono.

Quando apenas a mudança de hábitos não soluciona o problema, os tratamentos mais recomendados são através dos CPAPs e BIPAPs, aparelhos que enviam um fluxo contínua de ar ao aparelho respiratório e impede as paradas respiratórias durante o sono.

A utilização do CPAP é considerada padrão ouro no mundo todo e proporciona a melhora significativa do quadro do distúrbio da apneia. O aparelho pode ser adquirido por compra ou aluguel e precisa de recomendação médica.

O tratamento deve ser recomendado por um médico e acompanhado por um especialista do sono em todo seu curso.

O INÍCIO DO TRATAMENTO E A MELHORA DA SAÚDE

É comum que o sono seja negligenciado durante algumas fases da vida. Afinal, a rotina e a correria fazem parte das grandes cidades e mudanças do mundo, mas perceber, investigar e prevenir ainda são as melhores soluções.

Iniciar o tratamento com a utilização do CPAP ou BIPAP pode representar uma verdadeira mudança na qualidade de vida de pacientes da apneia, já que, após um período de adaptação do sono, os primeiros sintomas de melhora são mais energia e vitalidade para as práticas diárias.

Para fazer parte de sua vida e dar um “empurrãozinho” para a saúde, preparamos um guia completo sobre a apneia obstrutiva do sono. Nele você poderá entender melhor sobre os sintomas iniciais, consequências do distúrbios, diagnóstico e muito mais sobre os tratamentos adequados.

Baixe o guia “Tudo o que você precisa saber sobre a apneia do sono” e entenda tudo o que você precisa saber para iniciar o tratamento ou auxiliar alguém querido.

Fique sempre conectado ao conteúdo da CPAP FIT em nosso Facebook e Instagram.

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL Confira o regulamento.
12X SEM JUROS NO CARTÃO
10% DESCONTO NO PIX OU BOLETO