18 de agosto de 2021

Irritações na pele por causa do tratamento com o CPAP?

Já sentiu irritações na pele ao longo do seu tratamento com CPAP? Você não está sozinho. Esse tipo de sintoma é comum, principalmente no processo de adaptação. Normalmente, as alergias aparecem nos primeiros dias de tratamento e, além de deixarem marcas, dão coceira.

Esse problema é um indicativo de que algo está errado, seja o tamanho da máscara escolhida, que não encaixa perfeitamente no rosto do usuário, ou até mesmo uma alergia ao material que fica em contato com a pele.

Dessa forma, é essencial conhecer as diferentes opções de máscaras e de acessórios, assim você pode escolher a que traz mais conforto, tanto durante a terapia respiratória quanto depois, evitando as tão indesejadas reações alérgicas.

Continue lendo para ver nossas dicas de como evitar as irritações na pele devido ao tratamento com o CPAP e aprenda a ter uma terapia mais confortável.

Como evitar irritações na pele devido ao tratamento com o CPAP?

Existem alguns cuidados simples, que podem ser adotados diariamente para evitar as irritações na pele causadas pelo tratamento com o CPAP. Confira quais são eles:

  • lavar o seu rosto antes e após utilizar a máscara. Isso serve para remover o excesso de oleosidade, dê preferência para sabonetes com pH neutro;
  • não utilize loções ou cremes nas áreas do rosto que entram em contato com a máscara;
  • lave sua máscara diariamente, seguindo as instruções do manual do usuário e garantindo a sua secagem antes de reutilizá-la;
  • use uma máscara adequada para o tamanho do seu rosto;
  • utilize produtos de qualidade para fazer a higienização dos acessórios e
  • cheque a almofada e a armação para ver se há algum desgaste, rigidez, rachaduras ou quebras. Caso sim, troque o acessório.

Essas medidas, além de melhorarem a sua terapia, evitarão possíveis alergias.

Em quanto tempo a irritação irá passar?

Cada caso é único, por isso, não há como ter uma previsão do tempo que demorará para a irritação passar. Mas, em geral, quando ela ocorre por conta do contato da máscara com a pele, tende a sumir entre 7 a 15 dias.

Também há pessoas que demoram mais para se adaptar, podendo levar até um mês para a pele se habituar ao atrito e à pressão da máscara. Além disso, caso a irritação seja causada pela alergia a algum material dos acessórios, é possível que ela não passe com o tempo e piore.

Há, ainda, uma diminuição no tempo de melhora com as mudanças dos hábitos e com as ações que o paciente toma em conjunto com o seu médico do sono, o que reforça a importância desse relacionamento durante todo o tratamento, tanto para buscar informações quanto para mantê-lo informado sobre reações ao tratamento com o CPAP.

Como escolher uma máscara ideal para o tratamento com o CPAP?

O primeiro passo para escolher a máscara ideal para o tratamento com o CPAP é garantir que você não tem nenhuma alergia cutânea. Normalmente, essas peças são feitas de silicone, plástico ou gel.

Após esse passo, é preciso considerar tanto o tipo de rosto quanto o de pele. Para as faces menores, recomendam-se as máscaras mais compactas e estreitas, que irão se acomodar melhor. Já para os rostos maiores, são indicadas as com molde grande, que evitarão vazamentos de ar e trarão mais conforto.

Em relação à pele, as máscaras de silicone são ideais para quem tem o tipo oleoso, visto que fixam melhor. Já para quem é mais sensível, recomendamos as de gel ou aquelas que têm menos contato com o rosto.

Vale ressaltar que é uma boa ideia para iniciar a adaptação ao tratamento com o CPAP utilizando máscara nasal, são menores, mais leves, com maior eficácia no tratamento e menos risco de fuga. Faça a escolha com orientação de um profissional para diminuir o risco de não aderir ao tratamento.

Conte com a CPAP FIT/ OXI Saúde para auxiliá-lo na escolha da máscara

Sabemos que a adaptação ao uso da máscara pode ser mais longa para algumas pessoas, por isso oferecemos todo o auxílio para você ter sucesso no tratamento com o CPAP. Temos uma equipe especializada que pode auxiliar na escolha dos acessórios ideais para a sua necessidade, considerando o seu tipo de rosto e de pele, assim como o seu estilo de vida.

Entre em contato conosco para receber ajuda de especialistas e evitar as irritações na pele por alergias e vazamentos do fluxo de ar. 

Se preferir, entre na nossa loja e conheça a grande variedade de modelos de máscaras que oferecemos. Temos certeza que você encontrará a ideal para o seu tratamento.

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL Confira o regulamento.
12X SEM JUROS NO CARTÃO
10% DESCONTO NO PIX OU BOLETO