dicas-para-a-primeira-noite-utilizando-o-cpap
7 de agosto de 2018

Dicas para a sua primeira noite utilizando o CPAP

Receber o diagnóstico de que você possui apneia do sono pode ser um tanto quanto intimidador. Por isso, criamos este conteúdo falando um pouco sobre a experiência inicial do tratamento com CPAP. Confira! 

A PRIMEIRA NOITE USANDO O APARELHO DE CPAP

Se você já foi diagnosticado com apneia do sono, provavelmente está ansioso para começar seu tratamento. 

O CPAP é um método padrão-ouro para o tratamento da apneia do sono grave e receitado pela maioria dos especialistas do sono, quando falamos em SAOS grave (síndrome da apneia obstrutiva do sono). Por isso, representa uma oportunidade para dormir melhor e despertar revigorado após meses ou anos sofrendo da doença sem saber.

Para você iniciar seu tratamento com o pé direito, entrevistamos a fisioterapeuta especialista em terapia do sono, Ana Ruschel, que separou algumas dicas de como se preparar e ter bons resultados já nos primeiros dias. Vamos lá?

CONHEÇA SEU APARELHO

Leia o manual de configurações do seu CPAP antes de começar a usá-lo! Verifique se há funções de verificação de vazamentos, temperatura e ajustes de umidade. 

Caso o seu aparelho tenha um umidificador, aproveite para colocar a água no recipiente adequado. Os fabricantes recomendam o uso de água destilada, mas muitas pessoas usam água apenas filtrada.* 

Em caso de dúvidas, a CPAP FIT presta serviços aos clientes em todas as etapas do tratamento da apneia. Da parte terapêutica às especificações de produtos, no início da terapia do sono e até no auxílio sobre emissão de relatórios e manutenção da adesão ao aparelho.

*Verifique as informações do seu aparelho e caso fique com dúvidas, entre em contato com o especialista. Conheça outras dicas sobre umidificadores neste link.

AJUSTE SUA MÁSCARA E ACESSÓRIOS

Após instalar sua máscara ao CPAP, faça um teste de encaixe e conforto em seu rosto. Aperte as correias do arnês, de forma confortável e sem fuga.

Aproveite para verificar se a distância entre o aparelho e a cama estão adequadas. 

Fique atento às datas de utilização dos acessórios como filtros, máscaras e traqueias. Os fabricantes recomendam a troca a cada seis meses ou quando algum acessório apresentar dano, o qual poderá influenciar no seu tratamento. 

PREPARE SEU QUARTO E ESPAÇO PARA INICIAR O TRATAMENTO COM CPAP

Segundo a fisioterapeuta Ana Ruschel, “é importante  que o paciente utilize o aparelho durante o dia, em um momento de relaxamento, para ‘reconhecer’ o CPAP. Assim, a adaptação à máscara e acessórios será mais fácil.”

Na hora de dormir, garanta que o aparelho esteja perto o suficiente de sua cama para que a traqueia possa chegar até você. Geralmente, os pacientes acomodam o CPAP em uma mesa de cabeceira. Apenas lembre-se de que deve-se estar próximo de uma fonte de energia.

A PRIMEIRA NOITE DE SONO COM O CPAP

Agora que você já verificou as configurações, máscara, acessórios e posição do seu CPAP, e também fez o teste de conforto e ajustes durante o dia, é hora de dormir utilizando o aparelho.

Deite-se, ligue o aparelho e procure estar confortável. 

“É normal que algumas pessoas fiquem inseguras com a possibilidade de fuga da máscara e outros desconfortos” segundo a fisioterapeuta, “mas é importante procurar relaxar e se permitir ter uma boa noite de sono”, completa Ana.

Saiba que é normal sentir algum desconforto e insegurança no início do tratamento. Por isso, deite numa posição que te deixe mais confortável e fique tranquilo. 

Para Ana Ruschel, “uma boa sugestão é iniciar o tratamento da apneia com no mínimo quatro horas de uso durante o sono e fazer usos esporádicos durante o dia”. Pense como um exercício físico que começa mais leve e você aumenta a frequência e tempo conforme for se adaptando. 

Importante! Relate seu desconforto para um especialista do sono ou à equipe da CPAP FIT para que os ajustes necessários sejam realizados.

CONCENTRE-SE NO SEU PADRÃO DE RESPIRAÇÃO E NA EFICIÊNCIA DO SEU TRATAMENTO COM CPAP

Como falamos anteriormente, o desconforto inicial ao respirar contra a pressão do CPAP é comum. Por isso, faça alguns exercícios de respiração com o CPAP. Momentos relaxantes o ajudarão na adaptação.

Saiba mais sobre técnicas de respiração neste artigo!

MANTENHA A AVALIAÇÃO DA SUA TERAPIA DO SONO SEMPRE EM DIA

Os primeiros trinta dias de uso do CPAP para a terapia do sono são de grande importância!

Além disso, é importante que o período inicial do tratamento da apneia do sono seja monitorado a cada seis meses ou quando houver necessidade.

Mantenha o acompanhamento multiprofissional com seu médico, fisioterapeuta e com a CPAP FIT e não esqueça de apresentar relatórios atualizados.

HORA DE DORMIR

Começar o tratamento da apneia com o CPAP pode parecer complicado ou que você irá demorar mais para pegar no sono, mas, como comentamos, tudo é questão de adaptação!

Após conferir as dicas da Ana Ruschel, fisioterapeuta na clínica de adaptação de Cpap/Bipap e ventilação mecânica da CpapFit e Oxisaude Terapia do Sono e Respiratória, conte sempre com nossa equipe para esclarecer possíveis dúvidas sobre seu CPAP.

Gostou do conteúdo? Conte pra gente como foi a sua primeira noite de sono usando o CPAP!

Acompanhe CPAP FIT no blog, Facebook e Instagram para mais informações, dicas e curiosidades.

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL Confira o regulamento.
12X SEM JUROS NO CARTÃO
10% DESCONTO NO PIX OU BOLETO