13 de fevereiro de 2019

O que é CPAP e BIPAP?

CPAP (Continuos Positive Airway Pressure)

CPAP Resmed

CPAP é uma sigla que em inglês (Continuous Positive Airway Pressure), ou seja, pressão positiva contínua nas vias aéreas. O CPAP é considerado o tratamento mais eficaz e mais utilizado para o tratamento da apneia obstrutiva do sono.
O CPAP consiste em um pequeno aparelho compressor de ar muito silencioso e de alta tecnologia que se conecta, através de um circuito flexível, a uma máscara ajustada ao nariz ou nariz e boca do paciente. Este aparelho previne a obstrução da garganta durante o sono e restabelece o sono normal ao indivíduo.
É um aparelho que fornece uma pressão positiva responsável por não deixar a via aérea fechar. Para que seja utilizado o CPAP é necessário uma máscara Nasal ou Oronasal, através da máscara o ar chega a via aérea do paciente.
O CPAP é o principal método de tratamento para apneia do sono, ele é o chamado padrão ouro de tratamento da apneia do sono.
Existem no mercado basicamente dois tipos de aparelhos, aparelho pressão fixa e pressão automática, explicaremos em outro post a diferença entre eles.
A utilização do CPAP é recomendada sempre com a prescrição de um médico especialista em sono, não deve ser utilizado sem orientação de um profissional capacitado.
O benefícios do CPAP podem aparecer já na primeira noite de utilização, alguns pacientes relatam o fim dos sintomas da apneia do sono imediatamente após o uso.

O tratamento com CPAP traz diversos benefícios como:

  • Melhora a qualidade do sono;
  • Melhora ou alivia completamente a apneia do sono;
  • Pode aliviar sintomas como sonolência diurna, estresse, ansiedade e depressão;
  • Também pode diminuir e até prevenir a hipertensão arterial;
  • Aumento no rendimento no trabalho;
  • Alívio da sonolência causadora de acidentes de trânsito;
  • Melhora a Imunidade.

O CPAP também corrige o ronco?

Sim. O CPAP gera uma espécie de “colchão” de ar na garganta que impede que as estruturas daquela região se aproximem umas das outras, impedindo o seu estreitamento ou obstrução. Dessa forma, o CPAP impede o ronco desde o primeiro momento de uso, mesmo nos casos mais graves ou durante o sono profundo, desde que seja bem calibrado por médico ou equipe especializada.

Como é feita a calibragem do CPAP?

A escolha da pressão ideal do CPAP é geralmente realizada através de uma polissonografia com titulação de CPAP, ou seja, um exame em que o paciente dorme com o CPAP e é observado qual a pressão ideal, ou seja, a menor pressão de CPAP suficiente para acabar com o ronco e as apnéias. Atualmente existem CPAPs automáticos, ou seja, que conseguem “perceber” os roncos ou apnéias e aumentam ou diminuem a pressão automaticamente até a correção do problema. O CPAP automático pode substituir o exame de titulação em casos selecionados. Mas atenção: em muitos casos o CPAP automático não é suficiente para substituir a polissonografia de titulação. O médico especialista indicará a melhor forma de calibrar o aparelho para cada caso.

O CPAP faz barulho?

Não. Os aparelhos CPAP modernos são extremamente silenciosos. Caso ocorra algum barulho é sinal de que está ocorrendo vazamento ou algo está errado. Procure o seu médico ou equipe especializada nesta situação.

O CPAP utiliza oxigênio?

Não. O CPAP utiliza o ar ambiente, ou seja, o mesmo ar que respiramos, pois sua única finalidade é manter a garganta aberta para permitir a adequada passagem do ar durante o sono. Agindo assim, não haverá mais quedas da oxigenação porque não haverá mais dificuldades respiratórias enquanto se dorme. Em alguns poucos casos de portadores de outras doenças respiratórias pode ser acrescentado oxigênio ao uso do CPAP.

O CPAP utiliza bateria?

Normalmente não possuem bateria pois não é necessária na grande maioria dos casos. São ligados diretamente na energia elétrica e se houver queda do fornecimento de energia durante a madrugada, não há riscos para o paciente: ele irá respirar como habitualmente fazia antes, só que agora através do aparelho desligado. Alguns poucos modelos de CPAP com preços mais elevados podem oferecer baterias.

Quais os efeitos indesejáveis do CPAP?

Os efeitos indesejáveis do CPAP são raros e, na maioria das vezes, são decorrentes da má calibragem ou utilização do equipamento, da escolha de uma máscara inadequada para o tipo do paciente e grau da doença, da falta de orientação ao paciente sobre o uso do aparelho, etc.
Os pacientes podem relatar ressecamento e obstrução nasal, desconforto, problemas oculares, fobia pela máscara e distensão abdominal por aerofagia (se o paciente deglute o ar). Estudos mostram que uma boa orientação e acompanhamento do médico e equipe especializada em distúrbios respiratórios do sono são os principais determinantes do sucesso na adaptação do paciente ao CPAP. Em alguns casos, quando o uso do CPAP se faz muito necessário, pesquisas mostram algum benefício no uso de doses baixas de um tranquilizante que não cause dependência, e que seja prescrito por um médico especialista, até que ocorra uma familiarização e adaptação ao uso do aparelho, sendo retirada a medicação após alguns dias de uso.

O CPAP vicia?

O CPAP pode trazer um sono de melhor qualidade, mais restaurador, com menor número de despertares e maior duração. Por este motivo, alguns pacientes não querem mais dispensar o uso do CPAP, assim como ninguém quer dispensar uma boa cama ou travesseiro. Entretanto, o paciente que interrompe o uso do CPAP não apresentará nenhum tipo de sintoma de abstinência, nem dormirá de uma forma pior do que o fazia antes de usar o CPAP. Ou seja, podemos afirmar que o CPAP NÃO causa dependência ou vicia.

Terei que usar o CPAP por toda a vida?

A medicina do sono é uma das áreas da medicina que teve maior evolução nos últimos anos. Se o seu médico lhe indicou o uso do CPAP não pense que será por toda a vida, porque provavelmente não será mesmo. Ou pelo menos, não serão os CPAPs da forma que existem hoje. A cada dia, as máscaras de CPAP estão mais confortáveis e os aparelhos cada vez menores e com recursos de alta tecnologia que tornam mais fácil a adaptação ao seu uso.
A ansiedade provocada pelo pensamento de “ter que” usar um CPAP por toda a vida pode levar ou convencer alguns pacientes a buscarem tratamentos definitivos ou alternativos nem sempre bem indicados e que podem, além de não resolver o problema, trazer prejuízos irreparáveis.
Após uma correta indicação médica para o uso do CPAP o paciente pode encarar o tratamento de 2 formas: a) uma OBRIGAÇÂO ou  b) uma OPORTUNIDADE de tratamento que ele não teria se sofresse deste distúrbio há 30 anos atrás. Por isso, é importante que o médico seja capaz de avaliar, julgar e explicar ao paciente qual é a real necessidade do uso do CPAP e qual impacto teria o tratamento de sua doença ao seu organismo. Ninguém consegue usar o CPAP sem saber exatamente por qual motivo deve usar o CPAP.

Qualquer pessoa pode usar o CPAP?

Não. O CPAP é um tratamento sério e o seu uso envolve riscos à saúde, possuindo algumas contra-indicações absolutas. Antes de iniciar o uso do CPAP todo paciente deverá ser avaliado por um médico especialista que irá fazer uma entrevista, exame físico e poderá solicitar alguns exames em busca de possíveis contra-indicações ao seu uso. Algumas complicações podem surgir pelo uso não supervisionado do CPAP, inclusive com risco à vida do paciente como o pneumotórax e pneumoencéfalo. Essas complicações não ocorrem necessariamente no primeiro dia de uso, mas podem ocorrer mesmo após um período longo de uso naqueles pacientes com alterações predisponentes.
Atenção: O uso do CPAP possui indicações e contra-indicações específicas, que devem ser individualmente avaliadas por um médico especialista. O seu uso inadvertido pode envolver sérios riscos à saúde.


Como comprar meu CPAP?

Na hora de comprar seu CPAP, a primeira dúvida que surge é: Qual a configuração ideal do meu CPAP?

Com a indicação do médico ou exame de polissonografia você deve procurar uma loja especializada na venda ou locação de CPAP para que faça o ajuste, adaptação e acompanhamento a terapia de CPAP e também a escolha cuidadosa da máscara. Nós da CPAP FIT fazemos esse acompanhamento e te ajudamos a escolher a melhor opção.

Qual a diferença entre CPAP Pressão Fixa e CPAP Pressão Automática?

 CPAP de pressão fixa inicia em um pressão definida e irá aumentar até uma pressão final em um tempo determinado, tempo esse que chamamos de rampa. A rampa é configurada para que a terapia de CPAP tenha um conforto maior. A pressão final do CPAP de pressão fixa fica estabelecida a noite toda durante o tratamento.

Já no CPAP de Pressão Automática, ocorre a mesma configuração, porém a pressão final não é fixa, ela varia conforme a sua necessidade. Um exemplo de variação ocorre em dias que você está mais cansado ou ingere bebida alcoolica. Neste dia o aparelho automático irá identificar pré paradas respiratórias e irá aumentar gradativamente a pressão conforme seu algoritmo programado. Cada marca utilizar um algoritmo diferente para aumento e diminuição de pressão automática, não iremos entrar nesse mérito.

O que é Alívio de Pressão Expiratória?

Conheça também o alívio de pressão expiratória que cada marca representa por nome diferente e algumas características em particular:

APE (Resmed) – Alívio de Pressão Expiratória, como o próprio nome diz, o CPAP com esse recurso tem a funcionalidade de alívio quando soltamos o ar (expiração), isto faz com que nossa respiração seja o mais natural e confortável possível com o uso do CPAP.

Associa um algoritmo inteligente com alívio da pressão expiratória (EPR™, Expiratory Pressure Relief) Easy-Breathe para ajustar dinamicamente a pressão para conforto máximo, tornando a respiração mais natural.

A-FLEX (Philips Respironics) – O A-flex permite ao dispositivo reduzir o fluxo de ar na expiração e na inspiração do paciente, tornando a terapia mais confortável e natural e facilitando a adaptação ao tratamento para apneia do sono.

SensAwake (Fisher & Paykel) – Redução da pressão quando o paciente está em estado de vigília (acordando), melhora o conforto e facilita o retorno ao sono. O SensAwake é um dos grandes diferenciais do CPAP Icon da Fisher & Paykel, o conforto gerado ajuda na adaptação e tratamento com o CPAP.

BIPAP / VPAP (Pressão Positiva em Vias Aéreas a Dois Níveis)

Já os aparelhos BIPAP, dispositivos biníveis, possuem o diferencial de permitirem a configuração de dois níveis diferentes de pressão: uma sobre a inspiração (IPAP) e outra sobre a expiração (EPAP), esta sempre mais baixa para facilitar ao máximo a expiração, ou seja, o esforço para exalar é menor nos dispositivos biníveis.
O BIPAP é usado para tratar a apneia central do sono e apneia obstrutiva do sono grave. Também é prescrito para pacientes que têm dificuldade respiratória, doenças neuromuscolares e doenças cardíacas.
O tratamento com BiPAP é normalmente receitado para pacientes que não toleram CPAP ou que sofrem de outros distúrbios respiratórios, além de apneia do sono. Desde que a expiração exige menos pressão do que inspiração, uma máquina BIPAP é projetada de forma que durante a expiração reduz a pressão para um nível predeterminado. Esta máquina é muito eficaz para pacientes com transtornos neuromusculares e cardiopulmonares.
Os efeitos colaterais do tratamento BIPAP são os mesmos que do CPAP. Efeitos colaterais comuns incluem dores de cabeça, rinite ou um corrimento nasal, tontura e problemas de estômago como a indigestão. Os efeitos colaterais do tratamento BIPAP embora comuns, não são muito graves. Os ajustes de pressão das máquinas BIPAP exigem uma vigilância constante.
Ambas as máquinas CPAP e BIPAP são eficazes para tratar a apneia do sono, doenças respiratórias e cardio-respiratória. No entanto, quando se trata de CPAP x BIPAP, a maioria dos pacientes com apneia do sono preferem o BIPAP, pois ele oferece diferentes níveis de pressão para a inspiração e expiração.
O nome BIPAP é uma exclusividade da Philips Respironics, por isso o BIPAP também é chamado pelo nome de VPAP.
Conheça as melhores opções de CPAPs BIPAPs/VPAPs.
Dúvidas Fale conosco

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL Confira o regulamento.
12X SEM JUROS NO CARTÃO
10% DESCONTO NO PIX OU BOLETO