27 de agosto de 2019

Saiba para que serve a máscara nasal

Após o diagnóstico de apneia do sono, é comum que o paciente tenha dúvidas sobre a compra do seu CPAP e dos acessórios que precisará usar para a sua terapia. Nesse momento, pode surgir a pergunta para que serve a máscara e qual a melhor opção?

A máscara é um dos acessórios necessários para o funcionamento do aparelho CPAP que trata a apneia do sono e permite que a pessoa tenha uma noite sem ter paradas respiratórias. Como consequência, é possível dormir melhor e alcançar todas as fases do sono, o que é essencial para que as funções vitais sejam reguladas e o descanso seja revigorante. Sobre a escolha da máscara ideal, cada caso é um e deve ser tratado de forma individual. Orientamos a buscar auxilio de uma equipe especializada que irá avaliar seus exames, pressão de tratamento indicada, tipo de respiração, posição de dormir, problemas associados a claustrofobia, obstrução nasal, formato do rosto e tamanho.

A melhor forma de escolher o ideal para o seu tipo de rosto é conhecendo cada um deles.

Continue lendo para ver como escolher a máscara para CPAP mais confortável.

Saiba um pouco mais sobre a apneia do sono

A apneia é um problema relacionado ao sono, em que o paciente para de respirar totalmente ou parcialmente por alguns instantes (com o mínimo de 10 segundos). Isso ocorre diversas vezes durante a noite, e muita gente nem sequer sabe que tem esse problema.

O estado mais comum do distúrbio é a apneia obstrutiva ou hipopneia. Ela surge em decorrência de um relaxamento do músculo da garganta, o que obstrui as vias aéreas total ou parcialmente. Com isso, a oxigenação do sangue é reduzida o que pode trazer vários malefícios para a saúde do individuo como problemas cardiovasculares, alterações hormonais e baixa qualidade de vida.

Entretanto, como isso é recorrente durante a noite, o paciente fica mais propenso a desenvolver problemas de saúde, como:

  • insônia;

  • cansaço crônico durante o dia;

  • problemas de memória;

  • dores de cabeça matinais e

  • doenças cardiovasculares.

Para evitar essas complicações, deve-se realizar o tratamento com o CPAP, que impede que as vias aéreas fiquem obstruídas por meio de um fluxo intenso de ar. Para que esse ar chegue até o paciente, ele deve utilizar uma máscara que fica localizada na sua face.

Assim, o fluxo de ar é enviado com pressão suficiente para desobstruir as vias aéreas, permitindo o fluxo normal da respiração e oxigenação do sangue e fazendo com que o paciente consiga uma noite de sono contínua e reparadora.

A máscara é um dos principais fatores para adesão e adaptação ao tratamento com CPAP, por isso, busque o melhor conforto para o seu tratamento.

Para que serve a máscara nasal?

A máscara nasal é uma das mais procuradas e utilizadas. Assim como o nome já sugere, o fluxo de ar é enviado para o paciente pelo nariz. Esse modelo dá mais liberdade de movimentação e é menor, por isso, mais fácil de levar para viagens.

Esse acessório é recomendado para quem consegue respirar completamente pelo nariz.

Quais são os outros tipos de máscara?

Agora que você já sabe para que serve a máscara nasal, podemos falar dos outros tipos existentes:

Oronasal

As máscaras oronasais são indicadas para pacientes com obstrução severa do nariz, pois, o ar não passa pelo nariz e é necessária a abertura da boca para a respiração. Ela também é indicada em caso de doenças degenerativas, que não existe controle ideal da musculatura para manter a respiração somente pelo nariz.

Total face

Fica em toda a face do paciente, cobrindo seus olhos, seu nariz e sua boca. Normalmente é indicada de forma temporária para a fase de adaptação, mas também é recomendada para pacientes que não contam com controle da musculatura e uso de ventilação.

A máscara nasal é a mais confortável?

Existe uma grande variedade de máscaras disponíveis no mercado. Isso porque é importante que elas se adaptem bem ao usuário (tamanho correto, fuga de ar, barulho e conforto respiratório).

Como a máscara nasal abrange apenas a região do nariz, ela costuma ser mais confortável. As versões com almofadas nasais enviam o fluxo de ar diretamente para dentro das narinas do paciente. Elas são projetadas com o objetivo de proporcionar o máximo de conforto possível.

Mas isso não quer dizer, necessariamente, que ela será a opção ideal para você. Muitos pacientes preferem a oronasal ou a total face. É uma questão de entender como você dorme, se respira pela boca ou não e, claro, de se adaptar.

Na hora de escolher a máscara de CPAP mais confortável, lembre-se que não há certo ou errado. Existem alguns estudos que trouxeram o melhor resultado de tratamento e melhor adaptação com máscara nasal, sendo sempre a primeira opção, lembrando que cada caso é um e deve ser tratado de forma individual.

Uma dica importante que podemos dar é: atente-se ao tamanho da máscara escolhida. Caso você compre uma maior do que o seu rosto, não haverá a vedação do jeito que deveria. E se for menor, pode haver bastante desconforto durante o uso.

O uso da máscara ligada ao CPAP permite que o paciente com problemas de apneia, ronco e doenças respiratórias tenha uma noite de sono com muito mais qualidade. No entanto, antes de comprar a sua máscara, é fundamental que você consulte um especialista para auxiliar na escolha correta.

Se houver indicação para o tratamento de apneia do sono e uso do CPAP, é importante escolher uma empresa confiável que forneça produtos de qualidade. Afinal, a sua saúde e bem-estar devem estar em primeiro lugar!

Acesse a nossa loja para conhecer alguns modelos de máscara disponíveis e analisar qual é o mais indicado para a sua terapia. Se precisar de alguma ajuda, basta entrar em contato conosco.

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL Confira o regulamento.
12X SEM JUROS NO CARTÃO
10% DESCONTO NO PIX OU BOLETO