24 de setembro de 2019

Saiba mais sobre terapia respiratória


Já parou para pensar em como a respiração é fundamental para a vida? O movimento de inspirar e expirar parece simples, mas envolve muitos músculos e estruturas. Por causa disso, algumas condições que afetam esse movimento tornam o cotidiano mais difícil. Para contornar o problema, há a terapia respiratória.
Feita de diversas maneiras, ela oferece benefícios importantes para a saúde e para a qualidade de vida. Para tanto, deve ser realizada da forma correta e com os itens adequados.
Se não quiser mais ter dúvidas, entenda melhor a terapia respiratória e conheça todo seu potencial.

O que é essa técnica?

A fisioterapia está ligada aos movimentos do corpo e ao funcionamento ideal dos sistemas. A versão da terapia respiratória não é diferente e é voltada para a parte respiratória.
Há diversos exercícios possíveis, como os de inspiração e expiração lenta e a realização de movimentos para limpar as vias aéreas.
A princípio, é recomendado contar com um fisioterapeuta especialista. Porém, também dá para executar alguns exercícios básicos de forma independente, desde que tenha as indicações específicas do profissional.

Quando a terapia respiratória é necessária?

Essa técnica pode ser aplicada em uma grande variedade de casos. Ela é válida, por exemplo, para quem tiver problemas respiratórios, como asma, sinusite e bronquite. Também pode ser feita diante de doenças pulmonares específicas, como a pneumonia.
Em outros casos, é recomendada por decorrência de acidentes ou sequelas de saúde. Quem tiver ficado entubado ou acamado por muito tempo, normalmente, precisa realizar a terapia respiratória.
Ela ainda pode ser usada por crianças, jovens, adultos e idosos, em diferentes condições. Como há vários exercícios e atividades, é possível corrigir vários problemas.

Quais são os maiores benefícios da prática?

A terapia respiratória oferece diversos pontos positivos para quem a realiza corretamente. Ela desobstrui as vias aéreas e garante uma respiração “limpa” e muito mais confortável. Dependendo do caso, até ajuda a combater quadros crônicos ou agudos e no tratamento de doenças.
Também é uma forma de fortalecer o sistema respiratório evitando o aparecimento de diversas doenças. Com a execução bem orientada, portanto, é possível conquistar ótimos resultados.

Qual o papel dos equipamentos específicos?

Para ser ainda mais efetivo, o tratamento pode ser realizado com a ajuda de equipamentos. Há as versões simples, como os feitos para soprar bolinhas e testar a força da respiração, por exemplo.
Para proteger a musculatura e garantir a oxigenação correta, por outro lado, há recursos especiais. O BiPAP é responsável por inflar as vias aéreas respiratórias e serve para inspiração e expiração. Embora seja mais usado para casos de apneia do sono, também pode ajudar a fortalecer o sistema.
Dependendo do caso, você pode alugar equipamentos para terapia respiratória. O ventilador mecânico, por exemplo, estimula o ganho de oxigênio mesmo diante da insuficiência respiratória. Como pode receber vários acessórios, apresenta um uso versátil.
A terapia respiratória é essencial em muitos casos, pois fortalece e protege o sistema pulmonar. Com as técnicas certas e bons equipamentos, é possível realizar os exercícios e coletar todos os seus benefícios.
E já que a boa respiração é tão importante, aproveite e veja o porquê de o aparelho CPAP favorecer a saúde!

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL Confira o regulamento.
12X SEM JUROS NO CARTÃO
10% DESCONTO NO PIX OU BOLETO