29 de outubro de 2019

5 hábitos que podem prejudicar a saúde do sono

Dormir bem é essencial para ter qualidade de vida e até para proteger a saúde. No entanto, há alguns hábitos que prejudicam a saúde do sono e que geram impactos negativos e que se acumulam.

O jeito ideal de lidar com aquele cenário é reconhecer essas situações danosas, especialmente para saber como prevenir-se delas. Com a atuação correta no cotidiano, você vai notar como a sua rotina ficará melhor.

Por isso, veja quais são 5 hábitos que podem prejudicar a saúde do sono e tire as suas dúvidas sobre o assunto!

1. Não dormir o suficiente

Uma das ações mais comuns e prejudiciais é a falta de descanso por um período adequado. Diante de uma rotina corrida e de tantas obrigações, é cada vez mais comum ver pessoas que dormem menos que o recomendado de 6 a 8 horas por noite, apesar de ter uma variação de acordo com cada organismo.

O problema é que isso gera desânimo e cansaço no dia seguinte, o que compromete o rendimento e leva a novos acúmulos de responsabilidades e à falta de descanso. Como consequência, há um ciclo negativo e que precisa ser quebrado. Já ao dormir bem, você amanhece renovado e com as energias necessárias para encarar o dia.

2. Usar o smartphone na cama

O uso de eletrônicos é frequente e, muitas vezes, excessivo. Quando esses aparelhos vão para o quarto, o problema é ainda mais comum, pois a saúde do sono é a grande afetada.

Os acontecimentos da rotina e as notícias que a pessoa lê deixam o cérebro agitado, mas também a luz azulada emitida pelos aparelhos confunde a mente. O resultado é que é mais difícil pegar no sono, o que impacta o padrão de descanso e o torna menos reparador. Em vez disso, o melhor é manter o ambiente escuro e tranquilo, longe da tecnologia, para ser fácil repousar.

3. Fumar ou ingerir bebida alcoólica à noite

O que você consome quando anoitece tem grande impacto na saúde do sono. Comidas pesadas, por exemplo, deixam a digestão lenta e fazem com que seja muito mais difícil pegar no sono. Com o consumo de alimentos estimulantes ocorre a mesma coisa.

O cigarro e as bebidas alcoólicas são os principais fatores, já que inserem diversas substâncias nocivas no organismo. Por causa das sensações causadas e da forma como afetam o corpo, são hábitos que prejudicam o padrão de descanso e que devem ser evitados, no mínimo, algumas horas antes de deitar.

4. Sentir estresse em excesso ao longo do dia

Quando você fica estressado, o corpo se mantém em alerta. Como a mente não descansa como deveria, a saúde do sono é prejudicada de maneira profunda. O pior é que o estresse crônico faz com que a situação se repita, o que prejudica o padrão de sono de forma contínua.

Os resultados não se limitam ao descanso e podem gerar impactos físicos e na saúde. Por isso, o ideal é tentar não pensar nos problemas antes de deitar e realizar atividades para relaxar um pouco ao longo do dia.

5. Ignorar problemas relacionados à saúde do sono

Precisamos cada vez mais estar atento aos sinais e sintomas relacionados ao sono, isso porque alguns estudos indicam que 33% da população brasileira sofre de apneia do sono.

Acordar durante a noite, diminuindo o descanso do corpo e da mente causa alterações no sistema cardiovascular, aumentando os riscos de infarto e acidente vascular cerebral. Quanto mais tempo essa e outras condições forem ignoradas, piores serão os impactos. Para contornar, o melhor é ficar atento ao repouso e buscar ajuda de um especialista caso algo fuja do previsto.

A saúde do sono merece atenção e precisa das condições ideais. Ao conhecer esses hábitos que a prejudicam, você pode se comportar da melhor forma para ter um repouso de fato reparador.

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