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4 de dezembro de 2019

Como a má alimentação influencia a qualidade do sono

Sabe aqueles dias em que você tem a sensação de muita sede após uma refeição bem salgada ou quando o excesso de doces e gorduras te causa uma “dor abdominal” indesejada? Essas são apenas duas consequências da má alimentação. Mas você já sabe disso, não é?

Os impactos negativos da comida no metabolismo são bem conhecidos, mas, se tem uma atenção que poucas pessoas dão, é sobre como alguns alimentos interferem na qualidade do sono, de maneiras negativas ou positivas.

Se você tem sentido que seus hábitos alimentares não estão sendo saudáveis para suas noites de sono, neste artigo explicaremos sobre como é importante escolher alimentos saudáveis e na medida certa como mais uma maneira de dormir bem. Confira a seguir.

AFINAL, COMO A MÁ ALIMENTAÇÃO INFLUENCIA A QUALIDADE DO SONO?

Simples: alimentos ricos em sódio, gorduras e açúcar vão dificultar a sua digestão, bem como a absorção de nutrientes pelo organismo. Ingerir grandes quantidades desses itens farão com que seu corpo fique ativo por mais tempo e causarão um grande problema na hora de tentar pegar no sono.

Além disso, alguns tipos de comida irão reduzir a sensação de saciedade que se deve sentir após as refeições, fazendo com que o corpo peça mais carboidratos e gorduras. Ao entrar num círculo vicioso onde o organismo não reconhece a hora de parar, você poderá apresentar alguns problemas de saúde, como:

É IMPORTANTE ESTABELECER AS ROTINAS DE COMER E DORMIR

Segundo o Ministério da Saúde, a alimentação ideal deve acontecer no intervalo de três a quatro horas, no máximo, incluindo alimentos orgânicos, integrais, frutas e verduras na dieta. Enquanto isso, ainda que especialistas tenham divergências sobre a quantidade de horas mínimas de sono, aqui, o foco é o hábito de se cuidar.

É importante criar uma rotina saudável, com a correta alimentação e um sono equilibrado — entre outros hábitos —, para que o corpo funcione da maneira correta.

Antes de dormir, procure ingerir alimentos leves e com um intervalo de cerca de três horas antes de deitar. Assim, o corpo poderá digerir bem sua refeição.

Abaixo separamos o que comer e o que evitar para dormir melhor.

O QUE FAZER QUANDO PASSAR DA CONTA?

Primeiro, é importante começar pela consciência. Isso mesmo!

Já falamos aqui que o organismo leva certo tempo para digerir alimentos e nutrientes, por isso, é importante controlar o que se come.

Queimação, refluxo, gases e náuseas são alguns sinais da má digestão que também poderão causar noites mal dormidas.

Ainda assim, sabemos que algumas ocasiões são tentadoras, como ceias de natal ou rodízios na churrascaria, então, selecionamos algumas dicas para dias incontroláveis.

  • Não esqueça do café da manhã: após horas de sono e sem comida, ao acordar o organismo precisa de “combustível”. Prefira frutas, alimentos integrais e grãos no café da manhã.
  • Beba bastante água: seu corpo é feito de água e é ela que ajudará seu organismo a desintoxicar após os excessos. Ainda segundo o Ministério da Saúde, é recomendada a ingestão de pelo menos 2L de água por dia.
  • Pratique exercícios: é sempre bom lembrar que o corpo deve estar em movimento. Procure se exercitar com algo que te dê prazer e evite o risco de atingir o sedentarismo.
  • Durma virado para a esquerda: o coração, o estômago e o pâncreas estão mais localizados à esquerda do seu corpo. Por isso, dormir virado para este lado auxiliará no bombeamento de sangue ao o coração, na digestão do estômago e na liberação de enzimas produzidas pelo pâncreas, auxiliando na melhor manutenção do metabolismo.

É SEMPRE BOM LEMBRAR!

Com certeza você já ouviu a frase “Você é o que você come.” por aí. E não é à toa, já que a sua alimentação afeta toda a sua rotina.

Por isso, é sempre bom lembrar que o bom funcionamento do corpo depende de uma série de hábitos criados por você. Durante o dia ou à noite, mantenha a alimentação saudável e equilibrada para que a qualidade do seu sono seja eficaz e reparador.

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