consequencias-da-apneia-do-sono-100
3 de março de 2020

Consequências da apneia do sono

Você costuma ter sono durante o dia? Você acorda frequentemente durante a noite? Seu parceiro reclama que você ronca? 
Então, você pode estar com apneia do sono — um distúrbio em que você tem períodos de respiração interrompida durante o sono.
Infelizmente, muitas pessoas ainda acham difícil consultar um especialista sem saber que um bom tratamento pode melhorar significativamente sua qualidade de vida.
No artigo de hoje, você vai conhecer quais são as consequências da apneia do sono e como ela pode ser tratada. Confira! 

Quais são as principais consequências da apneia do sono

Uma das principais consequências da apneia do sono são as doenças cardiovasculares, já que a obstrução das vias aéreas durante o sono causa, alterações do fluxo oronasal, que consequentemente aumenta o esforço respiratório e baixa do oxigênio do sangue.
A falta de descanso noturno também resulta em sonolência durante o dia, que pode ocorrer durante atividades que requerem atenção total, como dirigir ou realizar trabalhos perigosos.
Acordar repetidamente durante a noite não apenas deixa você com sono durante o dia, mas também pode ter sérias implicações para a saúde. 
Além disso, a condição pode causar ou agravar outras doenças, como: 

  • doença cardíaca;
  • pressão alta;
  • acidente vascular cerebral;
  • diabetes;
  • demência;
  • disfunção sexual.

Tratamentos para apneia do sono

Há uma variedade de opções de tratamento para a apneia do sono com diferentes níveis de eficácia. Confira abaixo as opções mais comuns:

Mudanças de estilo de vida

Modificações no estilo de vida são essenciais para normalizar a respiração e são os primeiros passos do tratamento.
Um bom exemplo para isso é a redução das calorias consumidas, a obesidade é um fator de risco para o problema. Parar de fumar também é uma ótima forma de melhorar a sua respiração. 
Cuidados com a tecnologia antes de dormir, luminosidade e temperatura do quarto são fatores importantes para uma boa noite de sono.

Tratamento com CPAP

Este é o tratamento padrão ouro para apneia moderada e grave. Ele mantém as vias aéreas abertas, fornecendo suavemente um fluxo constante de ar de pressão positiva através de uma máscara.
Algumas pessoas têm problemas para usar o CPAP e interrompem o tratamento antes de obter qualquer benefício duradouro. No entanto, existem muitas medidas que podem ser tomadas para tornar o equipamento mais confortável. 
O tratamento da AOS tem o objetivo da melhora do IAH (índice de apneia e hipopneia) e outros sintomas causados pela comorbidade como sonolência excessiva diurna, qualidade de vida, cognição e risco de doença cardiovascular além da regularização hormonal. O tratamento tem como objetivo promover a saúde. 
Contamos com ajuda da tecnologia que nos permite um acompanhamento remoto, além dos benefícios das máscaras modernas e sistemas de umidificação que auxiliam em alguns casos. 

Terapia com BiPAP

O BiPAP é usado para tratar a apneia central do sono e/ou a apneia obstrutiva do sono grave.
Também é prescrito para pessoas que possuem dificuldade respiratória, doenças neuromusculares e doenças cardíacas. Casos bem específicos e com acompanhamento médico e equipe multidisciplinar.
Pode ainda ser usado para tratar pessoas que não toleram pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP), especialmente aquelas que reclamam que é difícil expirar contra a pressão.
A escolha da tipologia do equipamento assim como a sua programação é determinada pelo médico, em função do diagnóstico efetuado a pessoa.
Entenda a diferença entre o CPAP e o BIPAP acessando aqui

Tratamento cirúrgico

Existem vários procedimentos cirúrgicos que podem ampliar as vias aéreas. A cirurgia pode ser usada para endurecer ou encolher o tecido obstrutor, remover o excesso de tecido ou amígdalas aumentadas. 
Placa IntraOral
A placa IntraOral tem como objetivo fazer um avanço mandibular auxiliando na passagem de ar da garganta. Esse tipo de tratamento tem assumido um papel importante no tratamento da apneia do sono, porém existem limitações para a indicação que podem causar efeitos colaterais e muitas vezes não ser o tratamento adequado para a resolução total dos eventos respiratórios. Converse com seu médico e avalia a melhor indicação.
Terapia Miofuncional
A terapia miofuncional são exercícios orientados pelo fonoaudiólogo que auxilia na reeducação das funções dos músculos da língua, bochechas, palato mole e faringe. fortalecendo a musculatura da via aérea promovendo uma melhor qualidade de vida para o paciente. Específicos para casos de apneia leve, alguns casos moderados e outros para quem está em terapia com algum dispositivo para melhor adesão e controle do problema.

É isso!

Como você pode ver, existem várias modalidades de tratamento da apneia do sono. 
A apneia do sono não tratada pode ter consequências graves. 
No entanto, o tratamento mais adequado deve ser feito individualmente e com um plano elaborado por um especialista.
Com as soluções de tratamento da apneia do sono da CPAP FIT, você pode desfrutar de máscaras confortáveis, dispositivos de fácil utilização, além de possibilidade de gestão de seu tratamento.
Então, gostou desse conteúdo? Se você ainda tiver alguma dúvida sobre o tratamento da apneia do sono, entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo!
Para enriquecer mais o conteúdo vamos indicar uma reportagem da Rede Globo sobre a doença, confira!

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL Confira o regulamento.
12X SEM JUROS NO CARTÃO
10% DESCONTO NO PIX OU BOLETO