ciclo-do-sono-saiba-como-uma-boa-noite-de-sono-pode-impactar-voce cópia
21 de março de 2020

Ciclo do Sono: Saiba como uma boa noite de sono pode impactar você

Surpreendentemente, sabemos pouco sobre nosso sono, os benefícios de ter uma boa noite de sono ou como podemos influenciar nossos padrões de sono para nos tornarmos mais criativos e produtivos.
Compreender as fases do sono, seu funcionamento e duração é fundamental, pois, acordar no meio de um ciclo pode causar efeitos totalmente diferentes do que acontece se conseguimos manter um sono regular. 
Ouça este conteúdo:

Neste artigo, entenderemos qual a importância de dormir bem, quais são os ciclos do sono e estágios do sono  e suas características.

Você sabe qual a importância de uma boa noite de sono?

É fácil pensar no sono como um momento em que seu corpo e cérebro são desligados temporariamente. 
A verdade é que, durante o descanso, seu cérebro trabalha duro para supervisionar uma grande variedade de manutenção biológica e se preparar para o dia seguinte. 
Mais especificamente, o sono adequado é necessário para:
Ficar alerta: um bom sono permite que sua mente recupere o foco e enfrente esses difíceis desafios mentais. Também pode estimular a criatividade.
Melhorar a memória: dormir é o momento mais importante para moldar memórias e fazer conexões entre eventos, sentimentos e experiências. De fato, o sono é um requisito para formar novos caminhos de aprendizado e memória no cérebro.
Lutar contra infecções: o sono é o mecanismo do seu corpo para evitar infecções. Quando você não dorme o suficiente, seu sistema imunológico fica mais fraco, tornando-o mais suscetível às doenças.
Ser ativo: os níveis de energia após um sono saudável são mais altos e sua consciência mental é mais aguda. O bom sono também está ligado ao melhor desempenho atlético, incluindo maior velocidade, agilidade e reflexos.
Reabastecimento: durante o sono, seu corpo repara os danos causados ​​pelo estresse, raios ultravioletas e outras exposições nocivas, além de lesões musculares e outros traumas.
Compreender como o seu ciclo do sono funciona pode ajudá-lo a ter um sono mais reparador.

Estágios do sono

Os estágios do sono são divididos em  (NREM e REM):

Sono 1

Você está em um sono leve, “pairando” entre estar acordado e adormecer. Sua respiração e batimentos cardíacos se tornam mais regulares. e você começa a relaxar, limiar baixo para o despertar.

Sono 2

Sua temperatura corporal cai e você fica mais desapegado do ambiente. Seu movimento ocular também diminui. Esta é a maneira do seu corpo prepará-lo para o sono profundo.

Sono 3 (sono de ondas lentas) 

Estágios do sono profundo e restaurador que são considerados importantes para a sua saúde, pois estão relacionados a funções metabólicas de grande importância para o bom funcionamento do seu corpo. O sono de ondas lentas domina o primeiro terço da noite.

Sono REM (Movimento Rápido dos Olhos)

O sono REM é de extrema importância para a saúde, pois essa fase é caracterizada por uma intensa atividade cerebral e corpo paralisado. 
É quando sonhamos e incentivamos atividades mentais relacionadas a aprendizagem retemos novos aprendizado e memória, além da liberação do hormônio testosterona.
Importante dizer ainda que, todas essas fases, precisa de uma porcentagem ideal para ter uma boa noite de sono, chamamos isso de arquitetura do sono:

  • sono 1: estágio mais superficial — 2 a 5%;
  • sono 2: estágio intermediário —  45 a 55%;
  • sono 3: sono de ondas lentas —  13 a 23%;
  • REM: relacionado às atividades mentais — 20 a 25%.

Obs.: a distribuição dos estágios de sono durante a noite e a duração do período de sono podem ser alteradas por vários fatores, como: quantidade de sono nas noites anteriores, horários, idade, uso de medicações, etc.

Quantas horas preciso dormir?

Bom, o importante não é o número de horas que você está dormindo, mas quantos ciclos do sono foram concluídos da noite para o dia. 
Não existe uma quantidade de horas de sono, mas sabemos que na fase adulta o ideal é dormir de 7 a 8 horas
Lembre-se: Uma noite de sono perturbada pode causar fadiga.

Higiene do sono: dicas para dormir melhor!

Existem várias maneiras de melhorar seus hábitos de sono. Experimente estas dicas:

  • Faça uma rotina e cumpra-a. Tente ir para a cama na mesma hora todas as noites e acordar na mesma hora todas as manhãs. 
  • Evite beber café e álcool muito perto da hora de dormir. 
  •  Mantenha TV e celular fora do seu quarto. 
  • Faça do seu quarto um refúgio. Verifique se sua cama é confortável. Apague as luzes e, se for ler, use uma luz de cabeceira. 
  • Também é possível fazer meditação e relaxamento antes de ir para a cama, com objetivo de se desligar das tensões do dia. 

Considerações finais!

Como você pode ver, cumprir as etapas do ciclo do sono é importante porque permite que o corpo se recupere e esteja pronto para o outro dia.
Mas, se após as dicas, você continuar com problemas para dormir, é possível que exista um problema subjacente, nesse caso, você deve procurar um médico especialista em sono. Eles são os profissionais mais indicados  para analisar seu sono. 
Então, gostou do conteúdo? Receba mais dicas e informações sobre o ciclo do sono acompanhando o nosso blog!
Você também pode gostar de ler!
5 hábitos que podem prejudicar a saúde do sono

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL Confira o regulamento.
12X SEM JUROS NO CARTÃO
10% DESCONTO NO PIX OU BOLETO