cpap-covid-19-principais-duvidas-dos-pacientes-de-cpap-100
21 de abril de 2020

CPAP X Covid-19: principais dúvidas dos pacientes de CPAP

Todo mundo está falando sobre o surto infeccioso que se tornou uma pandemia que está varrendo o mundo. 
COVID-19 não é apenas motivo de preocupação; agora está colocando pressão em todo o setor de saúde e enviando milhares de pessoas para os hospitais com complicações respiratórias. 
Como esse novo Coronavírus é particularmente perigoso para pessoas idosas e com condições pré-existentes, os pacientes com apneia do sono precisam conhecer seus fatores de risco.
Ouça este conteúdo:

No artigo de hoje, queremos compartilhar com você as informações mais relevantes relacionadas ao uso do CPAP e COVID-19. Continue conosco!

Você sabe como surgiu o Coronavírus?

Resumindo para você! O Coronavírus, que causa a infecção COVID-19, começou no final de dezembro de 2019 em um mercado de animais na cidade de Wuhan, capital da província de Hubei, no centro da China. 
Desde então, espalhou-se rapidamente pela China e outros países, o que gerou milhares de infecções em 80 países e um saldo de mais 180 mil mortes até o momento. 

Pessoas com apneia do sono, têm mais chances de contrair Coronavírus?

Não há evidências ligando a apneia do sono ao risco de Coronavírus. O que se sabe é que, as pessoas que apresentam maior risco de doença grave por causa do COVID-19 incluem:

  • pessoas com 65 anos;
  • aqueles que têm graves condições médicas subjacentes (doença pulmonar crônica, Asma, Condições cardíacas graves, Diabetes, entre outras);
  • pessoas que tiveram contato com outra pessoa que tem o Coronavírus.

E se eu tiver sintomas do COVID-19, o uso do CPAP espalhará o vírus para outras pessoas?

É natural que os pacientes com apneia do sono fiquem preocupados com a transmissão da doença do COVID-19 através do uso do CPAP.
De fato, é muito provável que as pessoas que convivam no mesmo ambiente terá contato com essas partículas virais, correndo grande risco de contaminação.. Veja porquê!
Ao contrário do resfriado ou gripe, que começa no nariz e na garganta e afeta o trato respiratório superior, esse vírus tende a afetar as vias aéreas inferiores. 
O uso do CPAP pode espalhar o vírus pela porta de expiração, o que permite que o dióxido de carbono escape da sua máscara. Por isso, é possível que pessoas que estejam no mesmo ambiente possa inalar essas partículas virais. 
Nesse caso, o melhor conselho é que, se você testou positivo para COVID-19 ou presume que tem alguns sintomas do vírus, deve dormir em quartos separados e manter distâncias mesmo dentro da mesma casa. Além disso, é necessário tomar todas as medidas de higienização e diminuir o aerossol que o equipamento gera. Possui alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe

Dicas para evitar infecções ao usar o dispositivo CPAP

Além das diretrizes padrão para prevenir a propagação da doença COVID-19, que todos conhecemos até agora, as pessoas com apneia do sono devem tomar algumas precauções, extras.

1. Durma bastante

De acordo com pesquisas, o sono é importante para manter o sistema imunológico forte e combater doenças. 
O sono adequado também ajuda seu corpo a se recuperar da doença. É importante não apenas ir para a cama cedo, mas também garantir um descanso de qualidade.

2. Pratique a boa higiene

Os usuários de CPAP devem evitar tocar no rosto para impedir que patógenos entrem no corpo pelo nariz, boca ou olhos. 
Lavar as mãos adequadamente e desinfetar as superfícies frequentemente tocadas na casa são fundamentais. 

3. Posicione a máquina CPAP longe de outras pessoas

Se você usar uma terapia de CPAP para apneia do sono, verifique se a máquina é mantida longe de onde outras pessoas podem tossir, espirrar ou respirar.

4. Higienize o dispositivo CPAP

Para minimizar a exposição aos pulmões, a máquina de CPAP também deve ser limpa frequentemente. Isso inclui a tubulação, as máscaras, filtros e a câmara de água do umidificador. Utilize água, sabão e álcool 70% para higienização do seu equipamento e acessórios fazendo a desinfecção diariamente. 
Certifique-se de lavar o rosto e as mãos antes de colocar a máscara e usar a máquina CPAP.

5. Preste atenção aos sintomas

Se você desenvolver complicações do COVID-19, você deve monitorar de perto seus sintomas. 
Se você notar febre, tosse seca ou dificuldade em respirar, entre em contato com o seu médico ou com os serviços de emergência, se a condição parecer estar piorando.

Conclusão!

Para você que sofre de apneia do sono, o alívio pode ocorrer de várias formas, te ajudando a levar uma vida produtiva, saudável e com uma boa rotina de sono.
A CPAP FIT atua diretamente na área da terapia respiratória, por isso, temos um papel importante na pandemia causada pelo COVID-19.
Nossas atividades não podem ser interrompidas porque pessoas dependem de nossos produtos para se manterem saudáveis. Por isso, compre on-line e receba no conforto de sua casa os aparelhos CPAP e acessórios.  
Esperamos que você tenha gostado desse conteúdo? Se você ainda tiver alguma dúvida sobre o tratamento da apneia do sono, entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo!

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL Confira o regulamento.
12X SEM JUROS NO CARTÃO
10% DESCONTO NO PIX OU BOLETO