covid-19-a-importancia-dos-cuidados-com-a-saude-do-sono-para-manter-o-sistema-imunologico-fortalecid_1-100
12 de maio de 2020

COVID-19: A importância dos cuidados com a saúde do sono para manter o sistema imunológico fortalecido

Certamente você já ouviu falar que descansar bem e ter hábitos saudáveis ​​de sono é essencial para o bom desenvolvimento intelectual e físico das pessoas, não é mesmo?

Ouça este conteúdo:


O sono ajuda o
sistema imunológico, portanto, perturbá-lo ou dormir pouco, afeta a probabilidade de desenvolver uma série de condições negativas de saúde, bem como sua capacidade de recuperação.

Mas, porque o sono é tão importante para o bom funcionamento do sistema imunológico? No artigo de hoje você vai entender porquê! Confira!

Como a falta de sono pode afetar o sistema imunológico?

A falta de sono, ao longo do tempo, levará ao aumento da inflamação no corpo, porque, noites mal dormidas, podem causar uma diminuição na produção de moléculas que combatem a inflamação, além das alterações hormonais que podem influenciar na sua imunidade.

Também, privar-se do sono, também o (torna) vulnerável a vírus e bactérias, o que significa que você pode ter mais chances de pegar um resfriado ou gripe.

Esses são os efeitos que podem ser notados a curto prazo. Com o passar do tempo, a falta de sono também pode reduzir a quantidade de anticorpos e glóbulos brancos.

Claro, pode ser complicado dormir bem durante a noite se houver ansiedade e angústia permanentes, ou, se você ficou se contaminando com as notícias da TV, mas manter a rotina do horário é realmente importante, principalmente neste período de quarentena.

A saúde do sono e o risco do COVID-19

Adormecer em tempos de Coronavírus pode ser uma tarefa difícil para muitas pessoas que batalham contra a preocupação e ansiedade que a pandemia trouxe às suas vidas.

A situação de confinamento obrigatório pode afetar os ritmos normais do sono e impedir o descanso que o corpo precisa.

Felizmente, existem medidas disponíveis que você pode adotar. Para evitar a insônia durante esse momento de confinamento, no próximo tópico, informaremos algumas dicas para você.

Como posso ter uma melhor noite de sono?

Se o seu sono não está tão bom como você gostaria, veja aqui formas de restaurar esse importantíssimo aspecto de sua saúde.

Siga suas rotinas diárias

Assim como você determina rotinas de alimentação, trabalho e esportes, é importante um ritmo de sono uniforme.

Ir para a cama e acordar em horários semelhantes todos os dias pode ajudar a manter um “certo grau” de normalidade. O que, por sua vez, ajuda a manter outras rotinas.

Refeições leves e nada de cafeína

Tentar dormir com o estômago vazio não é fácil. E dormir tentando digerir um jantar pesado é tão difícil quanto.

Então, opte sempre por uma comida leve e mantenha-se longe da cafeína à noite. Seus efeitos demoram cerca de 6 horas para desaparecer.

Faça exercício físico regular

A prática regular de atividade física é uma ótima maneira de ajudar a gerenciar o estresse e fortalecer o sistema imunológico

De fato, estudos mostram que “indivíduos em boa forma” — definidos como aqueles que participam de atividade física regular — têm uma incidência menor de infecção em comparação com indivíduos inativos e sedentários. 

Além disso, ser fisicamente ativo, pode ajudar a reduzir o risco de doenças crônicas que podem enfraquecer ainda mais seu sistema imunológico, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade.

Evitar eletroeletrônicos uma hora antes de dormir

O isolamento pode aumentar ainda mais seu desejo de permanecer conectado eletronicamente, por isso, a disciplina é essencial, o que ajuda a reduzir as distrações.

Evite álcool perto da hora de dormir

O álcool aparentemente auxilia no sono, mas evita que você entre nos estágios mais profundos do sono, além de fazer você acordar mais durante a noite.

Por fim!

Embora estejamos em tempos incertos devido à pandemia de COVID-19, não precisamos esperar para ver se somos saudáveis ​​o suficiente para superar qualquer tipo de doença.

Ao implementar algumas dessas etapas para fortalecer seu sistema imunológico, você inevitavelmente melhorará sua saúde e bem-estar, não apenas em momentos de pandemias, mas, também, para garantir a manutenção da qualidade de vida diariamente.

Esperamos que essas orientações sejam úteis para você ter um sono de qualidade. Mesmo com a alteração do dia a dia, é importante manter esses passos na rotina, para dormir bem.

Gostou do nosso conteúdo? Quer saber se você está dormindo o suficiente? Faça o teste no link abaixo e saiba como vai o seu sono!

http://www.cpapfit.com.br/blog/teste-seu-sono/

CPAP Fit

A CPAP FIT é um ecommerce especializado em produtos médicos hospitalares.

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL Confira o regulamento.
12X SEM JUROS NO CARTÃO
10% DESCONTO NO PIX OU BOLETO