cpap-e-covid-19-confira-dicas-de-uso-durante-a-pandemia
5 de junho de 2020

CPAP e COVID-19: confira dicas de uso durante a pandemia!

Está sendo um momento difícil para todos nós! Com o número de casos de COVID19 atualmente ultrapassando os 7 milhões em todo o mundo, essa pandemia ultrapassou as manchetes das notícias e afetou a maneira como vivemos, trabalhamos, compramos e até visitamos nossos médicos — e o fará nos próximos meses. 

Durante esses tempos difíceis, é comum surgir dúvidas em relação ao CPAP, visto que é um aparelho ligado diretamente a respiração do usuário.

Para tentar te ajudar a passar por esse momento de insegurança, preparamos esse artigo com algumas dicas de uso do CPAP durante a pandemia! Confira!

Se você está atualmente sem sintomas de COVID-19

Continue usando o CPAP como faria normalmente, mantenha um bom ajuste da máscara e continue limpando o equipamento de acordo com as recomendações do fabricante.

Já está diagnosticado? Maneiras de se proteger

Para quem tem apneia do sono, é imperativo usar o tratamento prescrito todas as noites e observar outras maneiras de reduzir a exposição ao vírus. O tratamento pode levá-lo a boas noites de sono e reduzir seu risco.

Outras maneiras práticas de reduzir a exposição ao coronavírus incluem:

1. Durma bastante

De acordo com pesquisas, é muito importante manter os cuidados com a saúde do sono para manter o sistema imunológico fortalecido.

Por isso, mantenha um horário regular de sono, isto é, procure acordar e dormir sempre no mesmo horário. 

2. Mantenha a conformidade com o CPAP

O tratamento da apneia do sono ajudará você a manter-se saudável e diminuir a probabilidade de desenvolver problemas graves. Portanto, não há motivo para parar de usar a máquina CPAP

3. Pratique a boa higiene

Os usuários de CPAP devem evitar tocar no rosto para impedir que agentes patogênicos entrem no corpo pelo nariz, boca ou olhos. 

Lavar as mãos adequadamente e desinfetar as superfícies frequentemente tocadas na casa são fundamentais. 

A Organização Mundial da Saúde, orienta todos a praticar a higiene respiratória, que inclui, cobrir a boca e o nariz com o cotovelo ao tossir ou espirrar. 

Lembre-se de lavar bem as mãos antes de tocar no dispositivo, máscara ou tubo de CPAP.

4. Desinfete o dispositivo CPAP

Para minimizar a exposição aos pulmões, a máquina de CPAP também deve ser limpa diariamente — conforme recomendação do fabricante.

Obs.: é possível desmontar as máscaras para fazer essa higienização. 

Isso inclui a tubulação, máscaras e câmara de água do umidificador. Lavar com água morna e sabão é a melhor forma de higienizar seu CPAP.

5. Mantenha o ambiente limpo

Principalmente se tiver um caso confirmado de COVID-19, mantenha o ambiente limpo. Você pode usar, por exemplo, um hipoclorito, para higienizar a superfície onde fica o seu equipamento.

6. Preste atenção aos sintomas

Como as pessoas com apneia do sono e usuários de CPAP podem estar em maior risco de desenvolver complicações do COVID-19, você deve monitorar de perto seus sintomas. 

Se você notar febre, tosse seca ou dificuldade em respirar, entre em contato com o médico ou com os serviços de emergência, para avaliar a necessidade de continuar ou não o tratamento.

Logo em seguida, se isole e mantenha a higienização adequada.

É muito importante que o paciente NÃO tome a decisão de parar o tratamento sem a orientação do clínico.

7. Substitua o filtro

O filtro irá proteger o teu equipamento — teoricamente, ele não estará protegendo o ambiente — Caso haja bactérias faça a lavagem também com água e sabão.

Verifique as instruções fornecidas pelo fabricante do filtro e substitua-o conforme indicado.

Lembre-se: o cpap é um equipamento de uso individual. Não deixe outra pessoa manipular, principalmente, nesse momento de pandemia!

Outras orientações:

Se você faz parte do grupo de risco, siga as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde:

·         Lave as mãos frequentemente com água e sabão ou álcool em gel a 70%.

·         Mantenha pelo menos um metro de distância de pessoas com sintomas da doença.

·         Evitar ao máximo aglomerações.

·         Evitar tocar nos olhos ou boca.

E lembre-se: fique em casa, fique em segurança! Em breve, este surto irá acabar.

Não esqueça de comentar sobre o tema, compartilhar e seguir acompanhando mais artigos no nosso blog e nas redes sociais.

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL Confira o regulamento.
12X SEM JUROS NO CARTÃO
10% DESCONTO NO PIX OU BOLETO