a-importancia-de-realizar-a-troca-e-comprar-um-cpap-mais-moderno-2
15 de julho de 2020

A importância realizar a troca e comprar um CPAP mais moderno

Você sabia que apenas 70% das pessoas que têm apneia obstrutiva do sono sabem sobre o distúrbio?

Criado e testado em 1981, o CPAP é uma alternativa poderosa no tratamento da apneia e o preferido de médicos e terapeutas do sono até hoje.

Se antes os CPAPs eram grandes e barulhentos e de difícil manutenção, a tecnologia tem proporcionado o desenvolvimento de aparelhos modernos, portáteis e silenciosos.

Nesse artigo, convidamos a fisioterapeuta Ana Ruschel para esclarecer algumas dúvidas e falar um pouco sobre limpeza do CPAP e quando é hora de comprar mais moderno.

Ana Ruschel é formada pela Faculdade Anhanguera, pós graduanda em Fisioterapia Respiratória e Cardiovascular pela Faculdade Inspirar e fisioterapeuta na clínica de adaptação de Cpap/Bipap e ventilação mecânica da CpapFit e Oxisaude Terapia do Sono e Respiratória.

Confira.

COMO COMPRAR UM CPAP

Primeiro, vamos lembrar que a compra do CPAP, aparelho de pressão positiva contínua nas vias aéreas, deve ser indicada por um profissional da saúde após a avaliação da polissonografia. Esse exame apontará a ocorrência das paradas respiratórias durante o sono. 

O tratamento com CPAP é indicação padrão ouro para apneia do sono grave e os beneficios já são notados no início do tratamento. 

  • diminuição do ronco;
  • melhora do sono;
  • melhora do humor e memória;
  • melhora do sistema imunológico e recuperação física;
  • menos cansaço diurno.

CUIDADOS COM SEU CPAP

Aparelhos modernos são cada vez menores e mais confortáveis, mas é importante ficar atento. 

O CPAP e seus acessórios precisam de cuidados diários, manutenções e trocas.

Segundo a fisioterapeuta Ana Ruschel,  o CPAP tem vida útil de 5 anos mínimo , podendo ser utilizado por mais tempo , mas depende sempre de como o paciente cuida do aparelho no dia a dia”.

Acessórios devem ser trocados de acordo com indicação do fabricante. Já sobre a limpeza, separamos algumas instruções básicas de manutenção:

Limpeza diária

Máscara: ao remover a máscara e almofadas nasais pela manhã, lave-as com água morna corrente e sabão neutro. Remova o excesso de água e deixe secar;

Tubos: lave junto da máscara, sabão neutro e deixe secar;

Umidificador: jogue fora toda a água restante todas as manhãs .

Limpeza semanal

Filtro: limpe a espuma do filtro para tirar o acúmulo de poeira. 

Máquina: tire a poeira com um pano úmido. Lembre-se de tirar o aparelho da tomada e não utilize produtos abrasivos;

Umidificador: retire o copo umidificador do CPAP, lave com água e sabão neutro deixe secar bem. Não utilize produtos abrasivos. Além de danificar algumas peças, o possível acúmulo de produtos pode causar intoxicação.

Limpeza quinzenal e mensal

Filtro: o filtro branco do seu CPAP deve ser trocado, geralmente, uma vez ao mês ou de acordo com instruções do fabricante. Verifique o manual ou procure um especialista.

Limpeza agendada

A CPAP FIT é líder em aparelhos, acessórios e manutenção em Santa Catarina. Agende a higienização interna de CPAPs para eliminar organismos e sujeiras do aparelho!

QUANDO TROCAR O CPAP?

Como você já sabe, CPAPs modernos têm maior eficiência e melhor vida útil, mas alguns fatores como danos ou mudanças no tratamento podem exigir a compra de um novo modelo.

“Ainda que a limpeza seja ideal para a boa manutenção do CPAP, é normal que algumas sujeiras acumulem, principalmente em aparelhos com umidificador, onde a ocorrência de fungos e bactérias pode ser maior e perigosa para a saúde”, explica Ana.

Algumas mudanças indicarão a hora de trocar seu CPAP:

  • ar quente;
  • aumento de ruídos emitidos pelo aparelho;
  • mudança do fluxo de ar (rapidez ou lentidão) sem a calibragem profissional do aparelho;
  • surgimento de fungos, bactérias e sujeiras na máscara ou tubos e ainda vazamento de ar pela máscara ou traqueia. 

Importante!

A expectativa do tratamento da apneia é a melhora do quadro médico. Para que isso aconteça de maneira eficiente, a tecnologia do aparelho deve corresponder à sua evolução.

Agende consultas regulares e verifique a necessidade da aquisição de um novo CPAP com melhor custo benefício para a continuidade da terapia do sono.

USUFRUA O MÁXIMO DO CPAP

Existem CPAPs modernos com bom custo e benefício. O importante é tratar a doença independente do tipo de equipamento.  

CPAP FIT busca disponibilizar produtos e serviços que se adequam a diferentes momentos da sua terapia do sono.

Em agosto, a promoção Renove CPAP está com preços especiais em produtos selecionados e kits de acessórios para até 6 meses de tratamento.

Conheça os produtos CPAP FIT na loja física e no e-commerce. Entre em contato com nossa equipe especializada e saiba como adquirir seu novo CPAP.

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL Confira o regulamento.
12X SEM JUROS NO CARTÃO
10% DESCONTO NO PIX OU BOLETO