25 de outubro de 2020

O que é insônia e o que causa esse distúrbio do sono?

Se você passa tem dificuldade para pegar no sono, com certeza já se perguntou o que é a insônia e o que fazer para combatê-la.

Queixas como estar exausto e mesmo assim não conseguir adormecer, acordar cansado, despertar várias vezes durante a noite e sentir-se sonolento durante o dia estão cada vez mais comuns.

Inclusive, os dados apresentados pelo Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente são assustadores: 69% da população brasileira sofre com problemas de sono.

Muito mais complexa do que apenas uma simples dificuldade de dormir, a insônia pode estar relacionada com outros problemas.

Neste artigo falaremos sobre o que é insônia e o que causa esse incômodo distúrbio do sono. Confira!

O que é insônia?

Temida por muitos, conhecida por quase todos, a insônia é um distúrbio caracterizado pela dificuldade de iniciar o sono, manter-se dormindo sem pausas ou acordar na hora certa.

Inclusive, de acordo com os pacientes, nem todas as pessoas que sofrem desse problema apresentam todos os sintomas combinados. 

A insônia pode manifestar de diferentes formas: algumas pessoas têm dificuldade em adormecer, outras em dormir continuamente, ao passo que outras acordam horas antes do despertador e não conseguem pegar no sono novamente.

Apesar de cada caso ser único, a insônia é mais grave do que parece, pois, pode piorar o estresse, gerar problemas no desempenho escolar ou no trabalho, aumentar a chance de acidentes de trânsito, pois pacientes com esse problema pegam no sono em horas erradas durante o dia, o que pode até mesmo causar outros distúrbios.

Entender o que é insônia, investigar suas causas e procurar tratamento é essencial para ter mais qualidade de vida.

 O que causa a insônia?

Agora que você já sabe o que é insônia, iremos explicar o que provoca esse distúrbio. Inclusive, atente-se a essas causas, pois é bem provável que uma delas seja a sua. 

Fatores psíquicos – estresse e ansiedade

Muitas preocupações, sejam financeiras, no trabalho, escola ou até mesmo com os filhos: isto é, o estresse da rotina pode prejudicar a qualidade do sono.

Infelizmente, isso faz parte do cotidiano de milhões de pessoas ao redor do mundo e é difícil extirpá-lo.

Já a ansiedade, diferente do que algumas pessoas possam pensar, é um distúrbio psicológico caracterizado por apresentar diversos sintomas, como medos exacerbados, apreensão, preocupação e inquietação.

Inclusive, é um problema psicossomático, pois mesmo tendo origem psicológica, causa sintomas no corpo, como a insônia, tremores, suor frio, taquicardia, alterações no trânsito intestinal e apetite.

As causas psicológicas da insônia podem ser melhoradas!

Fatores físicos – produção desequilibrada de hormônios e apneia

O principal hormônio responsável por regular o sono é a melatonina, que é produzida pela glândula pineal.

Problemas na produção da melatonina podem causar esses distúrbios. Os principais fatores de risco para a baixa produção de melatonina são a idade, pois idosos produzem menos deste hormônio, trabalhar de madrugada e o fuso horário, já que geralmente depois de uma grande viagem a pessoa pode ter dificuldade para dormir.

Além desse causa hormonal, um distúrbio conhecido como apneia pode desencadear a insônia.

Esse problema é caracterizado pela obstrução do fluxo de ar durante o sono. 

A principal causa é o relaxamento acima do normal da musculatura da faringe, o que além de obstruir a passagem de ar, faz com que a pessoa tenha roncos altos.

Essa falta de ar faz com que o indivíduo acorde levemente várias vezes durante a noite, mesmo que não perceba, fazendo com que tenha um sono não reparador.

Ambos problemas possuem cura, com o correto acompanhamento.

Como tratar a insônia?

Além de saber o que é insônia e suas causas, agora é hora de saber o que fazer para tratar a insônia, que atinge mais de 80 milhões de brasileiros!

Modificar os hábitos diários

Para você pode ser apenas detalhes, mas para o tratamento da insônia são grandes feitos. 

Atitudes como diminuir a ingestão de café, principalmente durante a noite, realizar atividades físicas durante a tarde, evitar dormir durante o dia e comer alimentos leves no jantar podem fazer toda a diferença.

Inclusive, manter uma rotina, com horários certos para dormir e acordar, ajudam seu corpo a entender a hora certa de cada coisa.

Fazer atividades relaxantes antes de dormir

Ao passo que atividades cotidianas durante no período vespertino podem interferir no resultado do sono, atividades antes de dormir são extremamente importantes também.

À noite, opte por atividades relaxantes, como ler um livro, tomar um chá e prepare seu ambiente de sono.

Certifique-se que o local que for dormir esteja em silêncio, deixe a luminosidade baixa e, claro, que sua cama seja confortável. 

Inclusive é recomendado, de acordo com alguns estudos, deitar apenas quando estiver realmente cansado e preparado para dormir. 

Dessa forma, seu corpo irá associar esse local ao sono, diminuindo as chances de ter insônia.

Quando é preciso consultar um médico?

Se você perceber que mesmo com a mudança de hábitos diurnos e noturnos não há melhora nos sintomas, é hora de procurar ajuda com o especialista.

Como dito anteriormente, a insônia pode ter várias causas e o médico especialista poderá investigá-las a fundo. Se necessário, um remédio poderá ser indicado para ajudar a se livrar desse problema.

Lutar contra esse distúrbio é muito importante e impacta em diversos setores da vida. Ter uma boa qualidade de sono é imprescindível para viver mais feliz. Gostou de saber o que é insônia? Aproveite e pratique essas dicas em casa, você perceberá a diferença!

Além disso, quando o assunto é qualidade do sono, quanto mais informação, melhor! Que tal ler outro conteúdo importante sobre aumentar a qualidade do sono que preparamos para você?

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL Confira o regulamento.
12X SEM JUROS NO CARTÃO
10% DESCONTO NO PIX OU BOLETO