4 de novembro de 2020

SAIBA COMO ESCOLHER A MÁSCARA CPAP IDEAL PARA VOCÊ

Escolher sua máscara CPAP é ideal para o sucesso do tratamento da apneia do sono. Conheça os principais modelos e como comprar a sua.

Você está iniciando o tratamento da apneia obstrutiva do sono ou percebeu que está na hora de trocar sua máscara CPAP? Fique tranquilo e acompanhe este artigo!

Neste post contamos com as dicas imperdíveis da fisioterapeuta especialista em terapia do sono, Ana Ruschel[, para te explicar como definir a melhor máscara para seu tratamento.

ENTENDA SUAS CARACTERÍSTICAS E NECESSIDADES

Primeiro, é importante lembrar que cada paciente é diferente em relação ao tratamento e necessidades físicas de adaptação da máscara de CPAPs.

As máscaras de aparelhos modernos são super confortáveis e encaixam bem ao rosto, mas você deverá pesquisar e entender sobre o modelo que se adapta melhor ao seu estilo de vida, de dormir, ao seu tipo de pele, formato do rosto e pressão do ar indicada pelo médico.

Antes de adquirir seu CPAP ou uma nova máscara, pesquise, experimente e procure uma loja especializada na terapia do sono e que te auxiliará na escolha. A CPAP FIT conta com uma equipe dedicada e à disposição para te ajudar a iniciar e manter as melhores soluções para dormir bem e acordar renovado!

CONHEÇA OS DIFERENTES TIPOS DE MÁSCARAS PARA CPAP

Como falamos anteriormente, todos os pacientes e necessidades do tratamento da apneia obstrutiva do sono são diferentes e você não deve se esquecer disso.

Máscaras e acessórios atenderão diferentes características para adaptação e conforto.

  • Máscara de almofadas nasais: esse tipo de máscara para CPAP é ideal para pacientes que buscam acessórios menores, mas é indicado para tratamentos mais leves, ou seja, com níveis de pressão mais baixos. Como é pequena, essa máscara trará mais conforto para quem prefere deixar o campo de visão mais livre.
  • Máscara nasal: A máscara nasal deve ser a primeira opção para o tratamento, excluindo alguns problemas como obstrução severa da via aérea superior e dificuldade de manter a respiração pelo nariz. Ela é indicada para pessoas que conseguem respirar pelo nariz durante o sono e para quem está em fase de adaptação. São máscaras confortáveis e seguras para diferentes tipos de pressões. 
  • Máscara oronasal: A máscara oronasal abrange a boca e nariz e possui duas classificações (oronasal e total). Indicada para pacientes respiradores bucais ou com obstrução severa da via aérea superior (dificuldade de respiração pelo nariz). Quando o ar sai pela boca durante a noite e mesmo com os ajustes clínico persistem. Em casos de alergia grave como rinite, sinusite e queixas de ressecamento persistente. 

EXPERIMENTE DIFERENTES MÁSCARAS CPAP

Agora que você já conhece os tipos de máscaras CPAP, é hora de experimentar.

As primeiras noites utilizando o CPAP podem ser incômodas, mas é normal e faz parte do período de adaptação. Então, escolher corretamente é ideal para a evolução positiva do tratamento da apneia e a melhora do sono.

Converse com seu médico ou fisioterapeuta responsável pelo seu tratamento e peça recomendações de acordo com o diagnóstico identificado. Você também deverá escolher o tamanho certo da máscara, medindo o rosto e consultando os tamanhos disponibilizados pelos fabricantes.

Segundo Ana Ruschel, fisioterapeuta da CPAP FIT, “alguns modelos de máscaras CPAP vêm com diferentes tamanhos de almofadas, mas é ideal verificar antes da compra, já que modelos de tamanho únicos devem ser definidos antes da compra e não têm troca”. 

Lembre-se das perguntas a seguir, entre em contato com a CPAP FIT e converse com um de nossos especialistas do sono:

Você respira pela boca ou pelo nariz? É claustrofóbico? Sua pele costuma ficar marcada facilmente? Você tem rinite, sinusite ou outras alergias respiratórias? 

COMO COMEÇAR A USAR SUA NOVA MÁSCARA

Como já falamos, desconfortos iniciais são comuns e fáceis de serem resolvidos.

“Na fase de adaptação recomenda-se que o paciente entre em contato com seu clínico sempre que houver dúvidas ou desconforto por alguns dias seguidos. Sendo os primeiros trinta dias de grande importância para a adaptação”, explica Ana.

Uma dica é realizar “testes” diurnos e em momentos de relaxamento, onde você poderá utilizar o CPAP de maneira mais tranquila, observar e acompanhar sua respiração e conforto ao aparelho e acessórios.

Outra dica é iniciar o tratamento com mínimo de quatro horas de utilização até se adaptar totalmente à máscara.

OS BENEFÍCIOS DO CPAP E DA MÁSCARA NO TRATAMENTO DA APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO

Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia, é estimado que, apenas em São Paulo, cerca de 32% da população sofre de apneia. Os números podem ser ainda mais expressivos quando falamos do Brasil, por isso, é importante cuidar e investigar.

Se você está iniciando o tratamento da apneia com o CPAP ou trocando sua máscara e acessórios, saiba que o CPAP é considerado como padrão-ouro pela medicina brasileira do sono, ou seja: a melhor opção para melhores noites de sono!

O uso do CPAP, além de mudar como você dorme, irá proporcionar uma série de outros benefícios:

  • – concentração;
  • – estabilidade emocional;
  • – mais energia e disposição no dia a dia;
  • – menos ronco;
  • – mais saúde.

É HORA DE COMPRAR SUA MÁSCARA CPAP

Escolher a máscara ideal é um importante passo para o sucesso do tratamento da apneia com a utilização do CPAP e sabemos disso!

Após conferir as dicas da Ana Ruschel, fisioterapeuta na clínica de adaptação de Cpap/Bipap e ventilação mecânica da CpapFit e Oxisaude Terapia do Sono e Respiratória, é hora de escolher o seu modelo.

Conte sempre com nossa equipe para esclarecer possíveis dúvidas e te auxiliar na escolha.

Acompanhe CPAP FIT no Facebook e Instagram e mantenha-se informado sobre os principais lançamentos e marcas do mundo CPAP.

  • testsate
  • teasasd
  • asda

asdasdasd

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL Confira o regulamento.
12X SEM JUROS NO CARTÃO
10% DESCONTO NO PIX OU BOLETO