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20 de dezembro de 2020

Como a respiração pode me ajudar a viver melhor?

O cotidiano das pessoas está cada dia mais estressante e com acúmulo de tarefas. Mas você sabia que um simples exercício de respiração pode trazer mudanças essenciais para sua vida?
Inclusive, praticar exercícios é muito mais que uma simples terapia, é um conjunto de atividades reconhecidas pela Medicina, com efeitos comprovados pela ciência.
Neste post falaremos sobre a importância de se preocupar com a respiração e como um simples exercício respiratório pode ajudar seu dia a dia. Confira!

Pratique exercícios de respiração!

Além de acalmar e trazer diversos benefícios para o corpo e mente, exercícios de respiração também entram para o campo da Medicina e podem ser aplicados para relaxamento ou reabilitação, em pessoas que tiveram COVID-19, por exemplo.
Mesmo que ainda não existam estudos conclusivos sobre as consequências deixadas pelo Coronavírus, fisioterapeutas e médicos de diferentes partes do mundo convivem com centenas de pacientes com sequelas respiratórias.
Inclusive, pacientes com problemas de função respiratória, após infecção por COVID-19, percebem melhora com exercícios de respiração e uso de aparelhos que regulam o sono e garantem respiração sem falhas.
A verdade é que os exercícios de respiração são multidisciplinares e fazem bem para todo mundo.
A respiração diafragmática, também conhecida como abdominal, é a prova disso: uma técnica simples que é usada para aumentar a sua disposição e melhorar a resistência. 
Confira abaixo mais informações sobre essa prática que só traz benefícios:

Respiração diafragmática: muito mais que respirar fundo

A relação entre estresse e a humanidade é mais velha do que você pensa. De acordo com a ciência, as primeiras descrições sobre esse problema começaram lá em 1936, pelo Dr. Hans Selye.
As definições do médico incluíam que o estresse é um estado de tensão patológico, termo que é usado até hoje.
A luta contra o estresse então tomou mais força e com o avanço da medicina, foi comprovado que esse desequilíbrio causado pela tensão excessiva pode causar aceleração dos batimentos cardíacos, mudança na respiração, tensão muscular e até mesmo insônia.
Sabe quando alguém diz para você respirar fundo porque parece estar muito estressado? Então, tem embasamento! 
O princípio básico deste ditado é que quando você respira profundamente, o seu organismo recebe uma dose maior de oxigênio e faz o cérebro entender que o seu corpo pode funcionar de forma mais calma e relaxada.
O objetivo dessa atividade é intensificar a respiração na região do abdômen, além da torácica. 
Uma dica importante é imaginar que a barriga é um balão, que você precisa enchê-lo. 
Mas diminuir o estresse e relaxar o corpo não é o único benefício da respiração diafragmática, ela pode trazer muitos benefícios reconhecidos pela Medicina.

O que a Medicina diz sobre a respiração?

Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, as técnicas de respiração são comprovadas cientificamente e usadas na Medicina tanto para relaxamento, como para aumentar a capacidade pulmonar.
Inclusive, alguns médicos incluem exercícios respiratórios no tratamento de pacientes com asma e outras doenças pulmonares para auxiliar o tratamento medicamentoso.
Por definição, a ginástica respiratória usada na Medicina tem por finalidade a melhora do fluxo pulmonar, diminuir o volume de ar residual, melhorar a capacidade vital, aumentar a reserva respiratória, agir em toda musculatura auxiliar da respiração e corrigir a postura.
Antes da aplicação dessa técnica, os médicos fazem exames complementares no paciente, como raio-x de tórax e da face, exames de sangue e, em casos específicos, a aplicação de autovacina.
De fato, a Medicina enxerga a ginástica respiratória como parte do tratamento multidisciplinar para pacientes com asma, assim como prática essencial para o relaxamento de pessoas de todas as idades.
Além disso, a ginástica respiratória é indicada também para crianças, pois apresenta resultados satisfatórios na saúde delas.

Quais são os benefícios de fazer exercícios de respiração?

Tanto mentais como físicos, os benefícios de fazer exercícios de respiração são variados e comprovados. Entre eles estão:

Diminuir o estresse

De acordo com pesquisas, a respiração diafragmática pode trazer aumento da consciência corporal, estabilização do sistema nervoso, redução da pressão arterial, melhora na digestão e até mesmo mais imunidade, além de controlar a ansiedade e estresse.

Auxiliar afecções do sistema respiratório

Principalmente na asma, os exercícios respiratórios ajudam e muito! Isso ocorre porque geralmente quem sofre dessa doença sente falta de ar, que, na verdade, é um excesso de ar nos pulmões que ele não consegue expelir. 
Esse ar preso, juntamente com catarro dos brônquios, faz com que a pessoa apenas respire usando o ápice dos pulmões, sofrendo com a dor.
Com os exercícios, esse e outros problemas podem ser tratados.

Melhorar a capacidade pulmonar

Determinados exercícios de respiração permitem que o paciente aumente sua capacidade pulmonar. Com isso, o fôlego aumenta e a resistência respiratória também.

Ter noites melhores de sono

Quando há falta de oxigênio durante a sua noite de sono, o seu corpo começa reagir com despertares diurnos. Sabe qual doença é associada a esse problema? Isso, a apneia do sono.
Ao praticar os exercícios de respiração, você consegue manter o seu organismo mais oxigenado e saudável para aproveitar melhor a sua terapia do sono.
Por isso, realize-os sempre que possível, até mesmo quando já estiver deitado para dormir.

Ser mais feliz

Isso mesmo, essas técnicas permitem um aumento de qualidade de vida, fazendo com que as pessoas se sintam mais felizes e realizadas.
Isso acontece porque ocorre uma diminuição dos níveis de estresse do indivíduo, que consegue aproveitar melhor o dia e se manter em equilíbrio.
Inclusive, se a pessoa possui alguma doença respiratória, começará a ver as mudanças positivas, dando mais ânimo para o cotidiano.
E quando o assunto é sono? Quem dorme bem, acorda renovado, com energia e sensação de estar descansado. Com os exercícios adequados, até mudanças no sono podem ser percebidas, fazendo com que todo o dia da pessoa melhore.
Lutar contra o estresse, insônia, doenças respiratórias e outros fatores que podem atrapalhar sua felicidade é essencial.

Quais são os melhores exercícios de respiração?

Agora que você já sabe os benefícios comprovados em fazer exercícios de respiração, conheça alguns para poder treinar em casa ou até mesmo no trabalho. Você sentirá a diferença!

Para aumentar a capacidade pulmonar

Inspire pelo nariz e expire por um canudinho dentro de um copo de água, até não conseguir mais. No começo pode ser mais difícil, mas depois de um tempo você começará a perceber que consegue soprar por mais tempo.
Além desse exercício, a prática de instrumentos de sopro, como gaita e corneta, também podem auxiliar.

Para melhorar a postura 

Com a ajuda de um bastão, segure-o horizontalmente com as duas mãos a frente do corpo, inspire pelo nariz levando o bastão acima da cabeça, expire em sopro ao passo em que volta à posição inicial.
Esse exercício pode ser feito diariamente, e em poucas semanas o paciente começa a perceber a melhora tanto na respiração, como na postura.

Para melhorar crises asmáticas 

Deite-se em decúbito dorsal (de barriga para cima), encolha as pernas junto ao abdômen e expire. Depois, inspire pelo nariz, soltando levemente a musculatura da barriga e depois expire pela boca, comprimindo o abdômen com as mãos.
Você já sabia tudo isso sobre os exercícios de respiração? Compartilhe esse post com seus amigos e aproveite para aplicar essas técnicas em seu cotidiano!

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