dicas-para-escolher-o-seu-bipap
3 de janeiro de 2021

Dicas para escolher o seu BIPAP

Ter uma noite de sono completa e reparadora não é tão comum para pessoas com doenças pulmonares e apneia obstrutiva do sono, por isso elas precisam escolher o BIPAP ideal para auxiliá-las nisso.  Porém, existem diversos modelos no mercado, sendo essencial saber quais critérios devem ser considerados nessa decisão. Ele é um pequeno aparelho, mas com um poder incrível: é um tipo de compressor de ar, usado para tratar apneia avançada e doenças pulmonares de diversas naturezas.

A sigla BIPAP é uma abreviação de BI-level Positive Airway Pressure, que em português traduz-se como pressão positiva em vias aéreas a dois níveis. Ou seja, o dispositivo consiste em dois níveis de pressão, sendo uma para inspiração (IPAP) e outra para expiração (EPAP). O aparelho tornou-se um verdadeiro sucesso porque diminui o trabalho respiratório do cliente devido à diminuição de pressão, permitindo uma respiração mais suave. 

Devido à tecnologia e à popularidade do produto, alguns tipos diferentes foram criados, sendo importante saber escolher o BIPAP ideal para cada caso.

No post de hoje traremos informações úteis sobre ele para você escolher corretamente e ter melhores noites de sono.

Como escolher o BIPAP ideal?

Apesar de parecer simples escolher o BIPAP ideal, é necessário seguir as recomendações do médico que indicou o aparelho e se nortear pelo estilo de vida que leva. Porém, mesmo com essas informações disponíveis, existem dicas para facilitar esse processo. Confira:

Siga a indicação do aparelho

O uso do BIPAP está indicado em casos de apneias centrais, hipoventilação alveolar primária ou secundária, DPOC e doenças pulmonares restritivas. Pacientes que tiveram qualquer tipo de dificuldade com o uso de CPAP também estão indicados para migrar ao aparelho. Para cada condição de saúde citada acima, há um modelo de BIPAP com tecnologia ideal para atender o usuário, trazendo conforto e qualidade de vida. Cada tipo apresenta um intervalo de pressão, que se caracteriza pela capacidade de enviar o fluxo de ar com determinada intensidade. Quanto maior a capacidade, melhor deve ser a vedação da máscara usada pelo paciente e isso deve ser considerado.

Tipo de respiração do paciente

A forma como o usuário respira impacta fortemente na escolha do BIPAP. Pessoas que possuem algum tipo de obstrução causada pela rinite alérgica, algum nível de desvio de septo ou pequenos pólipos nas vias aéreas têm a tendência de respirar com a boca aberta. Nesse caso, o uso de máscara nasal não é indicado, pois, pode atrapalhar o fluxo de ar gerado pelo dispositivo. Como a pressão do ar varia de um usuário para outro, a lógica de uso do aparelho segue esse raciocínio.

Atente-se à pressão do BIPAP

O BIPAP tem característica geral de ser usado para níveis de pressão maiores e, por isso, deve-se levar em conta a possibilidade de fuga de ar devido a esse aumento. Desse modo, em alguns casos as máscaras intranasais não são a melhor escolha. 

Não escolha sozinho

O médico especialista no sono deverá ser sempre a sua maior referência, pois ele que determinará as configurações corretas de pressão e de que forma você deverá usar o aparelho. O BIPAP possui recursos avançados e personalizados, portanto é uma ótima forma de terapia para problemas de respiração e de sono, mas precisa ser escolhido adequadamente e ter um acompanhamento regular pelo profissional especialista.

Benefícios do uso do BIPAP

O maior desafio vivido por pacientes que sofrem de apneia e outros tipos de condições que envolvem dificuldade na respiração é a diminuição na qualidade de vida e desconforto para dormir. Inclusive, pessoas com doenças pulmonares possuem insuficiência respiratória diagnosticada e possuem menor taxa de oxigênio no corpo, o que gera uma série de sintomas negativos, como letargia, cansaço extremo, dificuldade em subir escadas ou praticar exercícios.

Assim, a busca por conforto desses pacientes é o principal motivador a adquirir um BIPAP, e o aparelho é conhecido por atender essas expectativas. Podendo ser ajustado de acordo com a necessidade respiratória do paciente e seu padrão de respiração, as chances de sucesso de terapias com uso do aparelho são altas.

Ele ajuda os usuários a retomar o padrão respiratório sem grandes esforços e pode também ser usado em conjunto com terapias específicas e fisioterapia.

O seu BIPAP ideal está na CPAP FIT!

Somos especialistas na venda e locação de BIPAPs, CPAPs, máscaras e muitos outros componentes para promover uma respiração satisfatória e um sono regulado. Em nossa loja on-line você consegue navegar pelos diferentes produtos e categorias para tratamentos personalizados para sua respiração e realizar sua compra no conforto de casa. 

Aproveite para conhecer nossas soluções e dar um novo significado para suas noites de sono, entre em contato!

CPAP Fit

A CPAP FIT é um ecommerce especializado em produtos médicos hospitalares.

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL Confira o regulamento.
12X SEM JUROS NO CARTÃO
10% DESCONTO NO PIX OU BOLETO