filtro-cpap-tire-suas-duvidas
3 de fevereiro de 2021

Filtro CPAP: tire suas dúvidas!

Para aumentar a durabilidade do equipamento e fazer com que a terapia tenha resultados positivos, deve-se sempre cuidar do filtro do CPAP. Esse acessório exige a troca periódica e, em alguns casos, a higienização para o uso.

Neste artigo, vamos falar mais sobre o filtro e responder suas principais dúvidas sobre ele. Continue lendo e confira!

O que é o filtro do CPAP?

O filtro do CPAP é um acessório responsável por duas funções essenciais para o equipamento.

A primeira está relacionada com a limpeza do ar que é enviado para a máscara do paciente. Como o ar é coletado do próprio ambiente, ele pode conter micro-organismos, como bactérias, vírus e fungos ou até mesmo uma grande quantidade de poeira.

Se não houver uma boa filtragem do ar, o usuário pode começar a apresentar outros problemas, como:

  • alergias;
  • rinites;
  • congestão nasal e
  • sinusite.

Esses mesmos sintomas são sentidos após longos períodos sem haver a limpeza adequada do filtro.

A segunda função do filtro do CPAP é manter o canal de ar do equipamento limpo. Caso haja o acúmulo de sujeiras, o aparelho irá reduzir o fluxo de pressão, o que pode causar superaquecimento e danos, por isso, ter um filtro limpo é essencial para trazer mais durabilidade para o aparelho.

Como escolher o filtro do CPAP?

Não existe, exatamente, como recomendar esse acessório sem conhecer o paciente e os seus hábitos. Por isso, deve-se compreender as diferentes opções para apresentá-las para os usuários.

Os modelos contam com as suas especificações e, consequentemente, com filtros de CPAP próprios para cada um, por isso, você encontra uma grande variedade de filtros com diferentes:

  • tamanhos;
  • formatos e
  • material de confecção.

Em relação aos tamanhos e formatos, é preciso sempre se atentar para indicar os modelos compatíveis com o aparelho do paciente. Vale ressaltar que a maioria dos modelos não são compatíveis com mais de um aparelho. Normalmente, são divididos pelas linhas do CPAP, como:

Outro fator que deve ser considerado para a compra do melhor filtro de CPAP é o seu material de confecção.

Filtro CPAP branco

O filtro branco é o acessório descartável, ou seja, ele não deve nunca ser lavado e reutilizado, uma vez que não terá a mesma eficiência de antes. O seu tempo de uso varia de acordo com o modelo do equipamento. O filtro CPAP ultrafino da Philips Respironics, por exemplo, deve ser trocado a cada 30 dias.

Vale ressaltar que esse prazo não é exatamente preciso, uma vez que é necessário considerar questões como a umidade e a limpeza do local. Durante o mês, é importante ficar de olho para conferir se não há acúmulo de sujeiras e, caso sim, fazer a troca antes do período recomendado.

Já outros filtros, como os da ResMed, o tempo de troca varia de acordo com o modelo, podendo ser entre 1 a 6 meses.

A substituição dos filtros descartáveis também deverá ocorrer caso eles estejam danificados. Por isso, o paciente deve sempre fazer uma verificação após o uso para saber o estado do acessório.

Filtro CPAP de espuma

O filtro CPAP de espuma é lavável e, por isso, é trocado menos frequentemente. Ele também é chamado de reutilizável.

Ele deve ser higienizado semanalmente com água e detergente, neutro e sem aromas, e, após seis meses, substituído por um novo. Caso esteja danificado antes desse período, também deve ser recolocado. 

Alguns equipamentos, como os da Philips Respironics, utilizam tanto o filtro reutilizável quanto o descartável.

Agora que você já sabe mais sobre os tamanhos, modelos e materiais, será mais fácil recomendar quais são os mais indicados para cada paciente de acordo com as suas necessidades.

Como trocar o filtro do CPAP?

A troca do filtro do CPAP é consideravelmente simples e rápida, mas muitos pacientes têm dúvidas sobre esse procedimento, para isso, basta seguir os passos abaixo:

  • remover a tampa do filtro de ar;
  • descartar o filtro de ar usado ou lavar o reutilizável;
  • introduzir o novo filtro e
  • recolocar a tampa do filtro de ar.

Dicas para conservar e cuidar do filtro do CPAP

Alguns cuidados simples podem fazer toda a diferença para cuidar do filtro do CPAP, principalmente o lavável.

É fundamental fazer a higienização apenas com detergente neutro e água, sem utilizar outros produtos de limpeza que poderão agredir o material e reduzir sua vida útil.

Após a lavagem, o filtro CPAP deve estar completamente seco antes de ser introduzido no aparelho. Uma boa dica é ter dois filtros de espuma. Quando um for lavado, basta utilizar o outro.

Também é importante fazer as trocas e as higienizações no período recomendado. Isso diminuirá os seus problemas respiratórios e ainda aumentará a durabilidade do equipamento.

Alguns fatores podem influenciar na periodicidade desses procedimentos, como:

  • animais domésticos em casa;
  • fumar na área interna e
  • alta poluição ou poeira na área de residência.

A melhor maneira de cuidar do filtro do CPAP é através da sua checagem regular e fazer a higienização ou troca ao notar resíduos. Aconselhe os seus pacientes para trazer mais qualidade para a sua terapia!

Não deixe de nos seguir no Instagram e no Facebook para conferir as nossas promoções e receber dicas exclusivas.

CPAP Fit

A CPAP FIT é um ecommerce especializado em produtos médicos hospitalares.

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL Confira o regulamento.
12X SEM JUROS NO CARTÃO
10% DESCONTO NO PIX OU BOLETO