oxigenio-domiciliar-como-uma-alternativa-ao-tratamento-para-a-covid-1
16 de abril de 2021

Oxigênio Domiciliar como uma alternativa ao tratamento para a Covid-19

O concentrador de oxigênio é um equipamento que pode ser utilizado para auxiliar no tratamento da Covid-19. Muitas pessoas o confundem com um cilindro de gás, mas esse dispositivo tem um funcionamento completamente diferente.

Diversos pacientes infectados com o novo Coronavírus sofrem uma redução no nível de oxigenação do sangue, podendo causar danos para diferentes órgãos. Isso pode ser, ou não, acompanhado de falta de ar. A detecção precoce dessa anormalidade na saturação possibilita um tratamento mais eficaz.

Uma alternativa frente à lotação dos hospitais e à falta de respiradores é o concentrador de oxigênio. Continue lendo o nosso artigo e saiba mais sobre esse equipamento, seu funcionamento e quando ele é indicado.

O que é um concentrador de oxigênio?

Quando uma pessoa sem nenhuma doença respiratória inspira, o ar, que é composto de diferentes gases, vai para o pulmão. Lá o sangue elimina o gás carbônico produzido durante a respiração celular e absorve o oxigênio.

Mas esse mesmo processo não ocorre em quem tem a função respiratória comprometida, por isso, é preciso que a sua respiração tenha um nível maior de O₂ para que a saturação sanguínea continue alta.

Por meio do ar atmosférico, é feita a retirada, purificação e concentração de O₂, que é enviado para o paciente, normalmente por meio de máscaras ou cânulas similares às utilizadas com cilindros. 

O concentrador de oxigênio funciona, portanto, como uma opção para o oxigênio domiciliar e pode ser utilizado para o tratamento da Covid-19 quando indicado por um médico.

Quais são os tipos de concentrador de oxigênio?

Você encontra diferentes modelos do concentrador de oxigênio, cada um com características específicas. Em geral, pode haver variação de:

  • tamanho;
  • peso e
  • acesso à energia, podendo, ou não, ter bateria.Oferta de Oxigênio de 5 l/min ou 10/min

Esse último aspecto tem grande impacto, uma vez que o paciente ficará sem o oxigênio no caso de apagões ou perda de luz temporária. Além disso, ainda existem equipamentos que são portáteis e outros que são estacionários. Para definir qual o mais indicado, deve-se considerar as limitações de locomoção do paciente e a prescrição médica da quantidade de oferta de oxigênio, existem equipamentos que oferecem somente 2 l/min de oxigenio, outros 5 l/min e outros até 10l/min, por isso a necessidade de prescrição médica, assim como a seriedade do caso de Covid-19. Outro ponto que exige atenção é a voltagem, já que, em regra geral, não são bivolts.

Quando o concentrador de oxigênio é indicado?

Esse equipamento é indicado para todos os pacientes que necessitam de oxigênio domiciliar, como portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica e outras doenças respiratórias. Atualmente, também é recomendado para os infectados pela Covid-19, que, como já falado, podem sofrer com a diminuição na saturação do oxigênio no sangue.

Além de ter o seu uso residencial, também é possível utilizar o concentrador de oxigênio em clínicas, asilos ou ambientes hospitalares. Vale ressaltar que ele deve sempre ser recomendado por um médico especializado, que deverá passar o fluxo do gás necessário para evitar um nível abaixo ou acima do normal.

Quais são os problemas de ter a saturação de oxigênio abaixo do normal?

Muitas das causas de óbito da Covid-19 estão relacionadas com a insuficiência respiratória, que é causada por um descontrole na resposta inflamatória para combater a infecção. Isso faz com que as células saudáveis do pulmão comecem a se deteriorar, causando uma diminuição na sua capacidade de retirar o oxigênio do ar inalado. Esse problema, como mencionado, pode ocorrer de forma silenciosa ou acompanhar sintomas como:

  • dor de cabeça;
  • falta de ar;
  • dor no peito e
  • aceleração no batimento cardíaco.

Em casos iniciais, a diminuição na saturação pode ser resolvida por meio da inspiração do oxigênio em maiores concentrações, o que permite que o corpo funcione normalmente e consiga se recuperar, por isso, o uso do concentrador de oxigênio é recomendado para todos os pacientes que estão passando por essa situação, o que influencia na recuperação da doença que, caso não tratada, pode ter sérias consequências.

Como iniciar a terapia com oxigênio domiciliar?

A terapia com oxigênio domiciliar deve ter início em uma consulta com um médico especializado que irá analisar a gravidade da infecção por Covid-19 e fará a medição da saturação de O₂, identificando se realmente há a necessidade desse recurso.

Caso haja, o paciente deve procurar uma loja de confiança para fazer a locação ou compra do aparelho. Normalmente, é feita a entrega domiciliar e o atendimento auxilia na instalação, bem como esclarece sobre o seu funcionamento.

Esperamos que esse conteúdo sobre concentrador de oxigênio tenha auxiliado você a saber mais sobre esse equipamento tão importante. Se você tiver alguma dúvida em relação ao seu uso e a compra ou locação, fique a vontade para entrar em contato conosco. Nós somos especializados em terapia respiratória e nossos consultores poderão auxiliar.

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL Confira o regulamento.
12X SEM JUROS NO CARTÃO
10% DESCONTO NO PIX OU BOLETO