filtro+hepa
10 de junho de 2021

A importância do filtro bacteriológico HEPA

Os filtros bacteriológicossão dispositivos desenvolvidos e recomendados para pacientes em circuito respiratório. Ele é responsável por proporcionar maior segurança na barreira microbiológica dos respiradores mecânicos e aparelho de VNI, ou seja, são utilizados para proteger e prevenir a transmissão de microorganismos durante a utilização do equipamento. 

O filtro Hepa normalmente possui um componente hidrofóbico com baixa resistência ao fluxo que mantem-se estável tanto seco quanto com presença de umidificação, além de ter um altíssimo poder de filtração. Previne a infecção cruzada entre o paciente e o equipamento

Deve ser de preocupação constante que os pacientes, em uso de ventilação mecânica, seja ela invasiva ou não, façam uso de um filtro bacteriológico. Seja qual for a situação, ter um dispositivo que retire as impurezas do ar é essencial, e é nesse cenário que os filtros HEPA são capazes de fazer a diferença.

Filtros bacteriológicos HEPA

O  filtro bacteriológico HEPA foi criado pensando nos cuidados ideais para os pacientes que precisam recorrer a ventilação mecânica.

Desenvolvido especificamente para proteger o respirador da entrada de patógenos, evitando assim uma contaminação do equipamento. Ele é estéril, descartável e projetado para funcionar com uma alta eficiência de filtragem, fazendo com que a propagação do material microbiológico não ocorra além de protejer a respiração do usuário.

Esses pacientes, durante esse processo, não estão tendo suas funções fisiológicas básicas funcionando, tornando os níveis infecciosos mais altos que o normal, inclusive pare aqueles pacientes imunodeprimidos. 

As características dos filtros bacteriológicos HEPA:

  • permite visualização de obstruções;
  • conectores padrão ISO diâmetros de: 15 e 22mm;
  • recomendado o uso durante 24 horas 
  • baixa resistência ao fluxo de ar;
  • mínimo espaço morto;
  • livre de Látex.

Tipos de filtros bacterianos HEPA

Existem alguns modelos de filtros bacteriológicos, alguns indicados para adultos, já outros para crianças. 

Independente de quem é o paciente, todos os filtros possuem o mesmo objetivo, sendo proteger, tanto o paciente, como as maquinas e os profissionais envolvidos. 

É de conhecimento geral que ambientes hospitalares, são lugares onde é essencial que se exista um cuidado mais rigoroso, afinal os riscos de contaminação são altos por conta do movimento constante de pessoas doentes, fazendo com que estejam sempre repleto de vírus e bactérias. 

As infecções respiratórias são, geralmente, a segunda causa mais frequente de infecções hospitalares, cerca de 45% dos pacientes internados, podem adquirir pneumonias associadas à ventilação mecânica, por isso, recorrer a filtros bacteriológicos é essencial. 

Esperamos que esse conteúdo sobre filtros bacteriológicos tenha ajudado você a entender a importância desse equipamento. Todo cuidado com um quadro respiratório é pouco, e é muito importante tomar as medidas necessárias para que o pior não aconteça.

Tem mais alguma dúvida? Fique a vontade para entrar em contato conosco. Somos especializados em terapia respiratória e nossos consultores estão sempre prontos para te auxiliar.

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL Confira o regulamento.
12X SEM JUROS NO CARTÃO
10% DESCONTO NO PIX OU BOLETO