13 de outubro de 2021

6 dicas para respirar melhorar no tempo seco!

Algumas pessoas são muito sensíveis a qualquer mudança na temperatura, principalmente quando há tempo seco, o que é comum no inverno, em especial na região sul do país. Se você é uma delas, nós podemos auxiliar você com dicas para respirar melhor.

A falta de umidade no ar impacta diretamente na quantia de mucosa existente nas vias aéreas, o que pode causar:

  • tosse;
  • irritação na garganta e
  • resfriados.

Além disso, o tempo seco também facilita o agravamento de doenças pré-existentes. Um estudo mostra que adolescentes asmáticos, que moram em regiões com baixa umidade no ar, tem a patologia de forma mais grave do que aqueles que moram em outras regiões.

Continue lendo para saber como respirar melhor nessas situações e não sofrer de dores de cabeça ou outros sintomas incômodos.

Como respirar melhor no tempo seco?

Nossas dicas para respirar melhor no tempo seco são simples de serem aplicadas na sua vida e permitem ter mais conforto em todas as estações do ano:

Mantenha-se hidratado

O tempo seco causa o ressecamento das mucosas das vias aéreas. Uma forma de diminuir esse efeito é através da hidratação do corpo. Você não precisa esperar ter sede para beber água. Quando se sente sede, quer dizer que o corpo já está com menos água do que deveria, por isso, indicamos que você a beba periodicamente, a cada uma hora, por exemplo.

Conforme a Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí, nós perdemos entre 1.500 e 3.000 ml de água diariamente, por isso, é necessário beber mais do que se elimina. O ideal é que você beba entre 35 a 40 ml para cada quilo. Se você tem 50 kg, por exemplo, deve beber entre 1.750 e 2.000 ml por dia.

Uma forma de lembrar de beber durante o dia é deixando uma garrafinha do seu lado e observando o seu consumo diário. Outra opção é baixar aplicativos para gerar lembretes ou usar a própria agenda do celular para isso.

Coma bem

Outra forma de respirar melhor em todas as estações do ano é ter uma alimentação saudável. Legumes, frutas e vegetais contam com uma porcentagem muito maior de água do que os alimentos multiprocessados. Isso quer dizer que eles podem auxiliar você a permanecer hidratado e, consequentemente, diminuir o ressecamento.

Por isso, tenha uma dieta com mais alimentos naturais. Nós garantimos que fará a diferença!

Combata o tempo seco

Uma ótima forma de respirar melhor no tempo seco é aumentar a umidade dos ambientes. Isso pode ser feito de diferentes formas:

  • umidificadores de ar: aparelhos eletrônicos que transformam água em vapor e a colocam no ar, aumentando a umidade local;
  • aromatizadores: existem alguns aromatizadores que funcionam como se fossem umidificadores, esquentando a água e a lançando no ar, por isso, podem ser uma solução mais em conta, e
  • toalhas ou baldes: se você não tem nenhum desses equipamentos, deixe toalhas molhadas ou baldes com água em sua casa. Isso é uma ótima opção para a noite e fará você dormir melhor.

Além disso, você também pode umidificar a sua via respiratória com soro fisiológico. Se você tiver um nebulizador em casa, pode utilizá-lo.

Deixe sua casa limpa

O tempo seco contribui para gripes, resfriados e alergias, por isso, uma das formas de respirar melhor é garantir que sua casa está limpa, sem agentes que podem piorar essas condições, como:

  • poeira;
  • mofo;
  • ácaros;
  • sujeira e
  • pelos de animais.

Use CPAP com umidificador

Se você faz tratamento para apneia do sono com CPAP deve ter dificuldades para respirar durante o tempo seco. Uma boa opção para não atenuar esse problema é utilizar um aparelho que tenha umidificador incluso.

Assim, o fluxo de ar direcionado terá vapor de água e garantirá que você não sofra tanto com o ressecamento das vias áreas.

Existem diversos modelos que podem ser comprados, mas os mais buscados são:

Procure um médico

Se você seguir todas essas nossas dicas e não conseguir respirar melhor no tempo seco, recomendamos que procure por um médico. Apesar de ser comum ter problemas respiratórios nesse período, você pode ter algo mais sério que exige tratamento, como é o caso do desvio de septo.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre o tema, entre em contato conosco. Temos uma equipe especializada em respiração que pode auxiliar você a ter mais saúde. Além disso, nos siga no Facebook e no Instagram para ver mais dicas para respirar bem, ter uma vida saudável e dormir melhor.

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL Confira o regulamento.
12X SEM JUROS NO CARTÃO
10% DESCONTO NO PIX OU BOLETO