8 de novembro de 2021

Como dormir com CPAP: melhores posições e outras dicas

Você começou a fazer sua terapia do sono recentemente, mas está tendo dificuldades para dormir com CPAP? Isso é normal e faz parte do processo de adaptação. Mas existem maneiras de melhorar o seu conforto e passar por esse período de forma mais rápida, sem impactar as suas noites ou sua qualidade de vida.

Nós estamos aqui para auxiliar nessa jornada. Separamos algumas posições para você poder dormir com mais tranquilidade e também trouxemos dicas gerais para que sua terapia tenha mais eficácia e traga mais resultados.

Continue lendo e veja como dormir com CPAP sem abdicar do conforto!

Quais são as melhores posições para dormir com CPAP?

Quem está começando a dormir com CPAP agora pode ter dificuldades e ficar tenso durante a noite, pensando que a máscara poderá sair do rosto ou que enrolará a traqueia nos braços, ou ao redor do seu corpo.

Todas essas preocupações são normais e nós garantimos que com o tempo e experiência elas irão passar. Com o uso, o aparelho acaba fazendo parte da rotina e você nem perceberá que está usando.

Mas por enquanto você ainda está na fase de adaptação e existem algumas posições que farão você dormir melhor. Confira quais são elas.

Barriga para cima

Essa posição é ótima para dormir com CPAP, visto que não pressiona o rosto e, consequentemente, nem a máscara. Para ter mais conforto, garanta que o seu travesseiro não levante muito sua cabeça.

Além disso, uma boa ideia é colocar outro travesseiro ou uma coberta extra na parte debaixo do joelho, para deixar todo o seu corpo alinhado, evitando dores nas costas.

De lado

Muitas pessoas têm costume de dormir de lado, mas, devido à máscara, não conseguem se sentir confortáveis nessa posição. Isso ocorre, principalmente, em modelos que são maiores, como as Oronasais.

Se você gosta de dormir nessa posição, mas não consegue devido ao CPAP, recomendamos que você compre um travesseiro com recorte especial, que permite o encaixe do rosto nas laterais.

Um exemplo é o Travesseiro COMPACT CPAP Visco Elástico Perfetto, feito de uma espuma muito macia e que conta com um design diferenciado. Com ele, você conseguirá dormir com CPAP de lado, sem nem sentir que está usando uma máscara.

E caso a sua máscara tenha a saída da traqueia na parte de cima da cabeça o travesseiro não irá auxiliar e recomendamos procurar ajuda clínica para avaliar as queixas e auxiliar no processo de adaptação.

Outras dicas para dormir com CPAP

Além de indicarmos essas duas posições para dormir com CPAP, também temos dicas que tornarão as suas noites melhores. Confira quais são elas!

Compre uma máscara ideal para você

Um problema recorrente entre os nossos clientes é a compra de uma máscara que não é adequada para o tamanho e tipo de rosto. Como consequência, qualquer movimento remove a vedação e faz a pessoa acordar.

Tenha muito cuidado com essa escolha, orientamos uma avaliação clínica para definir se a máscara ideal para o seu tratamento será a  nasal ou Oronasal, lembrando que conforme estudos a máscara nasal sempre será a primeira escolha, se não tivermos problemas maiores de obstrução de via aérea e outras dificuldades.

Siga as instruções de ajuste

Outra dica valiosa para dormir com CPAP é seguir as recomendações de ajuste da máscara. Isso, além de aumentar a sua durabilidade, ainda fará com que ela fique fixa ao seu rosto, mesmo durante as viradas na cama.

Tenha um tubo flexível

Se você tem o costume de virar durante a noite, o tubo e traqueia podem acabar prejudicando o seu sono. Mas, felizmente, já existem soluções para isso. Uma opção é comprar um tubo que seja flexível e colocá-lo longe dos braços, de preferência debaixo do travesseiro ou pendurado na cabeceira da cama.

Outra opção são os conectores giratórios, que adequam a posição da traqueia conforme a sua. Os cotovelos também podem auxiliar bastante, evitando que ela fique em cima do corpo.

Faça higienização de todos os acessórios

Essa dica faz toda a diferença para quem deseja ter mais conforto ao dormir com CPAP. Apenas por meio da higienização regular dos acessórios é possível evitar:

  • dores de cabeça;
  • tosse;
  • coriza e
  • espirros.

Por isso, lave diariamente a máscara, umidificador, e a cada quinze dias o tubo e o fixador.

Não desista!

Sabemos que o processo de adaptação pode ser complicado, mas ele é necessário. Fazer a sua terapia do sono garantirá a você mais saúde e evitará as complicações da apneia do sono, como:

  • hipertensão;
  • problemas cardiovasculares;
  • efeitos neurocognitivos e
  • diminuição da qualidade de vida em geral.

Caso você esteja com muita dificuldade para se adaptar, converse com o seu médico para avaliar as opções e tornar esse momento mais confortável.

E se ainda tiver alguma dúvida sobre dormir com CPAP, entre em contato conosco! Somos uma loja especializada em terapia do sono e podemos auxiliar você.

Além disso, não deixe de nos seguir no Facebook e Instagram para saber mais sobre apneia, saúde do sono e ver recomendações de equipamentos.

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL Confira o regulamento.
12X SEM JUROS NO CARTÃO
10% DESCONTO NO PIX OU BOLETO