24 de janeiro de 2022

Diferença entre filtro Hepa X HME X HMEF

A pandemia de Covid-19 fez com que muitos pacientes necessitassem de ventilação mecânica para sobreviver. O aumento do uso desse equipamento fez com que os profissionais da saúde se questionassem sobre o uso do filtro respiratório, mais especificamente sobre a escolha do filtro HEPA, HME e HMEF.

Esses dispositivos trazem mais segurança para o paciente e evitam outros tipos de infecções, o que é indispensável para aumentar as chances de recuperação e reduzir o tempo de internação.

Se você tem dúvidas na hora de escolher o filtro HEPA, HME e HMEF continue lendo para saber mais sobre cada um, suas indicações e método de uso.

Quais as diferenças entre o filtro Hepa, HME e HMEF?

O filtro HME é uma sigla para Heat and Moisture Exchanger ou, em tradução livre, Trocador de Calor e Umidade, podendo ser chamado também aqui no Brasil de TCU. Esse dispositivo, assim como o nome sugere, faz a troca de calor e umidade ou seja, tem função higroscópica.

Ele deve ser colocado entre o tubo e o conector em Y do equipamento. O filtro manterá a temperatura e a umidade ideal para a via aérea do paciente, trazendo mais conforto para o tratamento.

Quando é indicado?

De forma geral, o filtro HME é indicado para a maioria dos pacientes que está sob ventilação mecânica. Há apenas contraindicação para aqueles com:

  • altos níveis de gás carbônico;
  • sangramento pulmonar e
  • muita secreção de muco.

Filtro HMEF

O filtro HMEF também é um trocador de calor e umidade, mas tem ação de filtro microbiológico, fazendo a filtração do fluxo de ar. O seu funcionamento é similar ao anterior, mas as suas características são diferentes.

Esse dispositivo precisa ter um poro mínimo de 0.2 µm e uma eficácia mínima de 99,5% de filtração por vírus e bactérias. Dessa forma, protege as linhas inspiratórias e expiratórias ao mesmo tempo, atuando como uma barreira para os microorganismos, o que evita a infecção cruzada entre pacientes, ventiladores e ambientes. 

De forma mais técnica, o HMEF tem função higroscópica e hidrofóbica de forma simultânea.

Vale ressaltar que muitos filtros HME, apesar de terem esse nome, também tem um elemento filtrante. Para saber exatamente as características de cada produto, deve-se ver bem a embalagem e procurar mais informações no site do fabricante. A nomenclatura desse dispositivo pode ser “filtro misto” para algumas empresas.

Quando é indicado?

O filtro HMEF conta com as mesmas indicações do HME. A sua colocação também é feita entre o tubo e o conector em Y do ventilador mecânico. As contraindicações também são as idênticas ao anterior.

Filtro HEPA

O filtro HEPA, sigla para High Efficiency Particulate Air, é o dispositivo que não tem função higroscópica, ou seja, não consegue fazer trocar de calor e de umidade. A sua funcionalidade é atuar como uma barreira microbiológica, protegendo o equipamento de contaminação.

Como consequência, todos os componentes do equipamento funcionam normalmente, o que melhora a qualidade do tratamento e evita imprevistos relacionados à ventilação artificial. Ele deve ser usado na saída do equipamento e na conexão da traqueia.

O que fazer na ausência de um filtro HEPA?

O filtro HEPA é recomendado em associação com todos os outros dispositivos para garantir ou aumentar a proteção do equipamento e dos seus componentes, mas na sua ausência não é preciso deixar o sistema totalmente desprotegido.

Nessas situações, deve-se optar pelo uso do filtro HMEF que é ligado entre o tubo e o conector em Y do equipamento. Como ele atua para garantir a troca de calor e umidade e faz a filtração, há a minimização dos riscos de contaminação cruzada do equipamento e do meio em si.

Agora que você já sabe a diferença entre esses produtos e conhece suas principais indicações, entre na nossa loja para comprar o seu filtro HEPA, HME e HMEF. Se tiver alguma dúvida, basta entrar em contato conosco.

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL Confira o regulamento.
12X SEM JUROS NO CARTÃO
10% DESCONTO NO PIX OU BOLETO