24 de janeiro de 2022

Terapia respiratória: o que é e quando é indicada?

Já parou para pensar em como a respiração é fundamental para a vida? O movimento de inspirar e expirar parece simples, mas envolve muitos músculos e estruturas. Por causa disso, algumas condições que afetam esse movimento tornam o cotidiano mais difícil. Para contornar o problema, há a terapia respiratória.

Essa técnica consiste na realização de exercícios respiratórios para aumentar a capacidade pulmonar. A sua realização pode ocorrer de diferentes formas, mas sempre traz benefícios para a saúde e aumenta a qualidade de vida, desde que seja feita corretamente, com o devido acompanhamento profissional e com os itens adequados.

O que é essa técnica?

A fisioterapia está ligada aos movimentos do corpo e ao funcionamento ideal dos sistemas. A versão da terapia respiratória não é diferente e é voltada para o sistema responsável pela inspiração e expiração. Por essa razão, ela também pode ser chamada fisioterapia respiratória.

Não existe apenas uma forma dela ser realizada, dependerá diretamente da saúde, da capacidade pulmonar e da doença que afeta o paciente. Há diversos exercícios que podem ser realizados, como:

Vale ressaltar que existem casos onde a fisioterapia é feita de forma automática, ou seja, sem depender do esforço do paciente. Isso é comum em doenças que incapacitam a respiração natural.

Independente do tipo, deve-se contar com um fisioterapeuta especialista para analisar o seu caso e verificar quais são as atividades mais recomendadas. É comum que após ocorrer as primeiras sessões e haver a familiarização com os movimentos, o paciente comece a os realizar em casa.

Quando a terapia respiratória é necessária?

Essa técnica pode ser aplicada em uma grande variedade de casos. Ela é válida, por exemplo, para quem tiver problemas respiratórios como, fibrose cistica, DPOC, Doença cardíaca congestiva, pós covid. Também pode ser feita diante de doenças neuromusculares.

Em outros casos, é recomendada por decorrência de acidentes ou sequelas de saúde. Quem tiver ficado entubado ou acamado por muito tempo, normalmente, precisa realizar a terapia respiratória.

Ela ainda pode ser usada por crianças, jovens, adultos e idosos, em diferentes condições. Como há vários exercícios e atividades, é possível aumentar a capacidade pulmonar e a saturação de oxigênio no sangue, além de reduzir a dificuldade respiratória.

Quais são os maiores benefícios da prática?

Essa técnica oferece diversos pontos positivos para quem a realiza corretamente. Ela desobstrui as vias aéreas e garante uma respiração “limpa” e muito mais confortável. Dependendo do caso, até ajuda a combater quadros crônicos ou agudos e no tratamento de doenças.

Também é uma forma de fortalecer o sistema respiratório evitando o aparecimento de outras condições. Com a execução bem orientada, portanto, é possível conquistar ótimos resultados.

Qual o papel dos equipamentos específicos?

Para ser ainda mais efetivo, o tratamento pode ser realizado com a ajuda de equipamentos. Há as versões simples, como os feitos para soprar bolinhas e testar a força da respiração, por exemplo.

Um exemplo muito utilizado é o Power Breath, que conta com 10 níveis de dificuldade e pode ser utilizado por crianças ou adultos. Além de auxiliar na recuperação da musculatura respiratória, ele também é indicado para atletas, artistas ou idosos que desejam ter mais fôlego.

Além disso, pode-se utilizar outros equipamentos, como:

BiPAP

O BiPAP é um aparelho que envia fluxos de ar de forma contínua em duas pressões diferentes, uma para a inspiração e outra para a expiração. Normalmente, esse equipamento é utilizado para pacientes com apneia do sono, mas também pode auxiliar a fortalecer o sistema respiratório.

Vale ressaltar que esse aparelho não exige a entubação, bastando que o fluxo de ar seja direcionado para o paciente através de uma máscara nasal ou oronasal.

Ventilador mecânico

A indicação do ventilador mecânico é para uso domiciliar, indicado para suporte a vida e não terapia somente.

Nos casos em que o paciente necessita do equipamento para sobreviver , muitas famílias optam pela sua locação para a realização do tratamento domiciliar, o que traz mais conforto para os pacientes.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre essa técnica e a sua indicação, entre em contato conosco. Temos um time de especialistas, pronto para atendê-lo.

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL Confira o regulamento.
12X SEM JUROS NO CARTÃO
10% DESCONTO NO PIX OU BOLETO