Como funcionam os aparelhos CPAP?
Os aparelhos CPAP são há muito tempo considerados o melhor tratamento para a apneia do sono. Assim como seu nome sugere (A sigla CPAP significa “pressão positiva contínua nas vias aéreas”), a máquina possui como principal função enviar um fluxo de ar pressurizado pelo sistema respiratório, evitando que as passagens de ar se fechem. Mas como funcionam os aparelhos CPAP?
Na grande maioria dos casos, o CPAP é usado para o tratamento de apneias leves, moderadas e acentuadas. A melhora na qualidade do sono é sentida após um período de 15 dias de uso. Depois disso, benefícios como a melhora na qualidade do sono e aumento na concentração também podem ser sentidos facilmente.
Entretanto, apneia não é a única situação que requer um aparelho CPAP. Ele pode ser usado também em terapias respiratórias para prevenção de doenças como a pneumonia.
O equipamento é composto por três “peças”: o aparelho em si, que usa o ar do local para gerar pressão; o tubo, que serve para carregar o ar pressurizado; e a máscara que recebe o ar do tubo e o transmite para as vias aéreas. Há também um filtro que deve ser trocado periodicamente, tendo como função impedir que poeira ou outras impurezas sejam inaladas.
Quais são os tipos de CPAP disponíveis?
Se você pensava que existe apenas um tipo de CPAP, você está enganado. Na verdade, existem três. Cada um é indicado para uma função específica, e deve ser adquirido com a recomendação de um médico.
O primeiro tipo é o CPAP básico, que gera fluxos de ar com uma pressão constante. É indicado que o uso seja feito em casos de apneia do sono cuja necessidade de pressão é abaixo de 12cmH2O. Também é usado para situações como roncos, bronquite, asma e outros problemas respiratórios.
O segundo tipo é o CPAP de pressão automática, que monitora o sono do usuário. Este vem com uma tecnologia que verifica o estado das vias respiratórias e manipula o funcionamento de acordo com elas. Se não houver grandes obstruções, a pressão é diminuída. Se houver, a pressão é aumentada.
A terceira opção é o CPAP com alívio respiratório, usado para pessoas que necessitam de uma pressão acima 12cmH2O. Nesse tipo de aparelho, ocorre a diminuição do fluxo de pressão com a intenção de deixar a exalação do paciente mais fácil e tornar a respiração mais normal e contínua.
Uso domiciliar do CPAP
Para o uso domiciliar de um aparelho CPAP, é necessário primeiramente recomendação médica, para que a variação da máquina e o fluxo sejam os ideais. Com essas informações em dia, é só passar pelo processo de adaptação.
A máscara deve estar higienizada e pode causar uma sensação de estranheza em um primeiro momento, mas ela não deve ser vista como motivo para desistência do aparelho.
Depois de um breve período de adaptação, o CPAP se tornará algo indispensável para a qualidade do seu sono, e você nunca mais irá querer largá-lo. Por isso, se você está procurando um aparelho CPAP para tratar suas patologias respiratórias, ou simplesmente para respirar melhor, escolha CPAP FIT!