Apneia do Sono e Saúde Mental
20 de dezembro de 2022

Como a apneia do sono pode afetar sua saúde mental

Quem nunca teve uma noite de sono tão ruim que parece que o dia seguinte não rende e não há como manter a concentração? Imagine isso agravado por um problema como a apneia do sono, que repetidamente impede você de ter o descanso necessário para deixar o corpo e a mente em equilíbrio. Apneia do sono e saúde mental estão intimamente relacionados, influenciando positiva ou negativamente um ao outro.

Um quadro de apneia não tratado pode contribuir para o desenvolvimento ou agravamento de transtornos como ansiedade ou depressão. A gente te explica melhor essa relação.

O que é apneia obstrutiva do sono?

A apneia obstrutiva do sono (AOS) é uma interrupção temporária da respiração, que se repete diversas vezes enquanto a pessoa dorme.

Em adultos, as principais características são a parada da respiração total ou parcialmente por cerca de 10 segundos ou mais, reduzindo os níveis de oxigênio no sangue. Já nas crianças, paradas de 2 a 3 segundos já afetam a oxigenação no sangue.

Alguns fatores que contribuem para o aparecimento dos sintomas:

– Amídalas, língua e adenóides grandes;

– Obstrução crônica do nariz;

– Características físicas, como alteração maxilares  

– Refluxo gástrico;

– Dormir de barriga para cima ou queixo projetado um pouco para trás, fazendo recuar a base da língua;

– Uso frequente de álcool, tabaco, medicamentos à base de benzodiazepínicos;

– Obesidade, favorecendo a infiltração de gordura e o bloqueio da faringe.

A apneia obstrutiva do sono eleva bastante o risco de desenvolver doenças como hipertensão arterial, diabetes e arritmia cardíaca. Além de estar associada a transtornos de saúde mental como depressão e ansiedade.

Qual é a relação entre sono e saúde mental?

Uma boa noite de sono vai além do descanso físico e uma mente que não descansa tem mais dificuldade de concentração durante o dia, problemas de memória e de desenvolvimento intelectual.

Dormir bem influencia todos os aspectos da saúde física, mental e emocional, pois é durante o sono que o cérebro produz substâncias reguladoras das funções orgânicas.

Ao dormir, o corpo fortalece a imunidade e promove a reparação das células e tecidos, e por aí já é possível entender a sua importância para prevenir o aparecimento de doenças crônicas, especialmente aquelas que tendem a aparecer e se intensificar com a idade.

Aqui, vale destacar também que, ocasionalmente, as pessoas enfrentam dificuldades para dormir. Todo mundo já teve aquele dia tenso ou alguma situação que provoca ansiedade e dificulta de pegar no sono, ou mesmo a posição que você dorme pode acabar ocasionando o ronco.

 É importante observar a frequência e consultar um especialista para fazer o diagnóstico e encaminhar para o tratamento correto.

Depressão, ansiedade e apneia do sono

O brasileiro não dorme bem e cerca de 65% da população têm problemas com o sono, segundo pesquisa da Agência Brasil EBC. 

Como um sono de baixa qualidade aumenta as chances de desenvolver depressão ou ansiedade, é muito comum encontrar quadros clínicos onde a apneia do sono ocorre simultaneamente a algum transtorno de saúde mental.

A falta de uma noite reparadora afeta a oxigenação do cérebro, o humor e a aptidão para produzir em plena capacidade. A apneia do sono provoca ainda baixa liberação de cortisol, o hormônio responsável por controlar os níveis de açúcar no sangue e também reduzir o estresse. 

Tudo isso afeta, de fato, o prazer com as atividades do dia a dia, o apetite, a alegria e inclusive o desempenho sexual. Além de tudo, o ronco alto pode ser ainda motivo de desentendimento entre um casal.

Nesse contexto, é fácil perceber como problemas como a apneia do sono, depressão e ansiedade caminham juntos. A sensação de sonolência, persistente de tristeza, perda de interesse e variação de humor toma conta do cotidiano e buscar tratamento é essencial, sendo que muitas vezes a melhora do sono tem um impacto profundo na saúde mental.

Os tratamentos mais indicados para apneia do sono e seus efeitos na saúde mental

Existem diversas abordagens no tratamento dos distúrbios do sono, como adotar hábitos de vida mais saudáveis, rotinas que facilitem adormecer e evitar atividades que aceleram a mente pouco antes de deitar, além de terapia miofuncional e placa intra oral. 

Mas para quem de fato sofre com apneia obstrutiva do sono grave, a mais indicada é através da utilização do aparelho CPAP, que ajuda a eliminar o ronco e o bloqueio da respiração.

Com o diagnóstico correto, é possível melhorar a qualidade do sono e consequentemente do humor, trazendo benefícios significativos para a saúde mental e a qualidade de vida. 

Você merece dormir melhor e nós da CPAP Fit podemos ajudar.

Fale com nossos especialistas e tenha todo o suporte necessário, da escolha do aparelho à adaptação da sua terapia do sono.

Equipe CPAP FIT

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL Confira o regulamento.
12X SEM JUROS NO CARTÃO
10% DESCONTO NO PIX OU BOLETO