traqueostomia respiradores cpap fit cpaps aluguel e venda
24 de fevereiro de 2023

Traqueostomia: o que é e quais as modalidades ventilatórias

Você já ouviu falar em traqueostomia? 

O termo pode causar receio, mas trata-se de um procedimento importante para garantir segurança e conforto para pacientes em algumas situações.

Vamos explicar o que é e quais as modalidades ventilatórias utilizadas nos aparelhos de ventilação mecânica. Assim você irá entender, sem mistérios, porque essa pode ser uma ótima alternativa.

O que é Traqueostomia?

Na prática, a traqueostomia é uma procedimento que permite um desvio da via aérea, para que não o ar entre diretamente pela traqueia . Assim, cria-se uma passagem para o meio externo, por onde é inserida a cânula de traqueostomia, auxiliando o paciente a respirar quando há obstrução das vias aéreas superiores.

A traqueostomia, como dito, geralmente é indicada para pacientes com complicações e obstruções nas vias aéreas superiores, além de pacientes com intubação por longo período de tempo e também em alguns casos pós-cirúrgicos ou com sequelas neurológicas. Na verdade, trata-se de um procedimento bastante comum e cuja realização é simples.

Como a traqueostomia é feita?

A realização da traqueostomia é realizada por um médico especialista, em ambiente hospitalar, pois trata-se de uma cirurgia.

É feita uma incisão na traqueia e inserida uma cânula de traqueostomia para permitir a passagem do ar. A cânula pode ser plástica ou metálica, escolha que é feita antes do procedimento, levando em consideração as particularidades e necessidades de cada paciente.

Diferente do que se imagina, a traqueostomia nem sempre é definitiva. O tempo de permanência da cânula depende muito de cada caso, podendo ser uma condição temporária. Em outros casos, quando não há possibilidade de retirada, é possível que a cânula de traqueostomia seja de uso definitivo, sendo que, nesses casos, demanda cuidados extras.

Quando a traqueostomia é necessária?

 Existem diversas situações em que a traqueostomia pode ser necessária. Entre as indicações mais comuns estão:

– Reanimação pós parada cardiorrespiratória

Em casos de emergência em que há bloqueio das vias aéreas ou falência do sistema respiratório é bastante comum realizar o procedimento, que garante o fluxo de ar e muitas vezes pode salvar a vida do paciente.

– Intubação prolongada

Para pessoas que respiram com a ajuda de aparelhos por um período prolongado. Nesses casos pode ocorrer um estreitamento da traqueia, chamado de estenose subglótica, o que faz surgir a necessidade da traqueostomia, inclusive como um cuidado preventivo a complicações dessa natureza.

– Aspiração crônica

Paciente com sequelas de AVC, portadores de ELA (esclerose lateral amiotrófica) ou que passaram por neurocirurgia podem ter dificuldade para se alimentar bem. Nesses casos é comum haver muito engasgo ou mesmo o desenvolvimento de pneumonia com frequência.

Assim, a traqueostomia pode ajudar a trazer mais conforto no dia a dia, facilitando os cuidados dispensados a esses pacientes e garantindo mais segurança também.

– Alguns tipos de cânceres

Em ocorrência de cânceres de laringe, pulmões, tireoide, cabeça e pescoço ou boca, em que o tumor cresce demais ao ponto de dificultar a respiração, pode ser necessário realizar traqueostomia. Novamente, nesses casos a respiração pelas vias aéreas superiores pode ficar prejudicada, assim como a alimentação.

Com a traqueostomia o paciente poderá se alimentar e respirar de forma satisfatória e segura, através da cânula inserida na traqueia. Nesses casos é comum que, havendo melhora do quadro geral, possa ser feita a retirada da cânula e o fechamento da incisão, tratando-se, então, de uma traqueostomia temporária.

– Hipoventilação

Em pacientes com lesões no sistema respiratório, pulmões, intoxicação, embolia pulmonar, fluxo aéreo em fase aguda e quando há complicações graves da obesidade mórbida também é possível que a traqueostomia. Lembrando que a escolha por esse procedimento sempre será a critério da equipe médica que acompanha o paciente.

Quais os benefícios da traqueostomia?

O procedimento de traqueostomia pode ser muito benéfico aos pacientes quando comparado à intubação orotraqueal.

Ela traz mais conforto, facilita a alimentação, a higiene brônquica, o retorno mais rápido da fala, melhor recuperação pós-cirúrgica em casos específicos, entre outros benefícios.

Assim, ainda que cause receio, a traqueostomia pode ser uma excelente opção. É uma opção que facilita os cuidados e a melhora posterior do paciente, em casos em que possa ser reversível. Da mesma forma, gera mais segurança e conforto para pacientes com quadros em que sabidamente a traqueostomia precisará ser permanente.

Modalidades ventilatórias na traqueostomia

Além do tipo de traqueostomia realizada, cada paciente tem condições clínicas específicas que irão definir a modalidade de ventilação mecânica mais adequada ao seu caso. A experiência da equipe multidisciplinar que acompanha o paciente também pode influenciar na escolha.

Ventilação mecânica controlada

Na ventilação mecânica controlada, a frequência respiratória e o volume são contínuos e predefinidos, reduzindo as possibilidades de lesões por alteração de pressão. É indicado para pacientes que têm pouco ou nenhuma condição de controlar seus movimentos respiratórios.

Ventilação assistida controlada

Nesta modalidade é feito um mecanismo misto por tempo ou pressão. Enquanto o disparo por pressão é ativado pela inspiração do paciente (assistido), o disparo por tempo é realizado pelo aparelho (controlado). Na verdade, o modo por tempo está ali como um apoio, garantindo uma frequência respiratória mínima quando o movimento natural não ocorre.

Ventilação com pressão de suporte

A pressão de suporte é realizada pelo aparelho CPAP, enviando um fluxo contínuo de ar pré-estabelecido, assim que é detectado o esforço do paciente. Esta é uma modalidade de ventilação espontânea, indicada quando há controle sobre a capacidade respiratória. Suas vantagens estão no conforto e na adaptação maior à fisiologia de cada pessoa.

Cuidados especiais

Quem cuida de pacientes que passaram pelo procedimento de traqueostomia precisa ter uma série de cuidados com a higiene no local e também dos aparelhos de suporte à respiração. Contar com uma equipe especializada para dar todo suporte e orientação é fundamental, já que qualquer problema pode ser perigoso.

A CPAP Fit, em parceria com a Oxi Saúde, oferece suporte especializado com equipe multidisciplinar para garantir o pleno funcionamento, revisão e manutenção de aparelhos de ventilação mecânica, tanto para clínicas, como também para pacientes em homecare.

Com um olhar atento e humanizado tanto para o paciente, como também para os cuidadores, trabalhamos para garantir conforto e segurança no uso de ventilação mecânica, com assistência, aluguel e venda de equipamentos e acessórios.. Conte com a gente!

Equipe CPAP FIT

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL Confira o regulamento.
12X SEM JUROS NO CARTÃO
10% DESCONTO NO PIX OU BOLETO