máscara vni
8 de março de 2023

Máscara VNI: o que é e quando é indicada

Um tema ainda pouco explorado, mas que ganhou mais destaque durante a pandemia, a Ventilação Não Invasiva é um método que melhora muito os sintomas em pacientes com insuficiência respiratória aguda, contribuindo para reduzir a necessidade de intubação e também o tempo de internação. Com máscara VNI pacientes podem ter muito mais conforto e um tratamento mais eficaz. Confira.

O que é a ventilação não invasiva (VNI)?

É um dos principais métodos para fornecer suporte respiratório para pacientes com insuficiência respiratória, entre outras doenças pulmonares. Como o próprio nome diz, é uma escolha não invasiva pois se opta pelo uso de máscara VNI, gerando um fluxo , trazendo mais conforto e melhorando os níveis de oxigenação do paciente.

 Além disso, a ventilação não invasiva proporciona diversos benefícios aos pacientes, como:

– Ajuda no alívio aos sintomas;

– Reduz a congestão e o esforço respiratório;

– Melhora as trocas gasosas;

– Evita a intubação orotraqueal;

– Reduz o tempo de internação.

Um dos fatores mais determinantes na qualidade do tratamento está no tempo, quanto mais cedo for iniciado, melhor é o prognóstico.

Quando a máscara VNI é indicada?

A VNI é indicada quando não há a necessidade de intubação orotraqueal. É necessário que o paciente tenha um nível mínimo de consciência e de proteção de suas vias aéreas.

Pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica, com baixa performance da musculatura inspiratória e fadiga em excesso podem se beneficiar muito deste tipo de método.

Outro perfil de paciente que se beneficia muito com esta terapia é aquele com edema agudo de pulmão cardiogênico, que não está respondendo bem ao diurético. A ventilação não invasiva pode contribuir com a redução do esforço na respiração, melhora da oxigenação e o acúmulo de líquido nos alvéolos pulmonares.

A VNI não é indicada nos casos em que a intubação orotraqueal é necessária, pacientes com baixo nível de consciência, apresentando vômitos, excesso de secreção nas vias aéreas ou com histórico de hemorragias digestivas.

Uso especial em casos de COVID19

A covid-19 trouxe o grande desafio de atender a muitas pessoas com insuficiência respiratória aguda entre os principais sintomas graves, levando à intubação com respiração mecânica em muitos casos.   

Porém, diversos hospitais também desenvolveram protocolos para o uso de ventilação não invasiva em casos de covid-19. São avaliados os sintomas, sinais de fadiga respiratória e feita a análise dos exames de imagem (RX e Tomografia do Tórax), de forma a identificar a necessidade ou não do uso da ventilação não invasiva.

A ventilação com pressão constante melhora as trocas gasosas, facilita a respiração através da pressão constante sobre as vias aéreas, reduz o risco de sedação e de intubação, além de melhorar o conforto pois o paciente pode se movimentar, falar e interagir com outras pessoas.

Máscara VNI (Ventilação Não Invasiva)

Confira algumas das ótimas opções de máscara VNI que a CPAP FIT oferece (clique nas imagens para ser direcionado):

Equipe CPAP FIT

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL Confira o regulamento.
12X SEM JUROS NO CARTÃO
10% DESCONTO NO PIX OU BOLETO