Aparelho de CPAP antigo para demonstrar a importância de trocar o aparelho
10 de maio de 2023

Como saber que está na hora de trocar meu aparelho CPAP?

O aparelho CPAP (pressão positiva contínua nas vias aéreas) é um equipamento muito importante no tratamento da apneia do sono. No entanto, assim como qualquer equipamento, ele tem uma vida útil limitada. 

Então, como saber quando é hora de trocar seu CPAP? 

Neste artigo, vamos discutir alguns sinais que podem indicar que é hora de fazer essa troca.

Tempo de uso

A primeira coisa a ser considerada é o tempo de uso do seu aparelho CPAP. Geralmente, recomenda-se que o equipamento seja substituído a cada 5 a 7 anos, dependendo da frequência de uso e da manutenção que foi feita durante este tempo. 

Isso ocorre porque as peças do CPAP naturalmente se desgastam com o tempo, o que pode levar a falhas no equipamento e à redução da eficácia da terapia.

Sintomas persistentes

Se você está usando seu CPAP regularmente e voltou a experimentar sintomas como sonolência diurna, ronco alto ou outros sintomas relacionados à apneia do sono, isso pode ser um sinal de que é hora de trocar o equipamento. Novos avanços tecnológicos em CPAPs podem ajudar a melhorar a eficácia da terapia e a reduzir os sintomas.

Ruído excessivo

Se o seu aparelho CPAP começou a fazer mais barulho do que o normal, isso pode indicar que é hora de fazer uma troca. As peças do equipamento se desgastam com o tempo e podem levar a um aumento do ruído. Além disso, novos modelos de CPAPs são cada vez mais silenciosos, o que pode melhorar significativamente a qualidade do seu sono e a qualidade de sono de quem dorme com você.

Manutenção constante

Se você está tendo que fazer manutenção constante em seu CPAP, pode ser um sinal de que é hora de fazer uma troca. Embora a manutenção seja importante para prolongar a vida útil do equipamento, se você estiver tendo que fazer reparos frequentes, isso pode indicar que o equipamento está chegando ao fim de sua vida útil.

Vantagens de trocar seu CPAP

Além dos sinais acima, há outras vantagens em trocar seu CPAP regularmente. Novos avanços tecnológicos estão tornando os aparelhos CPAPs cada vez mais eficientes, confortáveis e silenciosos. Além disso, novos recursos, como monitores de sono, estão sendo incorporados aos CPAPs, o que pode ajudar a monitorar e melhorar a eficácia da terapia.

Em conclusão, é importante estar atento aos sinais que o seu CPAP pode estar dando de que é hora de ser substituído. Além disso, trocar o aparelho regularmente pode trazer benefícios significativos para a qualidade de vida do paciente, como uma terapia mais avançada e eficiente, maior conforto durante o sono e até mesmo economia a longo prazo. 

Fique atento à idade do seu CPAP, frequência de uso e manutenção realizada, e não deixe de conversar com o seu médico sobre a possibilidade de troca. 

A tecnologia dos aparelhos respiratórios está em constante evolução e pode trazer melhorias significativas para a sua saúde.

Não deixe de aproveitá-las e conte com a CPAP FIT para escolher seu novo modelo. Nossa equipe está pronta para te atender e tirar todas as suas dúvidas.

Equipe CPAP FIT

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL Confira o regulamento.
12X SEM JUROS NO CARTÃO
10% DESCONTO NO PIX OU BOLETO