Manutenção de CPAP
10 de janeiro de 2023

Como cuidar do seu CPAP

A qualidade do sono também passa por alguns cuidados com o CPAP, que além de contribuírem para o sucesso do tratamento contra a apneia, garantem o bom funcionamento e durabilidade do aparelho. É muito importante manter algumas medidas básicas como a troca de filtro, limpeza do umidificador e higienização do tubo e máscara, além de realizar as revisões anuais.

Cuidados de rotina com o seu CPAP

O cuidado com o seu CPAP é um dos assuntos que mais recebe atenção de quem está em tratamento. Num primeiro momento, ter que dedicar alguns minutos do seu dia a isso pode parecer chato ou até uma perda de tempo, mas é apenas uma questão de estabelecer uma rotina que logo isso se torna parte do seu dia a dia. E, sem dúvida nenhuma, as suas horas de sono ganham muito mais qualidade com o seu CPAP em pleno funcionamento. Vamos saber mais?

Troca de filtro do CPAP

É essencial trocar diariamente ou realizar a higienização do filtro. Lembre-se que o CPAP funciona enviando um fluxo de ar constante que impede a obstrução das suas vias aéreas, logo, o acúmulo de sujeira e microorganismos no filtro prejudica a qualidade do seu sono e pode desencadear crises alérgicas, além de forçar o funcionamento do aparelho.

Limpeza do umidificador

Outro ponto importante é a limpeza diária e a troca de água do reservatório do umidificador. Você pode utilizar sabão neutro, ou se preferir, comprar um feito especialmente para a higienização do CPAP.

Higienização do tubo

Se você utiliza umidificador, o ideal é que a limpeza do tubo seja feita diariamente, pois pode ocorrer condensação com a umidade na máscara ou na traqueia. Se não utilizada, a higienização pode ser feita uma vez por semana, utilizando água e sabão neutro.

Higienização da máscara

A máscara do seu CPAP também deve ser higienizada com água e sabão neutro todos os dias para evitar o acúmulo de bactérias e microorganismos que podem prejudicar a sua respiração e levar até mesmo ao surgimento de alergias respiratórias.

Riscos na higienização

Uso de produtos de limpeza indevidos

Como você deve ter reparado nas dicas de higienização acima, água e sabão neutro são os mais indicados para o seu CPAP. Você pode até optar por produtos específicos para o aparelho, com propriedades hipoalergênicas e antibactericidas, mas jamais utilize os produtos convencionais de limpeza que são utilizados para sua casa, eles podem prejudicar o uso do CPAP, ressecar ou deixar cheiros desconfortáveis no tubo e na máscara.

Deve se abrir o CPAP para fazer limpeza interna?

Muitas pessoas se perguntam se é necessário abrir o aparelho para realizar algum tipo de higienização preventiva. Respondendo de forma simples: não!

Com exceção da troca do filtro e a limpeza do reservatório do umidificador, a manutenção de CPAP deve ser realizada por uma empresa autorizada e especializada neste tipo de serviço, pois abrir por conta própria pode acabar danificando a turbina e prejudicando o funcionamento ou mesmo a perda da garantia.

Revisão e manutenção do seu CPAP

Para garantir que o seu CPAP continue em perfeito funcionamento, é indicado fazer uma revisão anual. A CPAP Fit conta com uma equipe de profissionais especializados para realizar a manutenção preventiva do seu aparelho. Mas fique atento também a alguns sinais que podem indicar a necessidade de levar o seu CPAP para algum reparo.

Sinais de alerta: como saber que é hora de levar seu CPAP para uma revisão

Cheiro estranho ao usar a máscara

Ao perceber algum odor que não passa ao utilizar a máscara, procure trocar o filtro e realizar a limpeza dos acessórios com água e sabão neutro. Se mesmo assim o mau cheiro na máscara persistir, pode ser algum problema maior que exija a verificação de um técnico.

Barulho alto e diferente do habitual

O aparelho CPAP possui uma turbina de ventilação que emite um som muito discreto, com o uso frequente você logo passa a distinguir quando está alto demais e diferente do habitual e uma revisão pode ser necessária antes da anual.

Desconforto ou alteração na pressão do ar

A alteração na pressão do ar pode causar desconforto durante o sono. Alguns sintomas também podem indicar problemas no funcionamento do aparelho, como a tosse após o uso, coriza ou alergias respiratórias recorrentes

Como todo eletrônico, o CPAP precisa de cuidados e manutenção para seu pleno funcionamento. Além disso, os aparelhos estão em constante evolução, agregando novas tecnologias e acessórios para maior conforto, por isso se o seu aparelho está próximo há 10 anos de uso pode ser interessante realizar uma troca. Para você que está em tratamento de apneia de sono, estabeleça a sua rotina de higienização e conte sempre com a CPAP Fit para as revisões, garantindo noites de sono com mais qualidade.

Equipe CPAP FIT

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL Confira o regulamento.
12X SEM JUROS NO CARTÃO
10% DESCONTO NO PIX OU BOLETO