Mitos sobre o ronco
17 de janeiro de 2023

5 Mitos sobre ronco e sono

Um dos distúrbios do sono mais comuns, o ronco acaba sendo motivo de piada e até mesmo desentendimentos e problemas de relacionamento. Os mitos sobre ronco levam as pessoas a encará-lo como uma coisa normal, o que dificulta o entendimento sobre as causas e a busca por tratamento. 

Por isso, trouxemos aqui alguns dos mais comuns que podem estar influenciando negativamente suas horas de descanso, um momento tão importante para ter mais energia e qualidade de vida no seu dia a dia.

#1 Roncar é normal a partir de certa idade

Podemos até dizer que o envelhecimento, associado a determinados fatores e comportamentos, pode piorar o ronco e agravar quadros de apneia do sono. Mas a idade, de forma isolada, não é uma justificativa para considerá-lo normal. 

Crianças, adolescentes e adultos enfrentam o problema devido a diversas causas: amídalas e adenóides grandes, obstrução crônica do nariz, refluxo gástrico, uso de medicamentos à base de benzodiazepínicos, entre outros. 

Consultar um especialista é essencial para identificar as causas e buscar o tratamento mais adequado, seja qual for a idade.

#2 Beber álcool à noite ajuda a dormir melhor

Muitas pessoas tendem a achar que a bebida torna o sono mais pesado e o ronco é apenas um sintoma de adormecimento profundo. Mas apesar do álcool até facilitar o adormecimento, ele não ajuda a dormir melhor. 

Muito pelo contrário, o relaxamento na musculatura da garganta facilita a vibração das estruturas e o surgimento do ronco e o agravamento da apneia do sono. 

Além disso, o sono é mais superficial e fragmentado, prejudicando o descanso ao longo das horas. E a longo prazo, é uma péssima “estratégia” para pegar no sono, já que a bebida pode levar a quadros sérios de depressão, entre outros problemas de saúde. Portanto, beber para dormir melhor é uma cilada.

#3 Todo mundo tem sono durante o dia

Mito! É claro que é normal ter uma outra noite sono ruins pelos mais variados motivos, sejam pessoais ou profissionais. Mas quando o cansaço se torna constante, isso é o seu corpo dizendo que alguma coisa não vai bem.

Fadiga, sonolência e dificuldade de concentração ao longo do dia podem ser um sinal de apneia do sono, uma interrupção temporária da respiração que se repete diversas vezes enquanto dormimos.

Essas paradas reduzem os níveis de oxigenação no sangue, fazendo com que o sono não seja reparador o suficiente, daí o cansaço e a sensação de que o dia seguinte não rende.

Se este é o seu caso tenha muita atenção, a apneia do sono eleva bastante o risco de desenvolver doenças como hipertensão arterial, diabetes e arritmia cardíaca. Além de estar associada a transtornos de saúde mental como depressão e ansiedade.

#4 Apneia do sono só afeta quem tem obesidade

Também é mito. Existem diversos fatores que provocam o ronco, desde problemas anatômicos, má formação das vias aéreas, obstrução crônica do nariz, refluxo gástrico, consumo de cigarros e bebidas alcoólicas e o uso de determinados medicamentos estão diretamente associados.

Porém, a obesidade e o ronco estão sim interligados, e as pessoas obesas tendem a roncar mais e a desenvolver apneia. 

O fato é que o sobrepeso tem uma série de consequências sobre o sono, pois o aumento das estruturas corporais pode levar a um estreitamento da traqueia, alterar a posição do pescoço e aumentar o nível de esforço da respiração, favorecendo o surgimento do problema.

#5 Tratamentos para ronco como CPAP são desconfortáveis

Muitas pessoas pensam que os aparelhos CPAP são barulhentos, pesados e desconfortáveis e geralmente se surpreendem quando começam a utilizar.

Com o equipamento certo e uma equipe multiprofissional para acompanhar o seu tratamento desde a adaptação, os CPAPs estão entre os melhores tratamentos para o ronco e apneia do sono. Enviando um fluxo de ar pressurizado contínuo pelas vias aéreas, em questão de 15 dias você já percebe uma grande diferença na qualidade do sono. 

Além disso, existem opções de máscaras mais leves e discretas, que se adaptam perfeitamente a cada pessoa ou a rostos mais delicados, como mulheres e crianças. Enfim, após apenas alguns dias de adaptação você troca qualquer possível desconforto por noites de sono mais reparadoras e com muito mais qualidade.

Uma verdade: parar de roncar irá melhorar sua vida

Chega de alimentar esses mitos sobre ronco! Hora de agir e ter uma vida mais ativa, saudável e cheia de disposição.

Resolver o ronco e a apneia melhora junto diversos aspectos da sua vida. Um sono reparador traz mais disposição para enfrentar o dia, encarar os desafios no trabalho e curtir a família. 

Até mesmo o humor melhora e os benefícios para a saúde mental são muito significativos. 

Pense nisso: dormir bem não precisa ser mais um problema na sua vida, invista no seu sono e conte sempre com a CPAP Fit para isso.

Equipe CPAP FIT

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL Confira o regulamento.
12X SEM JUROS NO CARTÃO
10% DESCONTO NO PIX OU BOLETO