O que é Apneia do Sono
Quem recebe o diagnóstico de Apneia do Sono pode ficar com muitas dúvidas. É preciso entender o que é a apneia do sono para ter dimensão da importância do tratamento e de como sua vida pode melhorar uma vez que o problema estiver controlado.
Dito de forma muito simples, a apneia do sono é um distúrbio no qual a pessoa pára de respirar repetidamente enquanto dorme.
Isso acontece porque as vias respiratórias ficam bloqueadas, geralmente quando os tecidos da garganta relaxam e se fecham, impedindo ou dificultando o fluxo de ar.
Quando a pessoa pára de respirar, os níveis de oxigênio no sangue diminuem e o corpo envia um sinal de alerta para o cérebro, fazendo com que a pessoa desperte brevemente para retomar a respiração e muitas vezes não se lembra do ocorrido.
Isso pode acontecer muitas vezes durante a noite, interrompendo o sono da pessoa e impedindo um descanso de qualidade.
Sintomas: fique atento a esses sinais
Esses despertares contínuos, que muitas vezes sequer são percebidos pela pessoa, gera uma sensação de cansaço e sonolência durante o dia, já que o corpo não teve o descanso necessário durante a noite.
Alguns outros sintomas da apneia são: dor de cabeça ao acordar, dor de garganta ou boca seca pela manhã, irritabilidade e até mesmo melancolia.
Não à toa, a apneia do sono pode ser confundida com quadros de depressão, entre outras condições de saúde.
Tipos de apneia
Existem diferentes tipos de apneia do sono, mas os dois mais comuns são a apneia obstrutiva e a apneia central.
A apneia obstrutiva é a forma mais comum e ocorre quando as vias respiratórias ficam bloqueadas ou estreitas durante o sono, impedindo ou dificultando a passagem do ar.
Já a apneia central do sono é menos comum e acontece quando o cérebro não envia os sinais adequados para os músculos que controlam a respiração. Nesse caso, não há bloqueio das vias respiratórias, mas sim uma falha na respiração.
Outros tipos menos comuns de apneia do sono incluem a apneia mista, que é uma combinação de apneia obstrutiva e central, e a apneia do sono complexa, que envolve outros distúrbios do sono, como movimentos anormais durante o sono.
Cada tipo de apneia pode ser tratado de forma diferente, e é importante fazer um diagnóstico correto para garantir o tratamento adequado.
O que causa apneia do sono
A apneia do sono pode ser causada ou agravada por diversos fatores, como:
- Obesidade;
- Tabagismo;
- Consumo excessivo de álcool;
- Anatomia do paciente que favorece a apneia;
- Problemas respiratórios;
- Doenças crônicas que dificultem a respiração;
- Entre muitos outros.
A apneia é multifatorial e apesar de mais comum na terceira idade, pode acometer pessoas mais jovens também. É por isso que o diagnóstico adequado é tão importante e diante dos sintomas precisa ser considerado.
Como tratar apneia do sono
O tratamento da apneia obstrutiva do sono (o tipo mais comum como comentamos acima), envolve várias possibilidades de tratamento, considerando a apneia grave, o padrão ouro para tratamento é o CPAP, que mantém as vias respiratórias abertas durante o sono.
Diferente do que ocorria anos atrás, hoje em dia os CPAPs estão muito mais confortáveis, silenciosos e efetivos. Com a garantia de uma noite bem dormida, permitindo que seu corpo tenha o descanso necessário, muitos pacientes relatam uma diferença grande na disposição após a primeira noite de uso.
Além disso, é indicado também que os pacientes façam ajustes no estilo de vida, com medidas já conhecidas de uma vida saudável como por exemplo:
- manutenção de um peso saudável
- reduzido consumo de bebidas alcoólicas
- manejo do estresse, especialmente 3 horas antes de dormir
- não fumar
- praticar exercícios físicos regularmente.
Fique atento e tenha ajuda especializada
Se você recebeu o diagnóstico de apneia do sono e indicação de uso de CPAP, fique tranquilo que nossa equipe da CPAP FIT pode te ajudar desde a escolha do melhor aparelho, até no acompanhamento da adaptação com nossos parceiros da OXI Saúde. Entre em contato agora mesmo, clicando AQUI.
Equipe CPAP FIT