4 de abril de 2023

BIPAP: O que é e para que serve esse aparelho?

No tratamento da apneia do sono e doenças respiratórias, existem diversos tipos de aparelhos indicados para cada problema e perfil de paciente. Para aqueles que necessitam de um fluxo de ar mais elevado, o aparelho BIPAP pode ser um grande aliado para melhorar a sua respiração e qualidade do seu sono.

O que é o aparelho BIPAP?

O BIPAP é um aparelho compressor de ar que trabalha em dois níveis de pressão, um que facilita a inspiração (IPAP) e outro que ajuda na expiração (EPAP).

É um método de respiração mecânica não invasivo, muito utilizado para o tratamento de apneia do sono de nível acentuado, insuficiência respiratória e doenças pulmonares.

O BIPAP foi desenvolvido, a priori, para casos que necessitam de um fluxo de ar mais elevados e pode trazer muitos benefícios ao paciente, melhorando a sua qualidade do sono e de vida também.

Quando o uso de BIPAP é indicado?

Muito usado em fisioterapia respiratória de distúrbios relacionados ao sono, para regular o ciclo respiratório e até para melhorar a saturação de oxigênio.

Apneia do sono

Uma das indicações do BIPAP é no tratamento da apneia do sono de grau acentuado. Essas interrupções temporárias da respiração, que se repetem diversas vezes durante o ciclo do sono, provocam uma redução da oxigenação no sangue e podem levar ao surgimento ou agravamento de problemas cardiovasculares.

Insuficiência respiratória

A insuficiência respiratória ocorre quando o nível de oxigênio no sangue fica muito baixo ou o nível de dióxido de carbono fica perigosamente alto. Entre as causas estão qualquer doença que afeta diretamente o pulmão, como a embolia pulmonar, asma, pneumonia e a Covid-19. Problemas na musculatura do diafragma também podem levar à insuficiência respiratória e, nesses casos, o aparelho de BIPAP serve como uma ajuda extra para melhorar a respiração.

O BIPAP também é muito utilizado em casos de insuficiência provocada pela obesidade, já que em alguns casos, ela dificulta a capacidade da pessoa de puxar o ar durante o sono, pois é necessário vencer toda aquela resistência que o peso está proporcionando ao organismo.

 Entenda a diferença entre CPAP e BIPAP

O nome de cada um desses aparelhos já ajuda bastante a entender a diferença entre eles. CPAP é uma sigla em inglês que significa “Continuous Positive Airway Pressure”, ou seja, pressão positiva contínua nas vias aéreas.

Ao manter esse fluxo contínuo, a pressão que o aparelho exerce é maior do que a que provoca o fechamento durante os episódios de apneia obstrutiva do sono ou insuficiência respiratória, mantendo assim a traqueia aberta e a respiração dentro de uma normalidade.

Já BIPAP significa “Bilevel Positive Airway Pressure”, ou seja, pressão positiva em vias aéreas a dois níveis. Assim, no primeiro nível temos uma pressão que é exercida para a inspiração, e no mesmo aparelho temos um segundo nível de pressão que auxilia a expiração.

Ou seja, o BIPAP pode ser ajustado de forma mais precisa ao ritmo respiratório de cada pessoa, sendo particularmente útil em quem precisa realizar um maior esforço para a inspiração e não apenas para manter a passagem das vias aéreas abertas.

Resumindo, a grande diferença é que enquanto o CPAP atua com uma pressão contínua , o BIPAP funciona com dois níveis de pressão, fazendo com a respiração funcione de forma mais fácil e adaptável. 

Qual o melhor BIPAP?

Quer descobrir boas opções de BIPAP e contar com todo auxílio de uma equipe preparada para cuidar da sua saúde, desde a escolha do melhor equipamento?

Na CPAP FIT temos muitas opções e uma certamente será perfeita para você.

Alguns aparelhos em destaque:

Equipe CPAP FIT

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL Confira o regulamento.
12X SEM JUROS NO CARTÃO
10% DESCONTO NO PIX OU BOLETO