18 de agosto de 2021

Risco de AVC em pacientes com apneia obstrutiva de sono

O AVC em pacientes com apneia obstrutiva do sono é um objeto de estudo da medicina, havendo diversas pesquisas que buscam traçar a relação entre esses dois problemas de saúde.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o AVC é a principal causa de incapacidade no Brasil, atingindo 108 a cada 100 mil habitantes. Além disso, esse problema também é responsável por muitas internações e óbitos, o que reforça a importância dos pacientes buscarem maneiras de evitar esse evento cardiovascular.

Continue lendo esse artigo, para saber mais sobre a relação entre AVC e apneia obstrutiva do sono, e tire suas dúvidas sobre o tema.

O que é AVC?

Antes de falar sobre o risco de AVC em pacientes com apneia obstrutiva do sono, é importante entender mais sobre esse problema. O acidente vascular cerebral pode ocorrer de duas formas diferentes:

  • hemorrágico: ocorre quando um vaso sanguíneo do cérebro se rompe, o que faz com que acumule sangue em uma região desse órgão e
  • isquêmico: quando há a obstrução de uma artéria, o que impede a passagem de sangue para o cérebro.

Entre esses, o segundo tipo é o mais comum, representando cerca de 85% de todos os casos. O AVC isquêmico é dividido em subtipos, que representam a causa ou a forma de percepção desse evento.

Um exemplo é o wake-up stroke, chamado WUS, onde o paciente percebe os sintomas quando acorda. Esse subtipo ocorre em cerca de 25% dos casos de acidente vascular cerebral e está diretamente relacionado às alterações no sono e doenças cardiovasculares.

Qual é o risco de AVC em pacientes com apneia do sono?

Agora que você já sabe mais sobre o AVC, fica mais fácil explicar a relação desse problema com a apneia obstrutiva do sono. O subtipo WUS, como já falado, tem relação com alterações no sono. Por isso, pacientes com apneia obstrutiva são mais propensos a terem esse acidente vascular cerebral.

Um estudo, publicado no periódico Sleep Science, analisou 104 pacientes que tiveram WUS, os dados demonstraram que 57,5% deles tinham apneia obstrutiva do sono. Vale ressaltar que, essa mesma prevalência, permaneceu entre os pacientes que tiveram outros tipos de derrames.

Outra pesquisa mostra que pacientes com graus mais avançados da apneia, têm mais tendência a terem um derrame do tipo WUS. Também foi constatado que, cerca de 50% dos pacientes com AVC isquêmico, apresentavam essa doença respiratória de maneira moderada ou grave. O WUS, por sua vez, foi identificado em 25% dos casos, em pacientes mais jovens, sedentários e diabéticos.

Existe, ainda, a relação com outros tipos de comorbidades, como:

  • hipertensão;
  • distúrbio do metabolismo lipídico;
  • obesidade;
  • alcoolismo e
  • tabagismo.

Como diminuir o risco de AVC em pacientes com apneia obstrutiva do sono?

Apesar do risco de AVC em pacientes com apneia obstrutiva do sono, com bons hábitos é possível reduzir esse perigo. O primeiro passo para isso é seguir o tratamento indicado pelo médico, com o uso de um CPAP ou BiPAP.

Também existem outras práticas, que podem ser inseridas no seu dia a dia, para a promoção de uma vida mais saudável. Se você fuma e bebe excessivamente, por exemplo, é recomendado cessar esses hábitos.

É importante, ainda, ter uma alimentação saudável, rica em vegetais, legumes, frutas e evitar comidas com muita gordura, como frituras ou carnes especificas. Outra ação que fará a diferença é eliminar os quilos extras e permanecer no peso ideal para a sua altura.

A prática de exercícios físicos também é recomendada, de preferência com a realização de um check up cardiovascular e com o devido acompanhamento de um profissional para evitar lesões.

Por fim, para reduzir o risco de AVC em pacientes com apneia obstrutiva do sono, deve-se manter todos os exames em dia e fazer consultas regulares com o médico do sono, que irá analisar o tratamento ideal e, caso necessário, promoverá mudanças para aumentar a sua eficiência.

Se você gostou desse conteúdo e deseja saber mais sobre terapias e doenças respiratórias, nos siga no Facebook e no Instagram. Nesses canais compartilhamos dicas para a sua saúde e promoções da nossa loja.

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL Confira o regulamento.
12X SEM JUROS NO CARTÃO
10% DESCONTO NO PIX OU BOLETO