22 de novembro de 2021

3 aparelhos para apneia do sono

O uso de aparelhos para tratamento da apneia do sono grave é a solução não cirúrgica mais eficaz para tratar a doença, conforme a Academia Americana do Sono (AASM). Ele garante mais saúde e qualidade de vida às pessoas que sofrem com ela e, até mesmo, para quem dorme ao seu lado. 

Segundo uma pesquisa realizada pela Royal Philips, uma potência mundial em tecnologia para saúde, 72% dos brasileiros sofrem de algum distúrbio que afeta o sono. A apneia está entre os principais deles, que tem como consequência o ronco, o desconforto no sono e riscos à saúde caso não seja tratada.

Após o diagnóstico e análise do quadro clínico do paciente, uma forma de tratá-la é com a utilização de aparelhos para dormir. Confira quais são os principais nesse artigo.

O que é apneia do sono?

Antes de falarmos sobre os aparelhos para apneia do sono, é preciso compreender que nem todas as pessoas que roncam têm apneia. No entanto, o ronco pode ser um dos sintomas dessa doença. 

A apneia obstrutiva do sono é caracterizada pelo fechamento das vias aéreas superiores e isso pode acontecer de forma parcial ou total. Ela ocorre enquanto o indivíduo está dormindo.

Essa obstrução faz com que ele fique sem oxigênio e, nessa hora, é comum ocorrerem roncos, engasgos e despertares para poder respirar. Esse processo se dá repetidas vezes durante a noite, o que causa desconforto e prejudica a qualidade do descanso.

Ela é mais comum nos homens e é considerada uma doença grave, já que além de favorecer a irritabilidade, a sonolência diurna e o estresse também aumentam os riscos de:

  • depressão;
  • dor de cabeça crônica;
  • impotência sexual;
  • diabetes;
  • hipertensão;
  • acidente vascular cerebral (AVC) e
  • outras consequências.

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia traz um estudo que estima que a apneia obstrutiva do sono afeta em torno de 30% da população adulta mundial. Entre 85% e 90% das pessoas convivem com a doença sem realizar o devido diagnóstico e cuidado. 

Mudanças de estilo de vida e medicamentos podem ser orientados para auxiliar no tratamento, bem como o uso de aparelhos para apneia do sono. No entanto, o diagnóstico, medicamentos e o uso de equipamentos devem ser sempre orientados pelo médico que avaliará o seu quadro e a sua necessidade, sugerindo a melhor solução.

Quais aparelhos para apneia do sono podem ser utilizados?

Como já dissemos, o mercado disponibiliza várias opções de aparelhos para apneia do sono. Entre os principais modelos estão:

CPAP

Esses são os tipos mais usados entre os aparelhos para apneia do sono grave e têm como função promover um fluxo de ar positivo e contínuo ao paciente. Isso possibilita que ele respire sem o fechamento das vias aéreas enquanto está dormindo.

Indicado para uso durante o sono, tem um formato pequeno, como uma caixinha. Essa, por sua vez, é ligada a um tubo que é interligado a uma máscara. A máscara faz o ar entrar pelo nariz, ou pela boca e nariz. 

As máscaras diferem ainda no seu formato, por isso, a escolha deve ser feita com o auxílio de um fisioterapeuta. Esse profissional vai orientar a que melhor se encaixa no seu rosto, evitando desconforto, vazamentos e uso incorreto do aparelho em si.

O CPAP é disponibilizado em modelos diferentes que se dividem em básico e automático. Entre eles seguem alguns modelos:

BIPAP

O BIPAP é muito semelhante ao CPAP, com o diferencial de vir com duas pressões respiratórias: uma inspiratória e outra expiratória. Esse aparelho também recebe o nome de Bilevel mudando apenas a marca, as suas funções são as mesmas.

Ele é indicado quando há necessidade de pressão mais elevada, o que geralmente acontece com pacientes que apresentam uma apneia central ou em maior gravidade. O BIPAP também necessita da máscara que praticamente são as mesmas utilizadas no CPAP. 

Para escolhê-la, deve-se considerar se ela é compatível com o equipamento que será utilizado.

Esses aparelhos para apneia do sono também têm tipos diferentes que se dividem em:

  • com pressão fixa para inspiração e expiração;
  • com ajuste automático e 
  • com volume e frequência respiratória.

Aparelho intraoral para apneia do sono

Existem pacientes que não se adaptam ao uso dos aparelhos para apneia do sono. Nesse caso, o médico pode orientar o uso de aparelho intraoral para dormir ou para casos leves da doença ao qual o médico e ortodentista avaliam se o paciente é canditado ao tratamento com a placa.

A avaliação médica e equipe multidisciplinar tem papel importante para conduzir o melhor tratamento para cada caso e acompanhar o tratamento com eficácia e qualidade.

Conte com a CPAP FIT!

Após consultar o seu médico, conte com a CPAP FIT! Somos uma loja especializada em terapia do sono e temos os mais diversos aparelhos para apneia do sono, das mais conceituadas marcas.

Siga-nos no Facebook e Instagram e confira muitas outras dicas e novidades sobre a saúde do seu sono. Esperamos por você. 

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL Confira o regulamento.
12X SEM JUROS NO CARTÃO
10% DESCONTO NO PIX OU BOLETO