fisioterapia respiratória: o que é e quem pode se beneficiar
21 de março de 2023

Fisioterapia respiratória: o que é e quem pode se beneficiar

Nada mais fundamental do que respirar, certo? Acontece que muitas pessoas, especialmente durante ou após o tratamento de algumas doenças, tem diversas dificuldades na respiração, prejudicando muito sua qualidade de vida. Para casos assim, a fisioterapia respiratória é uma excelente opção.

Acompanhe e entenda melhor o que é fisioterapia respiratória e quem pode se beneficiar desse tipo de tratamento.

O que é fisioterapia respiratória

A fisioterapia respiratória é uma área da fisioterapia que se concentra no tratamento e prevenção de distúrbios respiratórios, melhorando a função pulmonar e a capacidade de respiração do paciente

O objetivo da fisioterapia respiratória é promover a melhoria da função respiratória em pacientes com doenças pulmonares e respiratórias. Isso é feito por meio de técnicas e exercícios específicos que ajudam a:

  • Mobilizar e eliminar as secreções das vias aéreas;
  • Expandir os pulmões;
  • Aumentar a capacidade respiratória;
  • Fortalecer os músculos respiratórios; e 
  • Melhorar a oxigenação do sangue, entre outros benefícios e objetivos.

Utilizando uma variedade de técnicas manuais, equipamentos especializados e exercícios respiratórios, a fisioterapia respiratória é uma excelente aliada no tratamento de diversas doenças respiratórias, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

Quem pode se beneficiar da fisioterapia respiratória

Por se tratar de uma abordagem não invasiva e segura para tratar distúrbios respiratórios e melhorar a saúde pulmonar dos pacientes, a fisioterapia respiratória tem uma aplicação ampla.

Pessoas que apresentam distúrbios respiratórios, agudos ou crônicos, podem se beneficiar da fisioterapia respiratória.

Veja alguns exemplos de condições que a fisioterapia pode ajudar a tratar:

Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)

A DPOC é uma condição pulmonar crônica que causa dificuldade respiratória e tosse crônica. A fisioterapia pode ajudar a melhorar a função pulmonar e reduzir os sintomas.

Asma

A asma é uma doença respiratória crônica que causa inflamação e estreitamento das vias respiratórias, resultando em respiração difícil e sibilância. Nestes casos, a fisioterapia respiratória pode ajudar a melhorar a capacidade respiratória, reduzindo os sintomas.

Fibrose cística

A fibrose cística é uma doença genética que afeta principalmente os pulmões e o sistema digestivo. A fisioterapia respiratória é uma parte importante do tratamento, pois ajuda a prevenir infecções respiratórias e melhora a função pulmonar.

Pneumonia

A pneumonia é uma infecção pulmonar que pode causar dificuldade respiratória e tosse. A fisioterapia pode ajudar a melhorar a função pulmonar e reduzir a necessidade de hospitalização. 

Já em casos de pacientes internados, a técnica é utilizada para garantir uma recuperação mais rápida e efetiva, ajudando o paciente a voltar às suas atividades diárias de forma segura.

Lesões torácicas

Lesões torácicas, como fraturas de costelas, podem causar dor e dificuldade respiratória. A fisioterapia pode ajudar a melhorar a respiração e reduzir a dor nestes casos.

Esses são apenas alguns exemplos de condições que podem se beneficiar da fisioterapia respiratória. Lembrando sempre que o tratamento deve ser feito com um profissional qualificado e deverá ser personalizado para as necessidades individuais de cada paciente.

Fisioterapia respiratória para uma recuperação mais rápida no pós cirúrgico

Cada vez mais a fisioterapia também vem sendo usada como parte do tratamento pré e pós-operatório.

Nesses casos, o tratamento fisioterápico ajuda a melhorar a função pulmonar e prevenir complicações respiratórias, comuns em diversos tipos de pós-operatório. 

Ou seja, a fisioterapia respiratória pode ajudar a preparar o organismo, melhorando expressivamente a recuperação do paciente.

Uso da fisioterapia respiratória no pós COVID-19

A COVID-19 pode causar danos aos pulmões e ao sistema respiratório, levando a sintomas como falta de ar, fadiga e tosse persistente, mesmo após o tratamento da doença.

Nestes casos, a fisioterapia tem se mostrado muito efetiva na melhora  da capacidade respiratória. É possível reduzir a fadiga e eliminar secreções pulmonares com o uso de técnicas específicas, o que também ajuda a prevenir complicações respiratórias.

A fisioterapia respiratória para pessoas que tiveram COVID-19 pode incluir uma variedade de técnicas e exercícios, como 

  • exercícios de respiração profunda,
  • tosse assistida
  • vibração torácica, 
  • terapia com nebulizador, e 
  • expansão torácica. 

É importante frisar que o tratamento deve ser individualizado. O fisioterapeuta levará em consideração as necessidades específicas de cada paciente e acompanhará o tratamento, fazendo ajustes sempre que necessário para obter os melhores resultados.

Vale deixar claro que a fisioterapia respiratória não substitui o tratamento médico para COVID-19. Ela, na verdade, é parte integrante de um plano de cuidados abrangente para a recuperação da doença. 

Quais as técnicas utilizadas na fisioterapia respiratória?

A fisioterapia respiratória abrange diversas técnicas, que são utilizadas conforme a abordagem individualizada para cada paciente. Veja algumas das abordagens mais comuns:

Exercícios de respiração

 Os exercícios de respiração são usados para melhorar a função pulmonar, aumentar a capacidade respiratória e reduzir a dispneia (falta de ar). Esses exercícios podem incluir técnicas de respiração profunda, respiração diafragmática e respiração controlada.

Técnicas de desobstrução das vias respiratórias

Essas técnicas são usadas para ajudar a remover o muco e outras secreções das vias respiratórias, o que melhora a respiração e reduz o risco de infecções respiratórias. As técnicas podem incluir a percussão torácica, vibração, compressão e drenagem postural.

Uso de equipamentos especializados

Alguns equipamentos especializados, como o incentivador respiratório e o espirômetro de incentivo, podem ser usados para ajudar a melhorar a função pulmonar e a capacidade respiratória.

Exercícios físicos

A prática de atividades físicas orientadas por um fisioterapeuta é uma das técnicas mais eficazes para melhorar a função respiratória e a qualidade de vida dos pacientes com doenças respiratórias.

Técnicas de tosse

Essas técnicas ajudam a eliminar secreções e melhorar a capacidade de tossir. Um exemplo é a técnica de huffing, na qual o paciente inspira profundamente e, em seguida, expira rapidamente, como se quisesse embaçar um espelho.

Exercícios de fortalecimento muscular

É importante fortalecer os músculos respiratórios, melhorando a capacidade de respirar profundamente. Um exemplo é a respiração diafragmática, na qual o paciente inspira profundamente pelo nariz, enchendo o abdômen de ar, e, em seguida, expira lentamente pela boca, esvaziando o abdômen.

Esses são apenas alguns exemplos de exercícios que podem ser utilizados na fisioterapia respiratória. É importante lembrar que o fisioterapeuta especializado em fisioterapia respiratória é o profissional habilitado para analisar o quadro do paciente e montar a abordagem mais eficaz, acompanhando seu desenvolvimento e fazendo ajustes quando necessário. 

Tenha o acompanhamento que você (e quem você ama) merece

A Oxi Saúde, parceira da CPAP FIT, oferece serviços de fisioterapia respiratória. Quem está em Santa Catarina pode agendar um horário conosco AQUI.

Equipe CPAP FIT

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL Confira o regulamento.
12X SEM JUROS NO CARTÃO
10% DESCONTO NO PIX OU BOLETO