5-dicas-para-tratar-problemas-respiratorios
10 de abril de 2021

5 dicas para tratar problemas respiratórios

Existem muitas patologias que diminuem a qualidade de vida dos pacientes e impactam no seu dia a dia, os deixando com dores, desconfortos ou ainda com fadiga, como é o caso das doenças que afetam a respiração. Para diminuir todos os sintomas citados, é essencial buscar maneiras para tratar problemas respiratórios.

Para auxiliar você, nós criamos esse artigo. Nele, falamos sobre as principais doenças que podem afetar as vias respiratórias, os seus sintomas mais recorrentes e o método mais recomendado para tratamento.

Assim, você poderá dar o primeiro passo para ser uma pessoa mais saudável, com uma rotina melhor e com menos dores e desconfortos. Vale ressaltar que nós daremos orientações, mas você sempre deve fazer o acompanhamento com um médico especializado para tratar problemas respiratórios.

1 – Descubra qual é o problema respiratório

A nossa primeira dica é identificar qual é a causa dos sintomas. As patologias que afetam a respiração se separam entre transmissíveis e não transmissíveis, sendo que essa última categoria representa um dos maiores problemas de saúde mundial, de acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Confira quais são as principais.

Asma

A asma é uma doença que afeta cerca de 20 milhões de brasileiros e provoca cerca de 350 mil internações por ano, sendo uma das principais causas de internação pelo SUS. Ela tem grande variação nos sintomas, podendo se apresentar de diferentes formas de pessoa para pessoa ou até mesmo individualmente durante o ano. Os mais comuns são:

  • respiração curta e rápida;
  • falta de ar;
  • tosse e
  • sensação de aperto no peito.

Rinite alérgica

Entre os problemas respiratórios crônicos, a rinite alérgica é a que apresenta maior prevalência. Ela não apresenta um alto nível de gravidade, mas afeta a vida dos seus portadores e pode dificultar o controle de outras patologias, como a asma.

A Organização Mundial da Saúde prevê que cerca de 30% a 40% da população mundial têm rinite alérgica e aponta, ainda, que 80% dos pacientes com asma sofrem com ela. Entre os principais sintomas, podemos citar:

  • corrimento ou obstrução nasal;
  • espirros;
  • coceira e vermelhidão nos olhos;
  • dor de cabeça e
  • fadiga.

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica é um grupo de patologias que afeta o sistema respiratório, como enfisema e bronquite crônica, que causam lesões irreversíveis nos pulmões. Ela afeta 17% dos adultos com mais de 40 anos no Brasil.

Seus sintomas podem variar, mas, em geral, incluem:

  • falta de ar;
  • chiado ao respirar;
  • tosse crônica;
  • desconforto no peito e
  • fadiga recorrente.

Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS)

Conhecida apenas como apneia, essa doença afeta até 24% da população de meia-idade. Ela é caracterizada pela interrupção do fluxo respiratório por alguns segundos várias vezes durante a noite. Normalmente, está relacionada com o ronco, mas também existem outros sintomas, como:

  • sonolência durante o dia;
  • boca seca ao acordar;
  • dores de cabeça matinais e
  • irritabilidade durante o dia.

2 – Procure um médico

O próximo passo para tratar problemas respiratórios é buscar a ajuda de um profissional especializado. Ele irá analisar os seus sintomas, fazer exames e dará o diagnóstico preciso. Esse passo é essencial para que você possa seguir a terapia indicada para a sua patologia e consiga resultados positivos.

Como já mostrado, existem muitos sintomas que coincidem entre si, como a tosse, que pode ser um sinal tanto de asma quanto de DPOC, por isso, a visita a um médico é indispensável.

3 – Inicie o tratamento

Após ir ao médico, é hora de tratar os problemas respiratórios. Isso dependerá diretamente da doença. Os mais comuns são:

  • asma: uso de medicamentos e controle ambiental;
  • rinite: controle ambiental para prevenir e remédios para aliviar os sintomas;
  • DPOC: reabilitação pulmonar, medicamentos e, em casos mais sérios, cirurgias e
  • apneia: uso de CPAP ou cirurgias.

Vale ressaltar que apenas o médico poderá definir quais desses tratamentos são mais indicados para você.

4 – Mude seus hábitos

Tratar problemas respiratórios não envolve apenas procedimentos médicos, mas também a mudança dos hábitos. Se o paciente for fumante, por exemplo, ele deverá interromper o uso do tabaco. Caso ele tenha sobrepeso, também é recomendado perder os quilos extras por meio de dietas e exercícios, sendo que esses últimos também são recomendados para a reabilitação pulmonar.

Tudo isso deve ser feito com o acompanhamento profissional, que irá orientar como mudar a alimentação de forma saudável, quais atividades devem ser realizadas e se há a necessidade do acompanhamento por um fisioterapeuta especialista em reabilitação cardiopulmonar.

5 – Evite alergias e irritações respiratórias 

Outra forma de tratar problemas respiratórios é por meio da prevenção. Recomenda-se, então, cuidar da umidade do ar para não ter ressecamentos e possíveis irritações, assim como deixar a casa limpa, sem ácaros, mofo e fungos, e com ventilação natural durante o dia.

Além disso, também é importante lavar as mãos para evitar contaminações que possam comprometer ou agravar as patologias. Outra maneira de prevenir alergias e irritações é por meio de uma alimentação rica em nutrientes e em água, pois irá aumentar a imunidade e diminuir as crises.

Siga as nossas dicas para tratar problemas respiratórios e veja a grande diferença que fará na sua vida. Se você quer mais dicas para prevenir e atenuar essas doenças, não deixe de nos seguir no Instagram e no Facebook.

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL Confira o regulamento.
12X SEM JUROS NO CARTÃO
10% DESCONTO NO PIX OU BOLETO