Entenda o que é paralisia do sono e os sintomas
28 de março de 2023

Paralisia do Sono: entenda esse distúrbio

A paralisia do sono já foi tema até de filmes e causa curiosidade. Mas afinal, o que realmente é paralisia do sono? Como saber que você tem? Como ajudar alguém que sofre desse distúrbio?

Acompanhe para entender.

O que é paralisia do sono

A paralisia do sono é um fenômeno que ocorre quando a retomada da consciência acontece durante o sono  e a pessoa é incapaz de se mover ou falar. Isso acontece porque o corpo permanece paralisado durante o sono REM, que é o estágio em que ocorrem os sonhos mais vívidos.

Normalmente, quando uma pessoa acorda durante o sono REM, a paralisia do sono é desativada e o corpo pode se mover novamente. No entanto, em alguns casos, essa paralisia persiste por alguns segundos ou minutos após o despertar, o que pode ser uma experiência assustadora e angustiante.

Quais os principais sintomas da paralisia do sono?

Os sintomas são variados e podem ser bastante assustadores. Não raro são confundidos com um ataque de pânico ou uma experiência sobrenatural. Daí a importância de entendermos o que realmente está acontecendo. 

Veja alguns dos sintomas:

Incapacidade de se mover ou falar

Durante a paralisia, a pessoa está consciente, mas é incapaz de se mover ou falar.

Sensação de pressão no peito

Muitas pessoas relatam uma sensação de peso, pressão ou aperto no peito . 

Sensação de sufocamento

 Algumas pessoas relatam sentir como se estivessem sendo sufocadas, como se tivessem algo na garganta ou uma sensação de falta de ar.

Alucinações

Algumas pessoas experimentam alucinações visuais, auditivas ou táteis.

Sensação de terror ou medo intenso

 A paralisia do sono pode ser uma experiência muito assustadora e angustiante, e muitas pessoas relatam sentir medo intenso ou terror durante os episódios.

Sensação de presença estranha

Algumas pessoas relatam sentir uma presença estranha ou ameaçadora, como se alguém estivesse no quarto com elas.

É importante lembrar que nem todas as pessoas que experimentam paralisia do sono experimentam todos esses sintomas. Algumas pessoas podem experimentar apenas um ou dois sintomas, enquanto outras podem experimentar vários.

O conhecimento sobre a condição e as formas de manifestação é importante não só para o paciente mas também para familiares e para quem convive com a pessoa, já que o paciente pode precisar de suporte.

A paralisia do sono é grave?

Embora a paralisia do sono não seja considerada uma condição médica grave, pode ser uma fonte significativa de estresse e ansiedade para algumas pessoas. 

Se você acha que está experimentando paralisia do sono com frequência, é importante consultar um médico para avaliar se há uma condição subjacente que possa estar contribuindo para o problema e discutir opções de tratamento.

Qual o tratamento para a paralisia do sono?

Não há um tratamento específico, já que a condição geralmente desaparece por si só sem causar danos permanentes. 

Porém, existem algumas coisas que as pessoas podem fazer para reduzir a probabilidade de experimentar os episódios e lidar com seus sintomas quando eles ocorrem. Veja algumas dessas estratégias:

  • Regular o sono: Tentar manter um horário regular de sono é um hábito saudável para todos e pode ainda ajudar a prevenir a paralisia do sono. Dormir o suficiente e evitar a privação do sono também são medidas essenciais.
  • Reduzir o estresse: A paralisia do sono pode ser desencadeada pelo estresse, então tentar reduzir o estresse pode ajudar a prevenir os episódios. Novamente, essa é uma estratégia que se aplica a todos, já que altos níveis de estresse prejudicam o sono.
  • Mudar a posição de dormir: Há indícios de que dormir de costas pode aumentar a probabilidade de experimentar paralisia do sono, então mudar a posição de dormir pode ajudar a reduzir a probabilidade de experimentar a condição. 
  • Tratar outros distúrbios do sono: Distúrbios do sono, como apneia do sono, podem contribuir para o surgimento ou agravamento da paralisia do sono. Tratar esses distúrbios pode ajudar a reduzir a probabilidade de experimentar a condição.

O mais importante: lembre-se sempre de consultar um profissional de saúde. Evite conteúdos sensacionalistas e que relacionem a paralisia do sono com questões que não sejam relacionadas à saúde. 

Se a paralisia do sono está lhe causando prejuízos, sejam emocionais ou físicos, procure um profissional de saúde capacitado a lhe orientar de forma adequada e apresentar opções de tratamento. Em alguns casos, medicamentos podem ser prescritos para ajudar no quadro, porém a análise de um médico é fundamental.

Como ajudar alguém que sofre de paralisia do sono?

Se alguém que você conhece está experimentando paralisia do sono, existem algumas coisas que você pode fazer para ajudar:

Ofereça apoio emocional: A paralisia do sono pode ser uma experiência traumática para algumas pessoas, por isso o apoio emocional pode ser muito útil. Ouça a pessoa com empatia e deixe-a expressar seus sentimentos sobre a experiência.

Ajude a pessoa a entender a condição: Algumas pessoas podem ficar assustadas ou confusas sobre o que está acontecendo. Ajude-a a entender o que é a paralisia do sono e suas reais causas.

Incentive-a a procurar ajuda: O acompanhamento médico é fundamental a medida em que o distúrbio estiver causando prejuízos emocionais ou físicos, como cansaço excessivo, à pessoa. Incentive-a a procurar ajuda médica especializada.

É importante lembrar que, embora a paralisia do sono possa ser uma experiência assustadora e desconfortável, geralmente não causa danos permanentes. A maioria das pessoas que experimenta paralisia do sono experimenta apenas episódios ocasionais e pode aprender a lidar com eles com o tempo.

Precisa de orientação para seu caso específico? A equipe da Oxi Saúde, parceira da CPAP FIT, pode lhe auxiliar. Entre em contato AQUI para agendar uma consulta.

Equipe CPAP FIT

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL Confira o regulamento.
12X SEM JUROS NO CARTÃO
10% DESCONTO NO PIX OU BOLETO