Jovens podem ter apneia do sono?
Geralmente todo material voltado para apneia do sono foca em pacientes já na terceira idade. Porém, a verdade é que pessoas mais jovens também podem sofrer desses distúrbio e a ideia de que apenas idosos sofrem desse mal acaba dificultando o próprio diagnóstico.
Entenda melhor porque é importante acabar com a ideia de que jovens adultos não têm apneia do sono e como saber se você sofre desse mal.
Apneia do Sono: o que é
A apneia obstrutiva do sono (AOS) é uma interrupção temporária da respiração, que se repete diversas vezes enquanto a pessoa dorme.
Em adultos, as principais características são a parada da respiração total ou parcialmente por cerca de 10 segundos ou mais, reduzindo os níveis de oxigênio no sangue.
Com isso, o cérebro manda um sinal para que a pessoa desperte e volte a respirar. Assim, ao longo da noite a pessoa pode ter dezenas de episódios de despertar, sem ao menos perceber. Isso faz com que as fases do sono não se completem e a pessoa nunca atinja um sono efetivamente reparador.
Pessoas jovens podem ter apneia do sono?
Sim! É possível que pessoas jovens tenham apneia do sono.
Embora o distúrbio seja mais comum após os 50 anos, pessoas mais jovens podem sofrer também – e pior, sem se dar conta de que é isso que está acabando com seu desempenho, saúde e qualidade de vida.
Algumas das causas da apneia do sono em pessoas jovens podem incluir:
- Problemas anatômicos nas vias aéreas superiores, como uma mandíbula retruída ou um palato mole alongado;
- Obesidade;
- Problemas respiratórios crônicos
- Fatores genéticos; ou
- Outras condições, como a síndrome de Down.
Sintomas para ficar atento
Os sintomas em jovens são os mesmos que acometem pacientes idosos, tais como:
- ronco alto,
- pausas na respiração durante o sono,
- sonolência diurna excessiva,
- dores de cabeça matinais,
- irritabilidade.
Um sintoma que pode ficar mais claro em jovens é a dificuldade de concentração e baixa produtividade. Pela falta de sono reparador torna-se muito difícil manter a produtividade para atividades intelectuais e a disposição para atividades físicas.
Se você suspeita que pode estar sofrendo de apneia do sono, é importante conversar com seu médico para obter um diagnóstico adequado e discutir as opções de tratamento disponíveis.
Quais as opções de tratamento da apneia?
O tratamento da apneia do sono, especialmente em jovens adultos, precisa observar também a mudança de hábitos. A prescrição de tratamento está diretamente relacionada à gravidade da apneia e suas causas, principalmente em pacientes jovens. Cada caso é um e deve ser avaliado de forma individualizada. Considerando que o padrão ouro para tratamento da apneia é o o uso de CPAP.
Apesar de gerar receio e haver uma impressão de que o uso de CPAP é indicado apenas para idosos, o tratamento com esse tipo de aparelho gera os melhores e mais rápidos resultados na vida de quem sofre de apneia do sono.
Atualmente os CPAPs estão muito mais confortáveis, menores e mais silenciosos. É possível usá-los sem causar desconforto algum para quem dorme no mesmo ambiente, por exemplo.
Já para o paciente, o acompanhamento na adaptação é fundamental, de modo que você escolha a melhor máscara para o seu formato de rosto e preferências pessoais, além de ter o equipamento adequadamente ajustado para suas necessidades, conforme indicação da polissonografia realizada.
Mas, como dissemos, é importante também que haja algumas mudanças de hábitos como manutenção de peso saudável, atividade físicas regulares e baixo consumo de bebidas alcoólicas. Tudo isso contribuirá para noites de sono mais restauradoras e dias com mais disposição e saúde.
Caso você apresente os sintomas relatados, não deixe de procurar ajuda. Consulte-se com um médico especialista e investigue a existência de apneia do sono, independentemente da sua idade.
Para ter o acompanhamento da Oxi Saúde, agende um horário AQUI.
Equipe CPAP FIT