Jovens podem ter apneia do sono, sim. Entenda os sintomas.
31 de março de 2023

Jovens podem ter apneia do sono?

Geralmente todo material voltado para apneia do sono foca em pacientes já na terceira idade. Porém, a verdade é que pessoas mais jovens também podem sofrer desses distúrbio e a ideia de que apenas idosos sofrem desse mal acaba dificultando o próprio diagnóstico.

Entenda melhor porque é importante acabar com a ideia de que jovens adultos não têm apneia do sono e como saber se você sofre desse mal.

Apneia do Sono: o que é

A apneia obstrutiva do sono (AOS) é uma interrupção temporária da respiração, que se repete diversas vezes enquanto a pessoa dorme.

Em adultos, as principais características são a parada da respiração total ou parcialmente por cerca de 10 segundos ou mais, reduzindo os níveis de oxigênio no sangue. 

Com isso, o cérebro manda um sinal para que a pessoa desperte e volte a respirar. Assim, ao longo da noite a pessoa pode ter dezenas de episódios de despertar, sem ao menos perceber. Isso faz com que as fases do sono não se completem e a pessoa nunca atinja um sono efetivamente reparador.

Pessoas jovens podem ter apneia do sono?

Sim! É possível que pessoas jovens tenham apneia do sono.

Embora o distúrbio seja mais comum após os 50 anos, pessoas mais jovens podem sofrer também – e pior, sem se dar conta de que é isso que está acabando com seu desempenho, saúde e qualidade de vida.

Algumas das causas da apneia do sono em pessoas jovens podem incluir:

  • Problemas anatômicos nas vias aéreas superiores, como uma mandíbula retruída ou um palato mole alongado;
  • Obesidade;
  • Problemas respiratórios crônicos
  • Fatores genéticos; ou
  • Outras condições, como a síndrome de Down.

Sintomas para ficar atento

Os sintomas em jovens são os mesmos que acometem pacientes idosos, tais como:

Um sintoma que pode ficar mais claro em jovens é a dificuldade de concentração e baixa produtividade. Pela falta de sono reparador torna-se muito difícil manter a produtividade para atividades intelectuais e a disposição para atividades físicas.

Se você suspeita que pode estar sofrendo de apneia do sono, é importante conversar com seu médico para obter um diagnóstico adequado e discutir as opções de tratamento disponíveis.

Quais as opções de tratamento da apneia?

O tratamento da apneia do sono, especialmente em jovens adultos, precisa observar também a mudança de hábitos. A prescrição de tratamento está diretamente relacionada à gravidade da apneia e suas causas, principalmente em pacientes jovens. Cada caso é um e deve ser avaliado de forma individualizada. Considerando que o padrão ouro para tratamento da apneia é o o uso de CPAP.

Apesar de gerar receio e haver uma impressão de que o uso de CPAP é indicado apenas para idosos, o tratamento com esse tipo de aparelho gera os melhores e mais rápidos resultados na vida de quem sofre de apneia do sono.

Atualmente os CPAPs estão muito mais confortáveis, menores e mais silenciosos. É possível usá-los sem causar desconforto algum para quem dorme no mesmo ambiente, por exemplo.

Já para o paciente, o acompanhamento na adaptação é fundamental, de modo que você escolha a melhor máscara para o seu formato de rosto e preferências pessoais, além de ter o equipamento adequadamente ajustado para suas necessidades, conforme indicação da polissonografia realizada.

Mas, como dissemos, é importante também que haja algumas mudanças de hábitos como manutenção de peso saudável, atividade físicas regulares e baixo consumo de bebidas alcoólicas. Tudo isso contribuirá para noites de sono mais restauradoras e dias com mais disposição e saúde.

Caso você apresente os sintomas relatados, não deixe de procurar ajuda. Consulte-se com um médico especialista e investigue a existência de apneia do sono, independentemente da sua idade.

Para ter o acompanhamento da Oxi Saúde, agende um horário AQUI.

Equipe CPAP FIT

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL Confira o regulamento.
12X SEM JUROS NO CARTÃO
10% DESCONTO NO PIX OU BOLETO